sábado, 9 de maio de 2015

Curso Optativo: CINECLUBE CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DRE PENHA


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 09/05/2015 – PÁGINA 36
COMUNICADO Nº 47, DE 29 DE ABRIL DE 2015

O Diretor da Diretoria Regional de Educação - Penha, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica, COMUNICA: a realização do Curso Optativo: CINECLUBE CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DRE PENHA – CONSTRUINDO PRÁTICAS PARA A PROMOÇÃO DO CURRÍCULO INCLUSIVO – MÓDULO I.

JUSTIFICATIVA: Considerando o Programa Mais Educação São Paulo e as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e para a Educação em Direitos Humanos, o curso discutirá temas transversais como diversidade, discriminação e preconceito racial, família, educação ambiental, inclusão/ deficiência, orientação sexual, relações de gênero e sexualidade, tendo como mediação a exibição de filmes curtas metragens, entendendo o cinema como um dos meios expressivos, capaz não só de reproduzir cenas cotidianas, mas de comunicar sentido e significado, para a partir dos filmes produzir sequências didáticas ou projetos didáticos, considerando as
concepções pedagógicas que permeiam o ciclo de alfabetização, para que as professoras e os professores da região possam trabalhar tais temáticas nos currículos de suas escolas.

OBJETIVOS: - Ampliar a reflexão sobre temas transversais que perpassam o ambiente da escola; - Estimular a produção do conhecimento na perspectiva curricular; - Compreender o cinema como possibilidade de formação; - Fomentar as discussões no cotidiano escolar; - Produzir sequências didáticas e projetos didáticos que possibilitem o uso dos filmes e o tratamento dos temas nas Unidades Escolares.

CONTEÚDOS:
Módulo 1: Questões de Gênero 18/05/15 – Filme: Flap Jack – Falta alguma coisa 08/06/15 – Produção de material Questões étnico raciais 22/06/15 – Filme: Imagine uma menina com cabelos de Brasil 06/07/15 – Produção de material Revisão e finalização 03/08/15 – Revisão e finalização 17/08/15 – Revisão e finalização

METODOLOGIA: Exibição de filmes seguidos de discussões, intermediadas pelo referencial teórico do Ciclo de Alfabetização, bem como por textos produzidos sobre o tema dos filmes, organização de grupos de trabalho para elaboração de sequências didáticas e projetos didáticos que possibilite o trabalho com filmes no ambiente da sala de aula.

PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, que atue no ciclo de alfabetização na DRE Penha.

NÚMERO DE VAGAS: 40

LOCAL: EMEF Otelo Franco - R. Jarinu, 730 - Tatuapé.

CRONOGRAMA: Módulo 1:Datas: 18/05/15, 08/06/15, 22/06/15, 06/07/15, 03/08/15, e 17/08/15.

HORÁRIO: 18h30 às 21h30.

REGÊNCIA: Janete Rodrigues Stocco RF. 623.469.1; José Mario de Oliveira Britto RF. 744.644.6

CARGA HORÁRIA: Total de 18 (dezoito) horas, divididas em 6 encontros presenciais de 3 (três) horas.

INSCRIÇÕES: Os interessados deverão se inscrever até dia 15 de maio de 2015 através do link: https://goo.gl/XiGPdc  Observação: Será considerada a ordem de chegadas das inscrições.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 85% (oitenta e cinco por cento) e a realização das tarefas.

OBSERVAÇÃO: Os encontros ocorrerão fora do horário normal de trabalho.

ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação Penha – Prof. Marcos Mendonça. Diretora da Divisão Técnico-Pedagógica – Profª Suzandeyse Cesarino Lovotrico



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário