quinta-feira, 21 de maio de 2015

Curso Educação a Distância - EAD “ Criança Segura Online no Trânsito”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 21/05/2015 – PÁGINA 30
COMUNICADO Nº 715 DE 20 DE MAIO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Coordenador de Programas Especiais e CEU, da Secretaria Municipal de Educação, COMUNICA, a realização do Curso Educação a Distância - EAD “ Criança Segura Online no Trânsito”.

JUSTIFICATIVA: Os acidentes, ou lesões não intencionais, representam a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos no Brasil. No total, 4.6 mil crianças morrem e 122 mil são hospitalizadas anualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, configurando-se como uma séria questão de saúde pública. A boa notícia é que 90% desses acidentes podem ser evitados, com ações de prevenção que envolvem mudança de comportamento e implantação de políticas públicas. A fim de mudar essa realidade, a Criança Segura, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, presente em 25 países, fundada em 1987 nos Estados Unidos pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger, trabalha com a missão de promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos. Dessa forma, uma estratégia da organização Criança Segura, em parceria com a SME/Programas Especiais e CEU – Saúde Escolar, para dissipar causas que provocam acidentes de trânsito e beneficiar os educandos da Rede Municipal de Ensino, propõem formações de potenciais multiplicadores, por meio do curso EAD aos educadores da SME.

OBJETIVOS: - Sensibilizar e empoderar os educadores em prol da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos no munícipio de São Paulo. - Promover a cultura de prevenção de acidentes de trânsito na unidade educacional e seu entorno; - Subsidiar profissionais de educação para serem multiplicadores da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos, por meio de vivências formativas em ambiente virtual de aprendizagem; - Auxiliar o educador no desenvolvimento de projetos que promovam a construção do conhecimento por meio de ações colaborativas, descobertas e protagonismo do aluno.

CONTEÚDO: Encontros presenciais:
1ª encontro: abertura dos conteúdos do curso: esclarecimento sobre a plataforma Moodle - Acesso ao ambiente virtual;
2º encontro: devolutiva do desenvolvimento dos projetos e avaliação.
Aulas de ensino a distância: Aula 1: A comunidade promovendo a segurança no trânsito Aula 2: Fatos e riscos no trânsito Aula 3: Como prevenir atropelamentos e colisões de ciclistas Aula 4: Como prevenir lesões em passageiros de veículos Aula 5: Construindo o plano de ação Aula 6: Despertando a comunidade Aula 7: Construindo a comunidade Aula 8: Realizando a comunidade

METODOLOGIA: O primeiro encontro presencial é realizado para a apresentação da proposta e para a explanação do ambiente virtual de aprendizagem por meio de recursos de projeção de slides, exibição de vídeos e espaço para as dúvidas, de forma a sensibilizar os participantes para a causa e incentivar a participação no curso. Para a educação a distância é utilizada a Plataforma Moodle (http://moodle.org.br ), que emerge como uma ferramenta poderosa para formação de profissionais da educação. Além disso, o ambiente virtual de aprendizagem possibilita a interação e atuação em rede, o que amplifica os resultados para a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes. Soma-se a estes aspectos, o fato de que em um curso realizado por meio da internet, o participante tem autonomia na organização do próprio tempo de dedicação às atividades propostas e leituras, proporcionando o alcance de um maior número de pessoas. Dessa forma, orientamos o participante a disponibilizar ao menos três horas por semana para o curso (não só para as aulas, mas a reflexão e ação da proposta). O curso está dividido por aulas, que abordam diferentes temas que poderão atingir crianças e adolescentes até 14 anos e toda a comunidade educacional. Em cada aula, o participante tem acesso às informações teóricas e estatísticas sobre os acidentes, de forma a sensibilizar-se e informar-se sobre a causa. Isso se dará por meio da leitura de textos, artigos de especialistas, relatórios de pesquisas e vídeos. Os momentos de interação com tutores e demais participantes são oportunizados pelas atividades em fóruns e “chats” (salas de “bate-papo”) com propostas organizadas pelos tutores do curso. Nestes momentos, são compartilhados os resultados das atividades desenvolvidas, discussões, debates, bem como esclarecimentos de eventuais dúvidas. O participante será orientado a elaborar um plano de ação para realizar uma proposta mobilizadora dos educandos e/ou comunidade escolar da sua Unidade Educacional.

RECURSOS MATERIAIS Materiais educativos (folhetos, cartazes e livros) para serem usados nas suas atividades de multiplicação de acordo com a disponibilidade da organização. O prazo para envio dos materiais é de 20 dias, a partir da confirmação do recebimento da solicitação por e-mail; Ambiente virtual de aprendizagem para hospedagem dos participantes durante o período dos cursos.

CARGA HORÁRIA: 30 horas, sendo 06 horas presenciais e 24 horas à distância.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 25/05/2015 à 09/10/2015.

REGÊNCIA: Analista de mobilização da organização Criança Segura - responsável pela coordenação dos cursos a distância e pelos encontros presenciais. Mediadores on line, para tutoria do curso a distância.

