DIÁRIO
OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 25/04/2015 – PÁGINA 74
COMUNICADO
Nº 619, DE 24 DE ABRIL DE 2015
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de
suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor de Orientação
Técnica/ Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com as DOT-Ps das
Diretorias Regionais de Educação, COMUNICA a realização do curso optativo “A
presença imigrante em São Paulo: contextos educacionais e práticas
antirracistas”.
I. JUSTIFICATIVA: A imigração contemporânea
para o Brasil e para o município de São Paulo tem trazido à tona mais um
desafio relacionado à educação não discriminatória e antirracista. Esse
deslocamento populacional é feito, em sua maioria, por latino-americanos:
bolivianos, paraguaios, argentinos etc. Portanto, em paralelo aos esforços para
a aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, o tema da cultura e história
latinoamericana emerge como mais um passo para a compreensão da diversidade
étnica e de origem da comunidade escolar do município de São Paulo. A formação
dos docentes nesta temática é uma etapa importante para a construção de espaços
e práticas pedagógicas que respeitem a diversidade, em busca de estabelecer uma
convivência mais harmoniosa e respeitosa em relação aos imigrantes.
II.
OBJETIVOS: - Combater estereótipos e preconceitos em relação aos estudantes
imigrantes. - Ampliar a compreensão da diversidade cultural presente neste
continente e promover uma maior integração de seus habitantes. - Debater as
características dos movimentos migratórios atuais, especificamente dos
latino-americanos em relação ao Brasil e a São Paulo.
III
- METODOLOGIA: As aulas organizar-se-ão com debates em grupos, exposição
dialogada dos conteúdos, utilização de recursos audiovisuais, sobretudo filmes,
reflexão e análise de material didático e planejamento de práticas pedagógicas
e uma visita técnica ao Memorial da América Latina.
IV.
PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de
Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar
Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação
Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio,
Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural,
Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador
de Biblioteca. A distribuição das vagas dar-se-á da seguinte forma: 20 vagas
para professores em exercício na Educação Infantil; 20 vagas para professores
em exercício no Ensino Fundamental e Médio; 10 vagas para os demais
cargos/funções, tendo como público prioritário os profissionais que atuem nas
DREs em que ocorrerão os cursos. No caso de não preenchimento do total de vagas
seguindo estes critérios, serão disponibilizadas vagas para os demais (todos os
cargos e DREs) por ordem de chegada de inscrição.
V
- VAGAS: 50 (cinquenta) vagas por turma.
VI
- CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO:
DRE
Jaçanã/Tremembé Dia da semana:
Quarta-feira
(1º, 2º, 3º, 5º e 6º encontros)
Sábado
(4º encontro).
Horário:
19h30 às 22h30; e no sábado, 30/05/15, das 10h00 às 13h00.
Datas:
13/05; 20/05; 27/05; 30/05/15 (aula ao sábado – visita ao Memorial da América
Latina); 10/06; 17/06/15;
Locais:
DOT-P – Avenida General Ataliba Leonel, 2014 – Santana, São Paulo. DRE Campo
Limpo (1º, 2º, 3º, 5º e 6º encontros). Memorial da América Latina - Avenida
Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo – SP. (4º encontro)
Dia
da semana: Sábado. Horário: 09h00 às 12h00. Datas: 09/05; 16/05; 23/05;
13/06/15 (Visita ao Memorial da América Latina); 20/06; 27/06/15.
Locais:
CEU Guarapiranga. Endereço: Estrada Da Baronesa, 1120 - Baronesa - São Paulo –
SP. (1º, 2º, 3º, 5º e 6º encontros). Memorial da América Latina - Avenida Auro
Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo – SP. (4º encontro)
VII
- INSCRIÇÕES: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o
formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão;
Horário de trabalho; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação,
a partir de 16/04/2015, disponível nos links: DRE Jaçanã/Tremembé: http://goo.gl/forms/TRrlqw9be0 DRE Campo Limpo: http://goo.gl/Rn9Dmy
VIII
- CARGA HORÁRIA: O curso contará com carga horária de 20 horas, divididas 06
encontros semanais com duração de 3 horas cada e 02 horas não presenciais,
destinadas à elaboração da proposta de intervenção na unidade escolar com a
temática étnico-racial.
IX
– REGÊNCIA: Profª Dra. Ângela Meirelles de Oliveira.
X
- CONTEÚDOS:
Aula
01: Apresentação do curso; O imigrante e o exercício da alteridade: repensar
(pre)conceitos e formular perguntas.
Aula
02: Panorama histórico e cultural dos países de onde se originam os imigrantes:
Bolívia, Paraguai, Haiti etc.
Aula
03: Aspectos da imigração contemporânea para o Brasil (e São Paulo) Reflexões
teóricas sobre a imigração.
Aula
04: Visita técnica ao Memorial da América Latina; Abordagens pedagógicas
possíveis para uma educação antirracista e anti-xenofóbica.
Aula
05: Estereótipos sobre o imigrante boliviano: Exibição do curta-metragem: “100%
boliviano, Mano”.
Aula
06: Apresentação da proposta de intervenção pedagógica pelos cursistas.
XI
- CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem
frequência mínima 83,34% e que cumprirem as atividades propostas no curso.
XII
- OBSERVAÇÃO: Não haverá dispensa de ponto.
XIII
- ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação
Técnica – Núcleo de Educação Étnico-racial e DOT-P das Diretorias Regionais de
Educação.
OBS:
os cursos são importantes para a evolução funcional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário