sábado, 25 de abril de 2015

DRE - curso optativo “A presença imigrante em São Paulo: contextos educacionais e práticas antirracistas”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 25/04/2015 – PÁGINA 74
COMUNICADO Nº 619, DE 24 DE ABRIL DE 2015

 O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor de Orientação Técnica/ Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com as DOT-Ps das Diretorias Regionais de Educação, COMUNICA a realização do curso optativo “A presença imigrante em São Paulo: contextos educacionais e práticas antirracistas”.

 I. JUSTIFICATIVA: A imigração contemporânea para o Brasil e para o município de São Paulo tem trazido à tona mais um desafio relacionado à educação não discriminatória e antirracista. Esse deslocamento populacional é feito, em sua maioria, por latino-americanos: bolivianos, paraguaios, argentinos etc. Portanto, em paralelo aos esforços para a aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, o tema da cultura e história latinoamericana emerge como mais um passo para a compreensão da diversidade étnica e de origem da comunidade escolar do município de São Paulo. A formação dos docentes nesta temática é uma etapa importante para a construção de espaços e práticas pedagógicas que respeitem a diversidade, em busca de estabelecer uma convivência mais harmoniosa e respeitosa em relação aos imigrantes.

II. OBJETIVOS: - Combater estereótipos e preconceitos em relação aos estudantes imigrantes. - Ampliar a compreensão da diversidade cultural presente neste continente e promover uma maior integração de seus habitantes. - Debater as características dos movimentos migratórios atuais, especificamente dos latino-americanos em relação ao Brasil e a São Paulo.

III - METODOLOGIA: As aulas organizar-se-ão com debates em grupos, exposição dialogada dos conteúdos, utilização de recursos audiovisuais, sobretudo filmes, reflexão e análise de material didático e planejamento de práticas pedagógicas e uma visita técnica ao Memorial da América Latina.

IV. PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca. A distribuição das vagas dar-se-á da seguinte forma: 20 vagas para professores em exercício na Educação Infantil; 20 vagas para professores em exercício no Ensino Fundamental e Médio; 10 vagas para os demais cargos/funções, tendo como público prioritário os profissionais que atuem nas DREs em que ocorrerão os cursos. No caso de não preenchimento do total de vagas seguindo estes critérios, serão disponibilizadas vagas para os demais (todos os cargos e DREs) por ordem de chegada de inscrição.

V - VAGAS: 50 (cinquenta) vagas por turma.

VI - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO:
DRE Jaçanã/Tremembé Dia da semana:
Quarta-feira (1º, 2º, 3º, 5º e 6º encontros)
Sábado (4º encontro).
Horário: 19h30 às 22h30; e no sábado, 30/05/15, das 10h00 às 13h00.
Datas: 13/05; 20/05; 27/05; 30/05/15 (aula ao sábado – visita ao Memorial da América Latina); 10/06; 17/06/15;

Locais: DOT-P – Avenida General Ataliba Leonel, 2014 – Santana, São Paulo. DRE Campo Limpo (1º, 2º, 3º, 5º e 6º encontros). Memorial da América Latina - Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo – SP. (4º encontro)
Dia da semana: Sábado. Horário: 09h00 às 12h00. Datas: 09/05; 16/05; 23/05; 13/06/15 (Visita ao Memorial da América Latina); 20/06; 27/06/15.

Locais: CEU Guarapiranga. Endereço: Estrada Da Baronesa, 1120 - Baronesa - São Paulo – SP. (1º, 2º, 3º, 5º e 6º encontros). Memorial da América Latina - Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo – SP. (4º encontro)

VII - INSCRIÇÕES: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Horário de trabalho; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir de 16/04/2015, disponível nos links: DRE Jaçanã/Tremembé: http://goo.gl/forms/TRrlqw9be0  DRE Campo Limpo: http://goo.gl/Rn9Dmy  

VIII - CARGA HORÁRIA: O curso contará com carga horária de 20 horas, divididas 06 encontros semanais com duração de 3 horas cada e 02 horas não presenciais, destinadas à elaboração da proposta de intervenção na unidade escolar com a temática étnico-racial.

IX – REGÊNCIA: Profª Dra. Ângela Meirelles de Oliveira.

X - CONTEÚDOS:
Aula 01: Apresentação do curso; O imigrante e o exercício da alteridade: repensar (pre)conceitos e formular perguntas.
Aula 02: Panorama histórico e cultural dos países de onde se originam os imigrantes: Bolívia, Paraguai, Haiti etc.
Aula 03: Aspectos da imigração contemporânea para o Brasil (e São Paulo) Reflexões teóricas sobre a imigração.
Aula 04: Visita técnica ao Memorial da América Latina; Abordagens pedagógicas possíveis para uma educação antirracista e anti-xenofóbica.
Aula 05: Estereótipos sobre o imigrante boliviano: Exibição do curta-metragem: “100% boliviano, Mano”.
Aula 06: Apresentação da proposta de intervenção pedagógica pelos cursistas.

XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 83,34% e que cumprirem as atividades propostas no curso.

XII - OBSERVAÇÃO: Não haverá dispensa de ponto.

XIII - ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico-racial e DOT-P das Diretorias Regionais de Educação.




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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