sexta-feira, 10 de abril de 2015

DRE - Curso optativo: “O lixo nosso de cada dia: reflexões e práticas”


 DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 10/04/2015 – PÁGINA 44
COMUNICADO Nº 14, DE 30 DE MARÇO DE 2015

O Diretor Regional de Educação - Butantã, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Programas Especiais/Educação Integral e a Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica, COMUNICA a realização do CURSO OPTATIVO: “O lixo nosso de cada dia: reflexões e práticas”.

JUSTIFICATIVA: O desafio de melhorar e ampliar o tratamento de resíduos na perspectiva da sustentabilidade, conforme a lei de resíduos sólidos 12.305/10, exige uma articulação do poder público com a sociedade civil, na busca de alinhar discursos, tempos e práticas. A reciclagem, a separação dos resíduos na origem, a logística do transporte de coleta seletiva e o trabalho de triagem nas centrais, considerando até mesmo a comercialização, estão imbricados e inter-relacionados, sendo a compatibilização dessas etapas primazia para a sua gestão. Para sua implantação é condição o envolvimento da sociedade por exigir uma nova postura em relação ao tratamento dos resíduos. Conforme destaca o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Prefeitura de São Paulo, a Educação Ambiental é um “instrumento essencial para implantação de mudanças e a transformação necessária na geração, gestão e manejo dos resíduos sólidos”.

OBJETIVOS:
- Envolver as Unidades Escolares na discussão sobre a Política Municipal de Resíduos Sólidos;
- Incentivar a participação da comunidade escolar na gestão e manejo dos resíduos, tendo como priorização a não geração, a redução, a reutilização, a reciclagem e, por fim, o descarte adequado dos rejeitos.

CONTEÚDOS:
- Ecologia das cidades; Consumo e geração de resíduos;
- As características do lixo da cidade de São Paulo;
- Tratamento sustentável dos resíduos;
- Plano de Gestão Integrada de Resíduos de São Paulo;
- Reciclagem dos resíduos sólidos.

METODOLOGIA: Encontros com momentos diferenciados: o momento conceitual no formato de apresentação dialógica de informações acerca do tema resíduos e do Plano de Gestão Integrado de resíduos sólidos da cidade e o momento formato de oficinas, nas quais serão apresentadas atividades pedagógicas  para serem desenvolvidas e analisadas. Observação: no ultimo encontro, será realizado atividade de estudo do meio no Parque Raposo Tavares, com a realização do circuito de Educação Ambiental e visita a Central de Triagem do Butantã.

PÚBLICO ALVO: Professores de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professores de Ensino Fundamental II e Médio lotados nas Unidades Escolares da Diretoria Regional de Educação do Butantã. Obs: Atendida a demanda deste público poderão participar, também, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Supervisores Escolares e Assistentes Técnicos de Educação I lotados nas Unidades Escolares da Diretoria Regional de Educação do Butantã.

CRONOGRAMA:
TURMA ÚNICA
DATAS: 29/04 – 13/05 – 27/05 – 10/06
HORÁRIO: 9h00 às 12h00
LOCAL: Auditório do Núcleo de Gestão Descentralizada Centro Oeste 1/Secretaria do Verde e Meio Ambiente - NGDCO1/ SVMA – Parque Previdência – Rua Pedro Peccinini, 88 – Jd. Adhemar – Fone: 3721-7430 e, no último encontro, Parque Raposo Tavares – Rua Telmo Coelho Filho, 200 – Vila Albano.

CARGA HORÁRIA: 12 horas

FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, baseada na frequência exigida (75%) e na participação satisfatória.

VAGAS: 40 (quarenta) vagas.

CERTIFICADOS: Farão jus ao certificado todos os participantes que obtiverem 75% de frequência e aproveitamento satisfatório (“S”) referente aos trabalhos pessoais solicitados na formação.

INSCRIÇÕES: Os interessados deverão encaminhar a ficha de inscrição para a Diretoria Regional de Educação – Butantã / Diretoria de Programas Especiais/Educação Integral, através do e-mail andreiatolentino@prefeitura.sp.gov.br.

REGÊNCIA:
Renê Costa RF 605.326.2/2
Solange Cavalcante da Silva Redolfi RF 573.808.3/2

ÁREA PROMOTORA: SME / Diretoria Regional de Educação – Butantã
Coordenação/ Realização: Diretoria de Programas Especiais/ Educação Integral e Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica em parceria com o Núcleo de Gestão Descentralizada Centro
Oeste 1/Secretaria do Verde e Meio Ambiente - NGDCO1/SVMA.




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário