sexta-feira, 24 de abril de 2015

EAD DRE - “Trabalho com projetos: uma possibilidade”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 24/04/2015 – PÁGINA 33
COMUNICADO Nº 41, DE 09 DE ABRIL DE 2015.

A Diretora Regional de Educação - Freguesia/Brasilândia no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica – DOT-P, DIVULGA o Curso EAD: “Trabalho com projetos: uma possibilidade”

 I - JUSTIFICATIVA: A prática curricular interdisciplinar não é tarefa fácil, pois exige participação e compromisso com um projeto comum, baseado na investigação, nos esforços de superação da fragmentação do saber. O trabalho com projetos vem fortalecer uma concepção que tem o centro da aprendizagem a criança. Para que a escola construa conhecimento é necessário que consiga realizar mediações com o que educandos e educadores pensam, sentem, mas para isso, é necessário a ampliar o repertório dos envolvidos no processo de aprendizagem. Para tanto, propomos este curso, com base no Programa Mais Educação São Paulo e no CEU-FOR.

II - OBJETIVOS: Estudar e discutir metodologias a partir da troca de experiências; Compreender que o trabalho com projetos enriquece o repertório de conhecimento dos alunos; Apurar o olhar e a escuta para as falas das crianças e sua importância na construção de um projeto; Reconhecer as práticas existentes nas Unidades Escolares, problematizando-as para estudo e intervenções; Discutir as possiblidades de trabalho com projetos na perspectiva do Programa Mais Educação São Paulo.

III - CONTEÚDO: Plataforma digital de Edmodo como ferramenta EAD; Origem da Pedagogia de Projetos; Por que voltar a trabalhar com projetos?; Projetos segundo as leis e documentos oficiais; Saberes necessários à prática educativa com projetos; Estruturando projetos.

IV - METODOLOGIA: Aula expositiva, análise de textos e imagens, uso de recursos audiovisuais, fóruns de discussão e atividades.

V - PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Educação Infantil, Auxiliar Técnico de Educação e Agente Escolar jurisdicionados a Diretoria Regional de Educação da Freguesia/Brasilândia.

VI - CARGA HORÁRIA: 20h, sendo 4h presenciais e 16h por educação a distância

VII - NÚMERO DE VAGAS: 100

VIII - CRONOGRAMA:
Turma B: Presencial: em um dos dias abaixo
18/05 (segunda-feira): 8 às 12h
19/05 (terça-feira): 14 às 18h
21/05 (quinta-feira): 19 às 23h
23/05 (sábado): 8 às 12h
EAD:
Módulo 1: 01/06 a 07/06
Módulo 2: 08/06 a 14/06
Módulo 3: 15/06 a 21/06
Módulo 4: 22/06 a 28/06

LOCAL: - Presencial: Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia (Rua Léo Ribeiro de Moraes, 66, Vila Arcádia)
EAD - Plataforma Edmodo: https://www.edmodo.com

IX - INSCRIÇÃO: Turma B de 04/05 (segunda-feira) a 08/05 (sexta-feira) no link http://goo.gl/9QsvVG  - Havendo vagas remanescentes, poderão se inscrever educadores das demais DREs. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das inscrições.

X - REGENTES: Cesar Augusto do Nascimento – RF 748.346.5/1; Mara Lopes Figueira de Ruzza – RF 772.311.3/1; Ana Lucia Budin Cruz – RF 620.384.1/1; Ana Paula Lopes dos Santos Oliveira – RF 747.944.1/1; Edmar Silva – RF 707.610.0 /2; Eleonora Cordeiro Mattoso – RF 793.023.2/1; Kelly Cristina Graciano Silva – RF: 740.101.9/1; Maria Izilda Almeida Borges – RF 639.489.2/2; Sisi Maria Ventura – RF 580.553.8/2

XI - AVALIAÇÃO: Frequência na aula presencial, participação no ambiente virtual e entrega de atividades via plataforma de EAD.

XII - CERTIFICAÇÃO: Serão conferidos certificados aos participantes que obtiverem frequência de 100% (participação da aula presencial) e aproveitamento SATISFATÓRIO (“S”) de acordo com o processo de avaliação. OBS: por ser um curso optativo, a participação no curso não prevê a dispensa de ponto do funcionário.

XIII - ÁREA PROMOTORA: Divisão de Orientação Técnicopedagógica da Diretoria Regional de Educação da Freguesia/ Brasilândia.



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional

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