sexta-feira, 24 de abril de 2015

EAD DRE - "Educação Inclusiva na Perspectiva dos Direitos Humanos"

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 24/04/2015 – PÁGINA 34
COMUNICADO Nº 42, DE 09 DE ABRIL DE 2015.

A Diretora da Diretoria Regional de Educação - Freguesia/ Brasilândia no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica - DOT-P, DIVULGA o Curso EAD: “Educação Inclusiva na Perspectiva dos Direitos Humanos”.

I - JUSTIFICATIVA: A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008), fundamentada na concepção dos direitos humanos e do conceito de cidadania, no reconhecimento e valorização das diferenças e na participação dos sujeitos que versa em relação à ideia de equidade em que todos podem aprender e construir conhecimento de acordo com as suas potencialidades e com base na igualdade de oportunidades, orienta que todos os alunos estejam juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Para tanto, propomos este curso, com base no Programa Mais Educação São Paulo e no CEU-FOR.

II - OBJETIVOS: Oferecer um espaço de reflexão crítica sobre as ações que norteiam a implementação da Política Pública de Educação Especial; Discutir aspectos que visam à garantia para além do acesso e permanência; Pensar sobre o Projeto Político Pedagógico e as diretrizes que legitimam o processo inclusivo; Elucidar o conceito de equidade e a garantia do direto a educação para todos em consonância com o Programa mais educação São Paulo.

III - CONTEÚDO: Plataforma digital de Edmodo como ferramenta EAD; A Política Pública e Suas Diretrizes; Educação enquanto direito educacional subjetivo; Projeto Político Pedagógico: construindo um espaço inclusivo; Recursos e serviços: como utilizá-los; Encaminhamentos e Redes de Proteção.

IV - METODOLOGIA: Aula expositiva, análise de textos e imagens, uso de recursos audiovisuais, fóruns de discussão e atividades.

V - PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Educação Infantil, Auxiliar Técnico de Educação e Agente Escolar, jurisdicionados a DRE - Freguesia/Brasilândia.

VI - CARGA HORÁRIA: 20h, sendo 4h presenciais e 16h por educação à distância.

VII - NÚMERO DE VAGAS: 100

VIII - CRONOGRAMA:
Turma B: - Presencial: em um dos dias abaixo:
18/05 (segunda-feira): 08h às 12h
19/05 (terça-feira): 14h às 18h
21/05 (quinta-feira): 19h às 23h
23/05 (sábado): 08h às 12h –
EAD: Módulo 1: 01/06 a 07/06
Módulo 2: 08/06 a 14/06
Módulo 3: 15/06 a 21/06
Módulo 4: 22/06 a 28/06
LOCAL:
- Presencial: DRE - Freguesia/Brasilândia - Rua Léo Ribeiro de Moraes, 66 - Vila Arcádia, São Paulo/SP.
 - EAD: Plataforma Edmodo: https://www.edmodo.com  

IX - INSCRIÇÃO:
Turma B de 04/05 (segunda-feira) a 08/05 (sexta-feira) no link http://goo.gl/9QsvVG  As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das inscrições. Havendo vagas remanescentes, poderão se inscrever educadores das demais DREs.

X - REGENTES: Cesar Augusto do Nascimento R.F. 748.346.5/1 Mara Lopes Figueira de Ruzza R.F. 772.311.3/1 Ana Lucia Budin Cruz R.F. 620.384.1/1 Ana Paula Lopes dos Santos Oliveira R.F. 747.944.1/1 Edmar Silva R.F. 707.610.0/2 Eleonora Cordeiro Mattoso R.F. 793.023.2/1 Kelly Cristina Graciano Silva R.F. 740.101.9/1 Maria Izilda Almeida Borges R.F. 639.489.2/2 Sisi Maria Ventura R.F. 580.553.8/2

XI - AVALIAÇÃO: Frequência na aula presencial, participação no ambiente virtual e entrega de atividades via plataforma de EAD.

XII - CERTIFICAÇÃO: Serão conferidos certificados aos participantes que obtiverem frequência de 100% (participação da aula presencial) e aproveitamento SATISFATÓRIO (“S”) de acordo com o processo de avaliação. OBS: por ser um curso optativo, a participação no curso não prevê a dispensa de ponto do funcionário.

XIII - ÁREA PROMOTORA: Divisão de Orientação TécnicoPedagógica da DRE - Freguesia/Brasilândia.




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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