sexta-feira, 1 de maio de 2015

CURSO OPTATIVO: “Educação e Relações Raciais: Apostando na Participação da Comunidade Escolar”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 01/05/2015 – PÁGINA 94
COMUNICADO Nº 15, DE 16 DE ABRIL DE 2015.

O Diretor Regional de Educação - Butantã, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Programas Especiais/Educação Integral, COMUNICA a realização do CURSO OPTATIVO: “Educação e Relações Raciais: Apostando na Participação da Comunidade Escolar”.

I. JUSTIFICATIVA: O direito humano à Educação no Brasil exige conceber a igualdade racial como um eixo estruturante da qualidade educacional. Situações de desigualdade e racismo são, ainda, grandes desafios históricos, passíveis de serem tratados numa perspectiva pedagógica e participativa a partir da implementação da Lei de Diretrizes e Bases, alterada pela lei 10.639/03. Assim, o curso visa reconhecer, potencializar e articular ações já desenvolvidas por escolas, secretarias de educação, universidades, grupos e organizações da sociedade civil, destinadas a promover uma educação antirracista e não discriminatória.

II. OBJETIVOS: - Contribuir para que as escolas desenvolvam um processo de autoavaliação participativa sobre a implementação da Lei 10.639/03; - Ampliar a atuação de coletivos comprometidos com a superação do racismo e outras formas de discriminação; - Construir um plano de ação estratégica que gere transformações efetivas no cotidiano escolar.

III. CONTEÚDOS: - Educação e desigualdades; - Racismo institucional; - Política educacional; - Políticas de avaliação educacional; - Autoavaliação participativa; - Educação para as relações étnico-raciais.

IV. METODOLOGIA: O curso será composto por rodas de diálogo, trocas de experiências do cotidiano escolar e vivências dos materiais da Coleção “Educação e Relações Raciais: Apostando na Participação da Comunidade Escolar” em grupos de trabalho, com base no tripé: Educação antirracista e não discriminatória (atitudes e relações sociais no cotidiano), Valorização das culturas africana e afro-brasileira e Currículo contextualizado, plural e significativo.

V. PÚBLICO ALVO: Professores de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Assistentes de Diretor de Escola, Supervisores Escolares, Auxiliar Técnico de Educação e Assistentes Técnicos de Educação I, atuantes na Diretoria Regional de Educação do Butantã e Coordenadores de Núcleos e Coordenadores de Projetos dos CEUs Uirapuru e Butantã e Coordenador de Polo da Universidade Aberta do Brasil. No caso de não preenchimento do total de vagas seguindo estes critérios, serão disponibilizadas vagas para as demais DREs por ordem de inscrição.

VI. CRONOGRAMA: DATAS: 18, 20, 25, 27 de maio e 01 de junho. 

HORÁRIO: 19h00 às 22h00 

LOCAL: Universidade Aberta do Brasil – Polo Jardim Esmeralda/ CEU-Butantã – Avenida Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia nº 1870 – Jardim Esmeralda - CEP 05588-001 VII. 

CARGA HORÁRIA: 15 (quinze) horas.

VIII. INSCRIÇÕES: Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo seguinte link: http://goo.gl/forms/vmGz60yD4c

IX. REGÊNCIA: Maria do Carmo Lima Falcão - RG 15.938.395-1 Uvanderson Vitor da Silva - RG 3.375.551-5 Claudia Bandeira - RG 28.979.575-8

X. FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, baseada na frequência exigida e na participação satisfatória.

XI. BIBLIOGRAFIA: - Indicadores da Qualidade na Educação: Relações raciais na escola/Ação Educativa, UNICEF, SEPPIR, MEC (Denise Carreira e Ana Lúcia Silva Souza) – São Paulo: Ação Educativa, 2013, 1ª Edição. - Guia Metodológico – Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar / Ação Educativa, UNICEF, SEPPIR, MEC (Denise Carreira e Ana Lúcia Silva Souza) – São Paulo: Ação Educativa, 2013, 1ª Edição.

XII. VAGAS: 40 (quarenta) vagas.

XIII. CERTIFICADOS: Farão jus ao certificado todos os participantes que obtiverem 80% de frequência e aproveitamento satisfatório (“S”).

XIV. ÁREA PROMOTORA: SME / Diretoria Regional de Educação – Butantã/ Diretoria de Programas Especiais/Educação Integral.

XV. CONTATO: Diretoria de Programas Especiais/Educação Integral – Tel. 3397-8426/3743-9133.


OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.






Nenhum comentário:

Postar um comentário