sábado, 18 de abril de 2015

DRE - curso optativo “Tecnologias para aprendizagem: desafios e possibilidades em sala de aula”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 18/04/2015 – PÁGINA 40
COMUNICADO Nº 26, DE 30 DE MARÇO DE 2015.

O Diretor Regional de Educação - São Miguel, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou a Diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica (DOT-P) COMUNICA a realização do curso optativo “Tecnologias para aprendizagem: desafios e possibilidades em sala de aula”.

JUSTIFICATIVA: Considerando o “Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo – Mais Educação São Paulo”; a necessidade de uma formação que oriente a integração dos recursos tecnológicos e das linguagens midiáticas (fotografia, vídeo, rádio, internet) nos projetos individuais e coletivos desenvolvidos em sala de aula, com vistas ao planejamento, produção e divulgação propomos a realização do curso Tecnologias para aprendizagem: desafios e possibilidades em sala de aula.

OBJETIVOS: - Promover a integração das linguagens midiáticas aos planejamentos e projetos; - Possibilitar que os diferentes recursos tecnológicos e midiáticos (computador, máquinas fotográficas, tablets, celulares entre outros) façam parte do cotidiano das atividades desenvolvidas no contexto escolar, inclusive para a documentação pedagógica; - Potencializar o uso crítico e criativo dos diferentes recursos tecnológicos como forma de expressão e para socialização das produções de autoria de educadores e educandos; - Socializar práticas educacionais bem sucedidas por meio de relatos de experiência, promovendo a melhoria de ideias; - Estimular a publicação das produções como Recursos Educacionais Abertos.

CONTEÚDOS: - O uso das tecnologias para a aprendizagem no trabalho com projetos e seus desdobramentos; - Recursos tecnológicos em sala de aula (computadores, tablets, celulares); - Ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa: fóruns, formulários, pesquisas, - Uso de redes sociais na educação; - Linguagens Midiáticas para produção – Fotografia, vídeo, áudio; - Recursos Educacionais Abertos –  REA.

METODOLOGIA: Leitura e análise de textos, imagens e vídeos; Uso de recursos audiovisuais, fóruns de discussão em ambiente virtual; vivências com a utilização de recursos tecnológicos.

PÚBLICO ALVO: Professor de Ensino Fundamental II e Médio e Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, que atuam nas turmas do Ciclo Interdisciplinar e/ou Ciclo Autoral das EMEFs e EMEFM da DRE – MP.

CARGA HORÁRIA: 18 horas

NÚMERO DE VAGAS: 30 vagas por turma

CRONOGRAMA:
Turma A: 07/05; 14/05; 21/05; 28/05; 11/06 e 18/06
Turma B: 23/07; 30/07; 06/08; 13/08; 20/08 e 27/08
Turma C: 01/06; 08/06; 15/06; 22/06; 29/06 e 06/07
Horário: 19h às 22h

LOCAL: DRE São Miguel - Laboratório de Informática Av. Nordestina, 747

INSCRIÇÃO: As inscrições serão realizadas por meio de formulário com link http://bit.ly/dremptecnoaprendizagem2015  ou até o preenchimento do número de vagas.

REGENTES: Elaine Bernardo de Oliveira Queirós - RF: 562.084.8 v2 Heloisa de Oliveira Ribeiro - RF: 777.560.1 v1

AVALIAÇÃO: Avaliação formativa e processual e entrega de um projeto que utilize os recursos tecnológicos e/ou das linguagens midiáticas abordadas durante o curso.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus aos certificados os participantes que obtiverem frequência de 83,% e aproveitamento S, mediante participação e entrega do projeto.

ÁREA PROMOTORA: DRE São Miguel - DOT-P/Informática Educativa

RESPONSÁVEIS: Diretor Regional de Educação São Miguel: Manoel Romão de Souza, RF: 568.449-8/1; Diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica: Vera Maria de Souza, RF: 576.310-0/2.


OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário