sexta-feira, 24 de abril de 2015

EAD DRE - “Conhecimento, Matemática e Diversidade Cultural”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 24/04/2015 – PÁGINA 34
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-FREGUESIA/ BRASILÂNDIA COMUNICADO Nº 40, DE 09 DE ABRIL DE 2015.

A Diretora Regional de Educação - Freguesia/Brasilândia no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica – DOT-P, DIVULGA a realização do Curso Optativo EAD: “Conhecimento, Matemática e Diversidade Cultural”.

I - JUSTIFICATIVA: Saber calcular, medir, raciocinar, argumentar, tratar informações estatisticamente etc., são requisitos necessários para exercer a cidadania, o que demonstra a importância da matemática na Educação Básica. A análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB dos alunos da Rede Municipal de Ensino mostra-nos que ainda há um longo caminho a trilhar quando se trata do ensino da matemática apontando para a necessidade urgente de mudanças não só no que ensinar, mas principalmente, em como ensinar e avaliar. Para tanto, propomos este curso, com base no Programa Mais Educação São Paulo e no CEU-FOR.

II - OBJETIVOS: Implantar na escola uma cultura que considere todos os seus espaços como potenciais ambientes de aprendizagem da matemática; Desenvolver um currículo dinâ- mico elaborado por todos os agentes que atuam no ambiente escolar; Estabelecer conexões entre os diferentes campos da matemática e dela com o conhecimento de outras áreas curriculares, fortalecendo o trabalho interdisciplinar por projetos que envolvam a intervenção na comunidade escolar em concordância com o Programa Mais Educação São Paulo; Transformar os espaços das escolas em ambientes de aprendizagem da matemática; Desenvolver projetos matemáticos visando a aprendizagem e promoção de alunos, com diferentes motivações, interesses e capacidades, criando condições para a sua inserção num mundo em mudança e contribuindo para desenvolver as capacidades que deles serão exigidas em sua vida social e profissional.

III - CONTEÚDO: Plataforma digital de Edmodo como ferramenta EAD; A importância da História da Matemática na Aprendizagem Escolar; A modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Atividades Práticas; Analisando as raízes socioculturais do conhecimento matemático.

IV - METODOLOGIA: Aula expositiva, análise de textos e imagens, uso de recursos audiovisuais, fóruns de discussão e atividades.

V - PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Educação Infantil, Auxiliar Técnico de Educação e Agente Escolar jurisdicionados a Diretoria Regional de Educa- ção da Freguesia/Brasilândia.

VI - CARGA HORÁRIA: 20h, sendo 4h presenciais e 16h por educação a distância

VII - NÚMERO DE VAGAS: 100

VIII - CRONOGRAMA:
Turma B: Presencial: em um dos dias abaixo
18/05 (segunda-feira): 8 às 12h
19/05 (terça-feira): 14 às 18h
21/05 (quinta-feira): 19 às 23h
23/05 (sábado): 8 às 12h
EAD:
Módulo 1: 01/06 a 07/06
Módulo 2: 08/06 a 14/06
Módulo 3: 15/06 a 21/06
Módulo 4: 22/06 a 28/06
 - LOCAL: - Presencial: Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia (Rua Léo Ribeiro de Moraes, 66, Vila Arcádia)
EAD - Plataforma Edmodo: https://www.edmodo.com  

IX - INSCRIÇÃO:
Turma B de 04/05 (segunda-feira) a 08/05 (sexta-feira) no link http://goo.gl/9QsvVG  - Havendo vagas remanescentes, poderão se inscrever educadores das demais DREs. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das inscrições.

X - REGENTES: Cesar Augusto do Nascimento – RF 748.346.5/1; Mara Lopes Figueira de Ruzza – RF 772.311.3/1; Ana Lucia Budin Cruz – RF 620.384.1/1; Ana Paula Lopes dos Santos Oliveira – RF 747.944.1/1; Edmar Silva – RF 707.610.0 /2; Eleonora Cordeiro Mattoso – RF 793.023.2/1; Kelly Cristina Graciano Silva – RF: 740.101.9/1; Maria Izilda Almeida Borges – RF 639.489.2/2; Sisi Maria Ventura – RF 580.553.8/2

XI - AVALIAÇÃO: Frequência na aula presencial, participa- ção no ambiente virtual e entrega de atividades via plataforma de EAD.

XII - CERTIFICAÇÃO: Serão conferidos certificados aos participantes que obtiverem frequência de 100% (participação da aula presencial) e aproveitamento SATISFATÓRIO (“S”) de acordo com o processo de avaliação. OBS: por ser um curso optativo, a participação no curso não prevê a dispensa de ponto do funcionário.

XIII - ÁREA PROMOTORA: Divisão de Orientação Técnicopedagógica da Diretoria Regional de Educação da Freguesia/ Brasilândia.




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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