sexta-feira, 1 de maio de 2015

Curso Optativo: “DIMENSÕES SOCIAIS DO ENSINO DE MATEMÁTICA”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 01/05/2015 – PÁGINA 91
COMUNICADO Nº 648, DE 30 DE ABRIL DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor de Orientação Técnica/ Divisão de Orientação Técnica de Ensino Fundamental e Médio COMUNICA a realização do Curso Optativo: “DIMENSÕES SOCIAIS DO ENSINO DE MATEMÁTICA”

JUSTIFICATIVA: O Programa Mais Educação São Paulo prevê a reorientação curricular na educação básica do Município, de forma a possibilitar que o processo de aprendizagem garanta a todos os estudantes o seu direito de aprender. Nessa perspectiva o curso propõe tratar das dimensões sociais do ensino de Matemática a partir do pressuposto metodológico que articula a construção do conhecimento em diferentes realidades considerando-se a investigação de componentes do mundo e da experiência dos alunos na sua relação com o conhecimento matemático com ênfase na análise de dimensões sociais implicadas nesse processo, procurando articulá-las com dimensões didáticas e cognitivas. O Curso Optativo “Dimensões Sociais do Ensino de Matemática” foi idealizado a partir do desenvolvimento do projeto Dimensões sociais do ensino de matemática e reorganização curricular na educação básica do Programa Observatório da Educação OBEDUC - Edital 049/2012/CAPES/INEP.

OBJETIVOS: - Discutir critérios de análise de materiais didáticos de Matemática; - Analisar diversos materiais didáticos de Matemática; - Selecionar situações problema e planejar sequências de atividades para a realização de oficinas nas aulas de Matemática; - Refletir sobre processos interativos e sobre a argumentação dos alunos na resolução de situações problema.

CONTEÚDOS: - Definição de critérios para análise de materiais didáticos; - Análise de materiais didáticos de Matemática; - Interação e comunicação nas aulas de Matemática; - Argumentação e negociação de significados na resolução de situações-problema.

METODOLOGIA: Discussão coletiva de critérios de análise de materiais didáticos de matemática; vivência de uma oficina visando a observação, o acompanhamento e análise da mediação e interação entre professor e alunos e da argumentação destes em situação de resolução de problemas matemáticos.

PÚBLICO ALVO: Professores de Ensino Fundamental II e Médio de Matemática das EMEFs : Olegário Mariano (DRE Capela do Socorro), Celso Leite Ribeiro (DRE Ipiranga), Benedito Calixto (DRE Itaquera), Amadeu Amaral (DRE Penha), Laerte Ramos (DRE Santo Amaro), Felício Pagliuso (DRE São Mateus), integrantes das DOTs-P responsáveis pelo Projeto OBEDUC 2015 nas DRES Capela do Socorro, Ipiranga, Itaquera, Penha, Santo Amaro e São Mateus. Observação: Havendo vagas remanescentes poderão inscrever-se Coordenadores Pedagógicos que acompanham o ciclo autoral nas escolas relacionadas acima, Professores de Ensino Fundamental II e Médio de Matemática de todas as DREs, 1 (um) integrante de DOT-P das demais Diretorias Regionais de Educação responsável pela formação continuada de professores que lecionam Matemática.

CRONOGRAMA:
LOCAL:
Polo Sul: EMEFM Prof. Linneu Prestes. Av. Adolfo Pinheiro, 511 - Santo Amaro.
Polo Leste: Auditório da DRE Penha – Rua Apucarana, 215 – Tatuapé

HORÁRIOS: Polo Sul e Polo Leste: 19h15min às 22h15min.

DATAS:
Polo Sul: 29/05; 05/06; 19/06 e 26/06/15.
Polo Leste: 13/05, 27/05, 10/06, 24/06/15.

CARGA HORÁRIA: 12 horas. VAGAS: 44 vagas por turma.

INSCRIÇÕES: até o dia 11/05/15, através dos links:

AVALIAÇÃO: Baseada na frequência e na produção de registro reflexivo. O resultado será expresso pelos conceitos “NS” para Não Satisfatório e “S” para Satisfatório. A frequência mínima será de 100%.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 100% (cem por cento) e produzirem um registro reflexivo contendo uma análise da contribuição do curso para a sua formação.

REGÊNCIA: Polo Sul: Neide Antonia Pessoa dos Santos - RF 624.505.6 Polo Leste: Wanusa Rodrigues Ramos - RF 744.427.3

OBSERVAÇÃO: Os encontros ocorrerão fora do horário de trabalho. Contatos através dos telefones 3397-9152(DOT-P Penha) 3397-9270(DOT-P Santo Amaro),3397-6775 (DOT-P São Matheus)

ÁREA PROMOTORA : Coordenação: SME/DOT Ensino Fundamental e Médio - Diretora Fátima Aparecida Antonio RF 576.694.0



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário