sábado, 9 de maio de 2015

Curso Optativo: “Deficiência Física no Contexto Escolar”


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 09/05/2015 – PÁGINA 31
COMUNICADO Nº 682, DE 08 DE MAIO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais e conforme lhe representou o Diretor da Diretoria de Orientação Técnica - Educação Especial, DIVULGA a realização do Curso Optativo: “Deficiência Física no Contexto Escolar”

I - JUSTIFICATIVA: Considerando a importância de formação na área da deficiência física, o curso pretende proporcionar aos profissionais conhecimentos pertinentes e específicos para a efetiva inclusão escolar nos mais variados tempos e espaços educacionais.

II - OBJETIVOS: - Apresentar conteúdos sobre a constituição do aparelho locomotor e as causas da deficiência física, discutindo a diferença entre os termos: paralisia, monoparesia, hemiparesia, tetraplegia, dentre outros; -Conhecer a classificação da deficiência e suas consequências para o desenvolvimento da criança, bem como, a importância da preparação da escola para receber a criança com deficiência física.

III - CONTEÚDOS: - O que é o sistema locomotor e as partes que o compõe; - Diferença entre os tipos de deficiência física; - Causas da deficiência física: pré-natal, peri-natal, pósnatal; - Classificação das deficiências físicas quanto à aquisição: Congênita, Adquirida; - Classificação quanto à localização da lesão; - Classificação quanto ao grau de comprometimento; - Características da deficiência física e as implicações que apresentam em relação à aprendizagem da criança em geral e em seu desempenho escolar; - Preparação da escola para o atendimento ao aluno com deficiência física; - Próteses e Órteses; - Material Adaptado para alunos com Deficiência Física; - Construção de material adaptado de acordo com estudo de caso.

IV - METODOLOGIA: As aulas serão teórico-práticas, levando em consideração os casos de deficiência física, tendo sempre um instrumento visual para facilitar a explicação e o aprendizado dos conceitos estudados. Serão formados grupos visando discussão de estudos de caso. Exibição de vídeos que ilustram o tema proposto. Haverá construção de material adaptado para alunos com deficiência física.

V - PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenador Pedagógico, efetivos e designados, preferencialmente que tenham alunos com Deficiência Física em suas Unidades Educacionais e os profissionais que atuam nos respectivos CEFAIs.

VI - INSCRIÇÕES: Período de inscrição dos Polos será das 08h00 às 16h00 dos dias 11 à 13/05/15. *POLO BT/PJ - DRE Butantã: As inscrições desta DRE somente serão admitidas através do link: https://docs.google.com/forms/d/1wNcyWZV9WFaravEw9UJR4qgHxdhWw6HElodxdOFU0Vo/viewform?usp=send_form   -
DRE Pirituba/Jaraguá: As inscrições desta DRE somente serão admitidas através do link:
*POLO CL/CS/SA - DRE Campo Limpo: As inscrições desta DRE somente serão admitidas através do link: https://docs.google.com/forms/d/12bcCLT0CqfEmTcm6vR_1s8RhdGKC2y5qw28yZmsknuo/edit  
DRE Capela do Socorro: As inscrições desta DRE somente serão admitidas via e-mail no endereço eletrônico: amiltongerolomo@prefeitura. sp.gov.br  -
DRE Santo Amaro: As inscrições desta DRE somente serão admitidas através do link: http://goo.gl/forms/ccI9zLd21o

VII - CRONOGRAMA:
*POLO BT/PJ –
MESES/DIAS: Maio: 19 Junho: 02 e 16 –
HORÁRIO:
Turma A: 08h00 às 12h00
Turma B: 13h00 às 17h00 –
LOCAL: DRE/BT - Rua Azem Abdala Azem, 564/574 - Jd. Bonfiglioli - São Paulo/SP.

*POLO CL/CS/SA –
MESES/DIAS: Maio: 18 Junho: 01 e 08 –
HORÁRIO:
Turma A: 08h00 às 12h00
Turma B: 13h00 às 17h00 –
 LOCAL: CEU Casa Blanca - Rua João Damasceno, 85 - Jardim São Luís - São Paulo/SP.

VIII –  CARGA HORÁRIA: 12 horas.

IX - TOTAL DE VAGAS: 200 vagas, sendo 40 por DRE.

X - RECURSOS MATERIAIS: Computador, projetor multimí- dia, materiais pedagógicos específicos e textos de apoio.

XI - REGÊNCIA: Márcia Honora RF: 18.441.999-2

XII - AVALIAÇÃO: Será contínua baseada na frequência exigida, na execução das tarefas e nos registros propostos.

XIII - CERTIFICAÇÃO: Fará jus à certificação o participante que obtiver 100% de frequência e conceito Satisfatório (S).

XIV - ÁREA PROMOTORA: SME/DOT - Educação Especial.





OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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