ENCONTROS PRESENCIAIS 
TURMA 1 - DRE CAPELA DO SOCORRO - DRE CAMPO LIMPO
Vagas: 70 (setenta)
Horário: 9h00 às 12h00
1º Encontro: 03/06
2º Encontro: 25/09
*Local: Sala multiuso CEU CASA BLANCA - Rua João Damasceno, 85 - Vila das Belezas
Link de inscrição: bit.ly/cursocriancasegura 

TURMA 2 - DRE BUTANTÃ - DRE SANTO AMARO
Vagas: 70 (setenta)
Horário: 9h00 às 12h00
1º Encontro: 02/06
*Local: Auditório da DRE-Butantã - Rua Azem Abdalla Azem, 564 – Jd Bonfiglioli
2º Encontro: Data 02/10
*Local: CEU Caminho do Mar - Av. Engº Armando Arruda Pereira, 5241 - Jabaquara
Link de inscrição: http://goo.gl/forms/6jSwmci7hD

TURMA 3 - DRE IPIRANGA
Vagas: 35(trinta e cinco)
Horário: 9h00 às 12h00
1º Encontro: 01/06
2º Encontro: 28/9
*Local: Auditório da DRE Ipiranga - Rua Leandro Dupret, 525 – Vila Clementino – CEP 04025-012.
Link de inscrição: http://goo.gl/forms/AZ4Y2LxM8a

TURMA 4 - DRE FREGUESIA/BRASILANDIA - DRE PIRITUBA/ JARAGUÁ – DRE JAÇANÃ/TREMEMBÉ
Vagas: 100 (cem vagas)
Horário: 14h00 às 17h00
1º Encontro: 08/06
2º Encontro: 06/10
*Local: Auditório da DRE Jaçanã/Tremembé – Av. Tucuruvi, 808 – Tucuruvi – CEP 02304-002 Link de inscrição: http://migre.me/pVbhW

TURMA 5 - DRE ITAQUERA – SÃO MATEUS Vagas: 70 (setenta vagas, sendo 35 vagas para cada DRE)
Horário: das 8h30 às 12h30
1º Encontro: 8/06
2º Encontro: 7/10
*Local: CEU Aricanduva sala vídeo conferência – Av. Aricanduva, altura do número 5.500
DRE IQ – e-mail de inscrição: smedreitaqueraadm@PREFEITURA.SP.GOV.BR  aos cuidados de Maria Lucia Rocha -Tel. 3397-9436.
DRE SM – e-mail de inscrição: smedresaomateusadm@prefeitura.sp.gov.br  aos cuidados de Edjania Nunes Conceição – Tel.3397-6721.

TURMA 6 - DRE SÃO MIGUEL – GUAIANASES
Vagas: 70 (setenta vagas, sendo 35 vagas para cada DRE)
Horário: das 9h00 as 12h00
1º Encontro: 13/06/2015
*Local: Auditório da DRE-SÃO MIGUEL - Av. Nordestina, 747. Vila Americana- São Miguel - 3ª Andar - Tel: 3397-5064
2º Encontro: Data: 03/10/2015
*Local: CEU LAJEADO - Rua Manuel da Mota Coutinho, 293 – Lajeado/Guaianases CEP: 08451-420 - Tel. 3397-6940 / 2153-9966
Link de inscrição: bit.ly/criancanotransitodremp-g

TURMA 7 - DRE PENHA
Vagas: 35 (trinta e cinco)
Horário - 9h00 às 12h00
1º Encontro: 09/06
2º Encontro: 29/09
*Local: Auditório DRE Penha – Rua Apucarana, 215 - Tatuapé E-mail de inscrição: isfreitas@prefeitura.sp.gov.br  aos cuidados de - Ivone Aparecida Salustiano de Freitas- Tel 33979187.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: a partir de 25/05/2015 até o preenchimento das vagas. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, através dos links ou e-mails. Para melhor acesso ao link ou e-mail de inscrição, os Representantes de Saúde das Diretorias Regionais de Educação, encaminharão e-mail convite, às respectivas Unidades Educacionais. Vagas remanescentes serão disponibilizadas aos servidores da lista de espera do polo.

PÚBLICO ALVO: Professores de Educação Infantil e Fundamental I; Professores de Fundamental II e Médio; Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Gestores de CEU, coordenadores de Projetos de Núcleo de Ação Educacional, e servidores readaptados. Profissionais da Diretoria Regional de Educação e da SME que acompanharão a formação.

AVALIAÇÃO: Serão disponibilizados instrumentos (questionários, fóruns, chats) no ambiente virtual de aprendizagem, para avaliação em processo de orientação e acompanhamento dos participantes do curso. Análise da ação mobilizadora do educador na sua unidade de trabalho, junto aos educandos e/ou comunidade.

CERTIFICAÇÃO Farão jus à certificação, os participantes que obtiverem 100% de frequência nos encontros presenciais, aproveitamento satisfatório: interação na plataforma, realização das atividades propostas (questionários, fóruns e chats); plano de ação e relatório da ação mobilizadora, realizada dentro do período do curso.

REGÊNCIA: Profissionais da Criança Segura

COORDENADORAS DO PROGRAMA NA SME: Denise Mortari Gomes Del Grandi – RF. 566.283.4 V3 Marcia Helena Matsushita – RF 578.045.4 V2 Maria Silvia Cavasin Matanó – RF 116.917.3 V3

ÁREA PROMOTORA: SME - Programas Especiais e CEU / DRE




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário