quinta-feira, 16 de abril de 2015

DRE - “NARRATIVAS POLÍTICAS E ESTÉTICAS DE AUTORES NEGROS NA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA"


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 29/04/2015 – PÁGINA 26
RETIFICAÇÃO DA PUBLICAÇÃO DO DOC DE 17/04/15, PÁG. 37 E 38, COMUNICADO Nº 598, DE 16/04/15


LEIA-SE COMO SEGUE E NÃO COMO CONSTOU: DRE ITAQUERA: Dia da semana: Sábado Horário: 08h30 às 12h30 (1º ao 3º encontro); 08h30 às 11h30 (4º e 5º encontros). Datas: 09/05; 16/05; 23/05; 30/05; 13/06/15




DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 16/04/2015 – PÁGINA 30
COMUNICADO Nº 594, DE 15 DE ABRIL DE 2015

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor de Orientação Técnica/ Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com as DOT-Ps das Diretorias Regionais de Educação, COMUNICA a realização do curso optativo “NARRATIVAS POLÍTICAS E ESTÉTICAS DE AUTORES NEGROS NA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA”.

I. JUSTIFICATIVA: O curso pauta-se na importância de se fazer uma revisão acerca de uma autoria negra que não se encaixe nos discursos que localizam essas produções num sistema que atue como uma espécie de “folclorismo” regional e pitoresco acerca do imaginário de um artista negro e o seu lugar na arte brasileira moderna e contemporânea, ou ainda, essas produções atreladas somente a um conteúdo políticoliterário pela ideia de ilustração de um tema, dialogando, assim, com uma perspectiva educacional voltada para a valorização da diversidade étnica e cultural brasileira.

II. OBJETIVOS:
- Contribuir para a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, promovendo introdução aos conceitos centrais para a reflexão sobre as relações étnico-raciais na sociedade brasileira e, por conseguinte, no ambiente escolar, além de subsidiar teoricamente práticas educacionais antirracistas;
- Oportunizar aos participantes o contato com as obras de artistas com caminhos poéticos distintos tais como, Rosana Paulino, Renata Felinto, Yêdamaria, Sônia Gomes, Maurino Araújo, Mestre Didi, Rubem Valentim, Moisés Patrício, Paulo Nazareth, dentre outros.

III - METODOLOGIA: Os encontros dividir-se-ão em dois percursos metodológicos de caráter teórico e prático referentes às abordagens conceituais por meio de leitura de imagens, da exibição vídeos, leitura de textos críticos, literários, etc., além dos aspectos históricos sobre o conceito de arte afro-brasileira inserido no debate sobre arte contemporânea. Para isso, propõe-se uma visita técnica ao Museu Afro-Brasil como articulação conceitual dos tópicos a serem abordados no curso, a respeito da história e da produção de visualidades por artistas negros. Acrescenta-se ainda, as abordagens conceituais relacionadas a elaboração de jogos propositores de mediação em sala
de aula a serem construídas pelo grupo.

IV. PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca.

V - VAGAS: 50 (cinquenta) vagas por turma.

VI - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO:
Dia da semana: Quinta-feira (1ª, 2ª, 4ª, 5ª e 6ª aula) e Sábado (3ª aula).
Horário: 19h00 às 22h00 (1ª, 2ª, 4ª, 5ª e 6ª aula) e 10h00 às 13h00 (3ª aula).
Datas: 23/04; 30/04; 09/05; 14/05; 21/05; 28/05
Locais:
Auditório da DRE São Butantã – Endereço: Rua Azem Abdala Azem, 564 / 574 – Jardim Bonfiglioli – São Paulo – SP (1ª, 2ª, 4ª, 5ª e 6ª aula)
Museu Afro Brasil - Parque Ibirapuera/Portão 10 – São Paulo – SP (3ª aula)

VII - INSCRIÇÕES: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Horário de trabalho; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir de 16/04/2015, disponível no link: http://goo.gl/forms/KaM8ZczSRu

VIII - CARGA HORÁRIA: O curso contará com carga horária de 18 horas presenciais, divididas em 06 (seis) encontros com duração de 03 (três) horas cada e 02 horas para elaboração da proposta de trabalho, totalizando 20 horas.

IX – REGÊNCIA: Profª Mestra Janaína Barros Silva Viana.

X - CONTEÚDOS:
Aula 1 - O papel da autoria numa produção visual: aspectos históricos e estéticos. Apontamentos sobre jogos propositores para mediação educativa.
Aula 2 - O negro como produtor cultural a partir dos congressos afro-brasileiros dos anos 30. Produção de jogos propositores de mediação educativa.
Aula 3 – Visita monitora pela formadora ao Museu Afro Brasil
Aula 4- Arte e religiosidade. Entrecruzamentos poéticos: arte afro-brasileira, arte africana tradicional e arte africana contemporânea. Elaboração, sistematização e formalização do jogo propositor entre os participantes.
Aula 5 - Narrativas políticas e estéticas de autores negros (performance/instalação). Elaboração, sistematização e formalização do jogo propositor entre os participantes.
Aula 6 - Narrativas políticas sobre o feminino na arte brasileira. Discussão do projeto constituído pelos participantes e possibilidades pedagógicas de mediação na prática cotidiana de aprendizagem.

XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 85% e que cumprirem as atividades propostas no curso.

XII - OBSERVAÇÃO: Não haverá dispensa de ponto.

XIII - ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico-racial e DOT-P das Diretorias Regionais de Educação




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário