sábado, 25 de abril de 2015

DRE - curso optativo : “Música, Cultura Negra, Brasilidade"

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 25/04/2015 – PÁGINA 75
COMUNICADO Nº 624, DE 24 DE ABRIL DE 2015

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica/ Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com a DOT-P da Diretoria Regional de Educação de São Mateus, COMUNICA a realização do curso optativo : “Música, Cultura Negra, Brasilidade – olhar panorâmico sobre MPB e relações étnico-raciais”.

 I JUSTIFICATIVA: Esse curso se insere numa proposta de formação continuada voltada para a temática de ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, lei 10.639/03, pautada na necessidade de proporcionar um espaço para a análise da relação entre a música popular brasileira e a identidade nacional, uma reflexão do papel do negro nesse processo de construção da nação brasileira. A música será o fio condutor a partir do qual se pretende trabalhar as relações étnico-raciais no Brasil e nosso imaginário popular sobre ela, revelando as tensões, as conquistas e as transformações tendo como foco as décadas de 1930, 1970 e anos 2000.

II. OBJETIVOS: - Oferecer formação continuada sobre a temática de Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira a partir de uma reflexão sobre a presença do negro na MPB e seu papel na construção de uma identidade nacional. - Trabalhar com conceitos e ferramentas que auxiliem os profissionais da educação em sua atuação na escola, implementando o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. - Fornecer subsídios conceituais e práticos que auxiliem os profissionais em suas práticas pedagógicas.

III - METODOLOGIA: As aulas organizar-se-ão com exposição dialogada dos conteúdos, leitura compartilhada de excertos dos textos da bibliografia básica, utilização de recursos audiovisuais, sobretudo filmes e canções, reflexão e análise de material didático e planejamento de práticas pedagógicas.

IV. PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Agente Escolar, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca.

V - VAGAS: 50 (cinquenta) vagas por turma.

VI - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO:

DRE JAÇANÃ/TREMEMBÉ
Dia da semana: Quarta-feira
Datas: 13/05; 20/05; 27/05; 03/06/15;
Horário: das 19h00 às 22h00
Local: DOT-P – Avenida General Ataliba Leonel, 2014 – Santana – São Paulo.

DRE PIRITUBA
Dia da semana: Sábado
Datas: 09/05; 16/05; 23/05/15;
Horário: das 09h00 às 13h00.
Local: CEU Pêra Marmelo - Rua Pêra Marmelo, 226 - Jardim Santa Lucrécia, São Paulo.

VII - INSCRIÇÕES: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Horário de trabalho; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir de 24/04/2015, através os links abaixo: DRE JAÇANÃ/TREMEMBÉ: http://goo.gl/forms/vfD6xzaX8p

VIII - CARGA HORÁRIA: 12 horas presenciais (divididas em 04 encontros de 03 horas cada na DRE Jaçanã e 03 encontros de 04 horas cada na DRE Pirituba) e 01 hora para elaboração de plano de aula totalizando 13 horas.

IX – REGÊNCIA: Profº Dra. Rachel Rua Baptista  

X - CONTEÚDOS:

DRE Jaçanã/Tremembé:
Aula 01: Apresentação do curso; Introdução à temática: o que a MPB tem a dizer sobre brasilidade e cultura negra. Anos 1930: a Era Vargas e a construção do Samba como música nacional por excelência: a gestão de uma Nação Miscigenada
Aula 02: Anos de 1960 e 1970: Samba, afro-samba, música de protesto e tropicalismo e a rediscussão da identidade nacional.
Aula 03: Anos 2000, a trama dos tambores: negritude e musicalidade as cenas do reggae, hip-hop e axé music.
Aula 04: Apresentação da proposta de intervenção pedagógica pelos cursistas baseada nas questões levantadas pelo curso.

DRE Pirituba:
Aula 01: Apresentação do curso; Introdução à temática: o que a MPB tem a dizer sobre brasilidade e cultura negra. Anos 1930: a Era Vargas e a construção do Samba como música nacional por excelência: a gestão de uma Nação Miscigenada
Aula 02: Anos de 1960 e 1970: Samba, afro-samba, música de protesto e tropicalismo e a rediscussão da identidade nacional.
Aula 03: Anos 2000, a trama dos tambores: negritude e musicalidade as cenas do reggae, hip-hop e axé music. Apresentação da proposta de intervenção pedagógica pelos cursistas baseada nas questões levantadas pelo curso.

XI - CERTIFICAÇÃO: presença de 100% no curso e participação das atividades propostas durante as aulas.

XII - OBSERVAÇÃO: Não haverá dispensa de ponto.

XIII - ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico-racial e DOT-P das Diretorias Regionais de Educação.



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.



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