quarta-feira, 15 de abril de 2015

DRE - Curso Optativo: Por uma pedagogia da escuta e do cuidado

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 15/04/2015 – PÁGINA 39
COMUNICADO Nº 28, DE 01 DE ABRIL DE 2015.

A Diretora Regional de Educação no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica – DOT-P, DIVULGA o Curso Optativo: Por uma pedagogia da escuta e do cuidado: diálogos e práticas interdisciplinares em Educação e Saúde

JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos a escola se deparou com perguntas até então suspensas das rodas de conversas e/ou dos projetos político pedagógicos, como por exemplo: A escola tem como essência o cuidado humano? Escutar e respeitar as histórias de vidas de alunos e professores é uma premissa da educação? E, assim somos convidados a ampliar nossos saberes e fazeres para uma escuta atenta, onde os conceitos e as práticas emolduradas apenas para o campo da Saúde sejam
vivenciadas por todos nós! Não é possível falar de sociedade saudável sem ativarmos nossos princípios de autocuidado, autorias e solidariedades. A proposta desse curso foi construída com base no Programa Mais Educação São Paulo - Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo - Decreto nº 54.452, de 10 de outubro de 2013 e Portaria SME nº 4.289, de 2014 que institui o sistema de formação de educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo – CEU-FOR dentro da Linha
Programática “Currículo” e na possibilidade metodológica “Conceitual”.

OBJETIVOS:
- Estudar os territórios (Educação e Saúde) como espaços de cidadania e direitos humanos, bem como possibilitar aos participantes as vivências no caminho do educar para e na diversidade.
- Possibilitar que temas como autoria, reconhecimento, sustentabilidade e saúde sejam apreendidos num desenho interdisciplinar que amplia nossas reflexões e fazeres pedagógicos.

CONTEÚDO:
- Princípios da escuta e do cuidado humano;
- Escola francesa da escuta sensível;
- Paradoxo da escuta e da palavra;
- O valor do reconhecimento humano;
- Convergências entre Educação e Saúde;
- Princípios da atenção plena voltados para a educação/ Interdisciplinaridade em Educação e Saúde;
- Ambientes saudáveis;
- Por uma pedagogia da escuta e do cuidado humano;
- As cidades como espaços educativos;
- A força das narrativas pedagógicas;
- O valor das histórias de vidas.

METODOLOGIA: Aulas expositivas e dialogadas; exibição de filmes e trechos de filmes, debates, rodas de conversa; uso de recursos audiovisuais (vídeos e músicas); atividades em grupos e metodologias ativas.

PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Educação Infantil, Auxiliar Técnico de Educação e Agente Escolar jurisdicionados à Diretoria Regional de Educação da Freguesia / Brasilândia. Havendo vagas remanescentes, poderão se inscrever educadores das demais DREs.

CARGA HORÁRIA: 12 horas

NÚMERO DE VAGAS: 100 por turma

CRONOGRAMA:
Turma A: 19/05, 26/05 e 09/06 – das 8h às 12h
Turma B: 06/05, 13/05 e 20/05 – das 19h às 23h
Turma C: 07/05, 14/05 e 21/05 – das 19h às 23h

INSCRIÇÃO:
Turma A de 04/05 a 08/05
Turma B de 22/04 a 24/04
Turma C de 22/04 a 24/04
Através do link http://goo.gl/stJrr5  - As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das inscrições.

REGENTES: Fernando César de Souza - CPF 135.931.058-45

AVALIAÇÃO: Será processual considerando a participação nas aulas e frequência.

CERTIFICAÇÃO: Serão conferidos certificados aos participantes que obtiverem frequência de 100% e aproveitamento

SATISFATÓRIO (“S”) de acordo com o processo de avaliação.
OBS: por ser um curso optativo, a participação no curso não prevê a dispensa de ponto do funcionário.

ÁREA PROMOTORA: Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação da Freguesia/ Brasilândia.



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.


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