quarta-feira, 1 de abril de 2015

Formação: “Estudo do Território”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 01/04/2015 – PÁGINA 40
COMUNICADO Nº 41, DE 24 DE MARÇO DE 2015.

O Diretor Regional de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica, Comunica a realização da formação: “Estudo do Território” , conforme segue:

JUSTIFICATIVA: Tendo em vista a importância da valorização e ampliação dos projetos interdisciplinares das Unidades Educacionais constituídos por meio do protagonismo de crianças, jovens e adultos, envolvendo as problemáticas identificadas no território e contribuir para a mobilização dos saberes docentes; pretende-se através do exercício reflexivo e dialógico sobre a prática, propiciar o desenvolvimento de projetos que envolvam ações de intervenção social pelos discentes com vistas ao debate das questões pungentes ao território, vulnerabilidade, culturas infantis e juvenis, espaços de lazer, socioambientais, entre outras de acordo com as diretrizes do Programa Mais Educação São Paulo instituído pelo Decreto nº 54.452, de 10  de outubro de 2013. Essa formação tem o intuito de valorizar a produção de conhecimentos escolares significativos que perpassam por uma proposta curricular integrada e pautada na pesquisa e na ancoragem social dos conteúdos.

OBJETIVOS: Articular e fortalecer as práticas existentes nas Unidades Educacionais da DRE; Debater e refletir sobre os temas propostos e as possibilidades de trabalho com o estudo e pesquisa sobre o Território; Integrar os temas e projetos ao Mais Educação São Paulo, considerando o TCA e Projetos interdisciplinares.

CONTEÚDOS: apropriação da área/território de vivência e o domínio das divisões e informações científicas já existentes; Apresentação dos aspectos Legais do Direito a informação e da participação social; Estudo de Mapas e Tabelas sobre as localidades das escolas; Inclusão social e educação; Redes de Proteção Social; A construção de relações e espaços democráticos no âmbito escolar para o exercício da cidadania; Igualdade, diferença e diversidade; Análise de impactos significativos:
agravos à saúde, convívio cotidiano com o desconforto térmico, as enchentes e escorregamentos de encostas, em áreas com maior fragilidade geológico-geotécnicas e vulnerabilidade social; Memória e território suas impressões e expressões. O currículo como território de interações e tensões.

METODOLOGIA: A metodologia será construída com vistas a dialogicidade e de reflexões críticas que contribuam para a construção de significados individuais e coletivos na perspectiva de um olhar educacional interdisciplinar e integrador.

PÚBLICO ALVO: Professores de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Ensino fundamental I, Professores de Ensino fundamental II e Médio, Diretores de Escola, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor de Escola, Assistentes Técnicos de Educação I e Supervisores Escolares da jurisdição da DRE Itaquera.

CARGA HORÁRIA: 26 horas, sendo distribuídas da seguinte forma: 20 horas distribuídas em 5 encontros presenciais de 4 horas, um encontro final (presencial) com duração de 4 horas em Seminário no dia 07 ou 08 de dezembro de acordo com a opção do participante, no qual serão compartilhados os trabalhos desenvolvidos e 2 horas de trabalho à distância.

CRONOGRAMA: Turma A: Horário: 8h às 12h.
Dias: 13/04; 01/06; 24/08; 19/10; 30/11;Seminário: 07/12 ou 08/12 (participação de 4h)
Turma B: Horário: 13h30m às 17h30m
Dias: 13/04; 01/06; 24/08; 19/10; 30/11; Seminário: 07/12 ou 08/12 (participação de 4h)

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO: Centro de Formação – CEFOR – Av. Maria Luiza Americano, nº 2021 – Jardim Nossa Senhora do Carmo.

REGENTES:, Dionel da Costa Junior RF: 7241518; Gilmar Viana dos Santos RF: 755.184.3. Zilda Borges da Silva RF: 692239

CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem 85% de frequência e participação nas atividades propostas.

INSCRIÇÕES: As inscrições serão feitas mediante preenchimento de formulário específico disponibilizado via link http://goo.gl/Y9QlcZ  até o preenchimento das vagas.

TOTAL DE VAGAS: 55 vagas assim distribuídas: 50 para professores, 3 vagas para Equipe Gestora e 2 para Assistentes Técnicos de Educação I e Supervisores Escolares. DESDOBRAMENTOS DA AÇÃO FORMATIVA NA UNIDADE DE EXERCICIO DO/A EDUCADOR/A: Aos educadores compete a responsabilidade de contribuir e problematizar as práticas educativas nas Unidades, fortalecendo a articulação com o Projeto Político Pedagógico.

ÁREA PROMOTORA / COORDENAÇÃO: DRE ITAQUERA/ DOT-P
RESPONSÁVEL: Mônica Maria Chaves de Souza R.F.:580.873.1



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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