terça-feira, 5 de maio de 2015

Curso de Formação em Serviço:”A (in)visibilidade das crianças na construção de um currículo integrador para a infância na cidade de São Paulo”


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 05/05/2015 – PÁGINA 42
COMUNICADO Nº 17, DE 30 DE ABRIL DE 2015

O Diretor Regional de Educação - Butantã, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou DOT-P - Divisão de Orientação Técnico Pedagógica, divulga a realização de Curso de Formação em Serviço:”A (in)visibilidade das crianças na construção de um currículo integrador para a infância na cidade de São Paulo”.

JUSTIFICATIVA: Considerando a importância de debater e dialogar com os (as) Educadores (as) das Unidades Escolares sobre a necessária integração curricular, que considere as diferentes infâncias presentes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, e a problematização das práticas cotidianas e das concepções de educação para as crianças, a DRE propõe um curso que favoreça o debate entre os educadores(as) dos CEIs, EMEIs e EMEFs sobre as concepções de infância, criança, escola, currículo, assim como, o perfil do(a) educador(a) da infância.

OBJETIVOS: - Refletir acerca das concepções de infância, cultura infantil e criança; - Problematizar as políticas públicas de educação da infância e as implicações relativas às práticas docentes; - (Re)pensar o papel e perfil do(a) educador(a) da infância; - Valorizar/reconhecer a importância do protagonismo e da autoria infantil, especialmente através da escuta às vozes das crianças; - (Re)conhecer as contribuições da Sociologia da Infância para o trabalho desenvolvido nas UEs; - Rever e ressignificar o currículo desenvolvido nas UEs, os quais desconsideram a infância como conteúdo curricular.

CONTEÚDO: - Concepção de criança, infância e cultura infantil; - Invisibilidade da infância à visibilidade de culturas de meninos e meninas; - Política e infância: direito e manifestações expressivas de meninas e meninos; - Perfil do(a) educador(a) da infância; - Sociologia da Infância. - Currículo; - Protagonismo e autoria infantil; - Escuta da criança.

PÚBLICO ALVO: Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Educação Infantil, Professores do Ensino Fundamental II e Médio, Diretores de Escola, Supervisores Escolares, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor de Escola, em exercício na DRE-BT.

CARGA HORÁRIA: 16 horas

HORÁRIO: das 13:30h às 17:30h

DATAS: 07/05, 21/05, 25/05 e 02/06

LOCAL: Auditório da DRE-BT, Rua Azem Abdala Azem, 564/574 – Jd. Bonfiglioli

REGÊNCIA: Ana Paula de Aguiar Maia Afonso, Fernanda Heinz Figueiredo, Lisete Regina Gomes Arelaro, Marcos Ferreira Santos, Renata Cristina Dias Oliveira, Sylvie Bonifácio Klein, Luciene Cavalcante da Silva.

NÚMERO DE VAGAS: 200 vagas distribuídas, preferencialmente, da seguinte forma: 02 professores de cada EMEF dos Ciclos de Alfabetização e Interdisciplinar, 01 professor de cada Unidade de Educação Infantil, 01 membro da Equipe Gestora de cada Unidade de Educação Infantil e das EMEFs, Supervisores Escolares da DRE-BT.

INSCRIÇÃO: Através do Link disponibilizado pela DRE para as U.Es., até 05/05, com os seguintes dados: Nome da Unidade Escolar, nome do professor, RF, QPE, RG.

CERTIFICAÇÃO; Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem 100% de frequência.

ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação – Butantã/DOT-P, Responsável: Diretora da Divisão Técnica Pedagógica da DRE-BT: Neide Aparecida Ribeiro de Santana


CONTATO TELEFONE: (11) 33978442 

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