sábado, 25 de abril de 2015

DRE - curso optativo “Os diferentes modos de viver, as diversidades étnicas e a escola"

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 25/04/2015 – PÁGINA 75
COMUNICADO Nº 623, DE 24 DE ABRIL DE 2015

 O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica/ Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com as DOTs-P da Diretorias Regionais de Educação, COMUNICA a realização do curso optativo “Os diferentes modos de viver, as diversidades étnicas e a escola: reflexões sobre os povos indígenas no Brasil”.

I. JUSTIFICATIVA: Existem no Brasil, segundo os dados do IBGE (2010), 305 povos indígenas, falantes de aproximadamente 270 línguas, perfazendo um total de 890 mil pessoas, em torno de 0,4% da população total. No município de São Paulo, vivem 5% da população total de indígenas, caracterizando, desta forma, o município com a 4ª maior população indígena do Brasil. O presente curso pretende contribuir para que as escolas tenham subsídios para o cumprimento da Lei 11.645/08 que estabelece que as instituições de ensino incorporem em seus currículos os estudos sobre os povos indígenas do Brasil. Pretendemos estimular reflexões críticas nos universos escolares sobre as práticas pedagógicas focadas nas temáticas indígenas, para que, de maneira mais qualificada, possamos construir uma sociedade mais justa e solidária.

II. OBJETIVOS: - Explicitar e discutir alguns conceitos como cultura, territorialidade, etnia, identidade, preconceito, conhecimentos, diversidade, diferença, multiculturalismo, entre outros. - Contribuir para a difusão de conhecimentos sobre os diferentes povos, seus modos de viver e as diversas formas de ocupar o território do país, com destaque para os povos que habitam a cidade de São Paulo; - Propiciar o acesso a materiais e propostas de práticas pedagógicas que apresentem e discutam os povos indígenas na contemporaneidade;

III - METODOLOGIA: As aulas organizar-se-ão com exposição dialogada dos conteúdos, leitura compartilhada de excertos dos textos da bibliografia básica, utilização de recursos audiovisuais, reflexão e análise de material didático e planejamento de práticas pedagógicas.

IV. PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca. A distribuição das vagas dar-se-á da seguinte forma: 15 vagas para professores em exercício na Educação Infantil; 20 vagas para professores em exercício no Ensino Fundamental e Médio; 15 vagas para os demais cargos/funções, tendo como público prioritário os profissionais que atuem na DRE Capela do Socorro. No caso de não preenchimento do total de vagas seguindo estes critérios, serão disponibilizadas vagas para os demais por ordem de inscrição.

V - VAGAS: 50 (cinquenta) vagas por turma.

VI - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO:
DRE Capela do Socorro
Dia da semana: Sábado
Horário: 09h00 às 13h00
Datas: 09/05; 16/05; 30/05; 13/06; 20/06; 27/06/15;
Local: CEU Parelheiros – Planetário - Rua José Pedro de Borba, 20 - Jd. Novo Parelheiros – CEP: 04890-090 - São Paulo - SP

VII - INSCRIÇÕES: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Horário de trabalho; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir de 24/04/15, disponível no link http://goo.gl/GkxqHH.

VIII - CARGA HORÁRIA: O curso contará com carga horária de 24 horas presenciais, divididas em 06 (seis) encontros com duração de 04 (quatro) horas cada.

IX – REGÊNCIA: Profº Mestra Ana Luisa Brites Blaser.

X - CONTEÚDOS:
Aula 01: Povos indígenas e uma primeira aproximação: apresentação do curso, expectativas e troca de experiências.
Aula 02: Repensando o projeto de nação e os povos indígenas na construção historiográfica do Brasil.
Aula 03:Os direitos indígenas e a diversidade étnica contemporânea: quem são, como são e onde vivem os povos indígenas no Brasil?
Aula 04: Refletindo sobre a construção do imaginário popular: as demarcações de terras indígenas, as identidades invisibilizadas e os direitos negados.
Aula 05: A lei 11.645/08, o currículo, a educação escolar e os povos indígenas: é possível pensar em práticas pedagógicas multiculturais? Compartilhando experiências etnográficas.
Aula 07: A temática indígena na escola: refletindo e construindo práticas pedagógicas. Apresentação das propostas, discussão e avaliação do curso

XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima de 87,5% e que cumprirem as atividades propostas no curso.

XII - ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnicoracial e DOT-P das Diretorias Regionais de Educação.



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.



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