quarta-feira, 13 de maio de 2015

“2º Seminário - Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 13/05/2015 – PÁGINA 32
COMUNICADO Nº 39, DE 04 DE MAIO DE 2015

O Diretor Regional de Educação - SÃO MIGUEL, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão Técnica – Programas Especiais, divulga a realização do “2º Seminário - Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”.

I. JUSTIFICATIVA: O curso justifica-se a partir da consideração da necessidade de promover atos de mobilização social e política na perspectiva de avançar no processo de conscientização da população sobre a gravidade da violência e abuso sexual e ao mesmo tempo impulsionar a implementação dos Planos Municipais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente. Além disso, considera: O Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e o Dia Nacional de Combate à Violência Sexual Infanto-Juvenil, 18 de Maio, instituído pela Lei Federal Nº. 9970/00 como o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual.

II. OBJETIVOS: - Proporcionar momento de reflexão, discussão e debate sobre a questão do abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, que acontecem no Brasil e em todo o mundo e tem mobilizado diversos segmentos sociais no sentido de se pensar em formas de enfrentamento desta cruel violação dos direitos humanos; - Enfatizar a importância da participação, da família, da sociedade e do Estado em assegurar à criança e ao adolescente a proteção no diz respeito o abuso e a violência sexual; - Fortalecimento da Rede de Proteção Social no Território.

IV. CONTEÚDO: - Abuso sexual, exploração sexual e tráfico de seres humanos. - Grandes eventos e a exploração sexual.

V. METODOLOGIA: Atividades práticas e reflexivas, utilizando diversas linguagens expressivas (encenações, músicas, vídeos, debates, textos), favorecendo o trabalho em equipe e a construção coletiva de conhecimentos, com dinâmicas de grupo e vivências, enriquecidas com informações mediadas. Palestras e abertura de debates visando à participação de todos nas temáticas desenvolvidas. Apresentação do Projeto Guri.

V. Número de vagas: 400 vagas.

VI. PÚBLICO ALVO: Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Supervisor Escolar, Diretor de Divisão Técnica, Supervisor Técnico, Profissionais da Secretária Municipal da Saúde, estudante e comunidade.
  
VI. Período de realização:
Dia: 14 de maio de 2015
Das: 07h00 às 15h00.

Local: CEU Vila Curuça - Av. Marechal Tito, 3400 – Vila Curuça. Auditório.

VII. INSCRIÇÕES: As inscrições/credenciamento serão realizadas no início do evento às 7h00 do dia 14/05/2015 por formulário próprio.

VIII. AVALIAÇÃO: O participante do Seminário será avaliado pela frequência ao evento, com no mínimo, 08 horas de participação no Seminário.

IX. CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação, os participantes que obtiverem aferição da frequência de 100%.

X. REGENTES: Edson Felix de Pontes – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Membro do Sistema de Proteção e Cidadania (SPEC); Haroldo Jun Tani, representante da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania – Estado e combate à prostituição. Vice-presidente do CONDECA; Rodrigo Nejm - Diretor de prevenção da Safer Net Brasil prevenção e cuidados na rede internet; Fabiana de Gouveia Pereira- CMESCA – Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. –SMAD - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Proteção Social Especial - Crianças e Adolescentes; Marcelo Nascimento - Secretaria Nacional dos Direitos Humanos – Ações programadas para as Olimpíadas.

XI. ÁREA PROMOTORA: DRE São Miguel /Diretoria de Programas Especiais; Fórum Regional de Defesa das Crianças e dos Adolescentes do Itaim Paulista e Curuçá; CEDECA “Ermínia Circosta” Itaim/São Miguel Paulista; Associação de Moradores do Monte Tão e Adjacências; Associação Via Comunidade; Diretoria de Ensino do Estado Região Leste II; Coordenadoria Regional da Saúde Leste; Clínica Médica Sakura; ALPS – Associação de Lutas e Promoção Social Jd. Robru e Adjacências.



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário