quarta-feira, 1 de abril de 2015

Formação: Educação Ambiental”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 01/04/2015 – PÁGINA 39
COMUNICADO Nº 44, DE 24 DE MARÇO DE 2015.

O Diretor Regional de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica, Comunica a realização da formação: Educação Ambiental” , conforme segue:

JUSTIFICATIVA: Tendo em vista a importância da valorização e ampliação dos projetos interdisciplinares das Unidades Educacionais constituídos através do protagonismo de crianças, jovens e adultos, envolvendo as problemáticas socioambientais identificadas no território e contribuir para a mobilização dos saberes docentes; pretende-se através do exercício reflexivo e dialógico sobre a prática, propiciar a socialização e o engajamento para a intervenção social pelos discentes com vistas à promoção da qualidade de vida e da sustentabilidade de acordo com as diretrizes do Programa Mais Educação São Paulo instituído pelo Decreto nº 54.452, de 10 de outubro de 2013, assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN: Meio Ambiente e Saúde.

OBJETIVOS: Articular e fortalecer as práticas existentes nas Unidades Educacionais da DRE; Debater e refletir sobre os temas propostos e as possibilidades de trabalho com o estudo e pesquisa sobre o Território; Elaborar plano de ação do Grupo de Trabalho e Pesquisa - Educação Ambiental; Integrar os temas e projetos ao Mais Educação São Paulo, considerando o TCA e Projetos interdisciplinares.

CONTEÚDOS: Espaços Educadores Sustentáveis; Agenda 21; Carta da Terra; COM VIDA; Educomunicação.

METODOLOGIA: A metodologia será construída com vistas a dialogicidade e de reflexões críticas que contribuam para a construção de significados individuais e coletivos na perspectiva de um olhar educacional interdisciplinar e integrador.

PÚBLICO ALVO: Professores de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Ensino Fundamental II e Médio, Diretores de Escolas, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor de Escola, Assistentes Técnicos de Educação I e Supervisores Escolares da jurisdição da DRE Itaquera.

CARGA HORÁRIA: 26 horas, sendo distribuídas da seguinte forma: 20 horas distribuídas em 5 encontros presenciais de 4 horas, um encontro final (presencial) com duração de 4 horas em Seminário no dia 07 ou 08 de dezembro de acordo com a opção do participante, no qual serão compartilhados os trabalhos desenvolvidos e 2 horas de trabalho à distância.

CRONOGRAMA:
Turma A: Horário: 13h30m às 17h30m
Turma B: Horário: 8h às 12h
Dias: 06/04; 08/06; 17/08; 05/10 e 23/11. Seminário: 07/12 ou 08/12 (será feita opção por 4 horas de participação em um dos dias).

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO : Centro de Formação – CEFOR – Av. Maria Luiza Americano, nº 2021 – Jardim Nossa Senhora do Carmo.

REGENTES: Michele Aparecida Alves Lopes RF: 7728417, Gilmar Viana dos Santos RF: 7551843 e Floripes Núbia Oliveira Lima R.F. 547.764.6.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem 85% de frequência e participação nas atividades propostas.

INSCRIÇÕES: A inscrição será feita mediante preenchimento de formulário específico via link http://goo.gl/forms/4QACPb5ycV  até o preenchimento das vagas.

TOTAL DE VAGAS: 55 vagas assim distribuídas: 50 para professores em cada turma e mais 3 vagas para Equipe Gestora e 2 para Assistentes Técnicos de Educação I e Supervisores Escolares.

DESDOBRAMENTOS DA AÇÃO FORMATIVA NA UNIDADE DE EXERCICIO DO/A EDUCADOR/A: Aos educadores compete a responsabilidade de contribuir e problematizar as práticas educativas nas Unidades, fortalecendo a articulação com o Projeto Político Pedagógico.

ÁREA PROMOTORA / COORDENAÇÃO: DRE ITAQUERA/ DOT-P

RESPONSÁVEL: Mônica Maria Chaves de Souza R.F.:580.873.1




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário