terça-feira, 5 de maio de 2015

Curso Optativo – “Interações para viver bem na escola – Módulo avançado”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 05/05/2015 – PÁGINA 41
COMUNICADO Nº 35, DE 17 DE ABRIL DE 2015.

O Diretor Regional de Educação - São Miguel, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou a Diretora da Diretoria de Programas Especiais COMUNICA a realização do Curso Optativo – “Interações para viver bem na escola – Módulo avançado”.

JUSTIFICATIVA: Considerando o Decreto nº 54.452, de 10/10/2013, que institui, na Secretaria Municipal de Educação, o Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo - “Mais Educação São Paulo” e regulamentado pela Portaria nº 5930/13; O previsto na Portaria nº 5.941, de 15/10/13, que estabelece normas complementares ao Decreto nº 54.454, de 10/10/13, que dispõe sobre diretrizes para elaboração do Regimento Educacional das Unidades da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências.

OBJETIVOS: - Refletir sobre as dinâmicas inter-relacionais, suas potências e fragilidades e fomentar propostas de práticas que fortaleçam a convivência escolar, promovendo uma ambiência favorável para a aprendizagem e formação cidadã.

CONTEÚDO: - Dia 13 de maio: Ampliando a zona de conforto Identificação de experiências existentes e instrumentaliza- ção para práticas que favoreçam a convivência. - Dia 20 de maio: Aprofundamentos em temas transversais Conhecendo o adolescente para um diálogo mais facilitado. Oficinas sobre temas como drogas e sexualidade e família ( ou preconceito racial). - Dia 27 de maio: O adolescente precisa de diálogo e autoridade Quais são os desafios e possibilidades de vínculo com os adolescentes que viabilizem um ambiente educativo saudável. - Dia 03 de junho: Fluxos e manejos dos conflitos A partir dos conflitos na escola, quais os procedimentos e pessoas de referência? Refletiremos sobre a ampliação da autonomia do professor, deliberações da gestão, diálogo com as famílias. Produtos: Acompanhamento (até 4 encontros no ano) de até 4 escolas que desenvolverem projetos a partir do curso (uma por polos da Rede de proteção social) e mostrarem interesse em contar com apoio externo. Escutaremos o projeto da escola, pensaremos coletivamente estratégias de planejamento de ação (metas, objetivos, metodologias), e as condições para implementação e sustentabilidade do projeto naquelas escolas respeitando as especificidades (potências e fragilidades) e delimitando: atores principais, formas de envolvimento de docentes e discentes, textos de referências, tempos e espaços institucionais.

METODOLOGIA: Atividades práticas e reflexivas, utilizando diversas linguagens expressivas (encenações, músicas, vídeos, debates, textos), favorecendo o trabalho em equipe e a construção coletiva de conhecimentos, com dinâmicas de grupo e vivências, enriquecidas com informações mediadas.

PÚBLICO ALVO: Uma dupla por escola: um integrante da Equipe Gestora de EMEF e EMEFM e um Professor preferencialmente de Educação Física ou POSL. Requisito : ter participado do curso “Interações para viver bem na escola” em 2014.

CARGA HORÁRIA: 16 horas.

NÚMERO DE VAGAS: 50 vagas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Dias 13, 20, 27 de maio de 2015 e 3 de junho de 2015

HORÁRIO: Das 13h às 17h

LOCAL: DRE/MP – Auditório (3º andar) - Av. Nordestina, 747 – Vila Americana

INSCRIÇÕES: Diretamente pelo link: bit.ly/interaçoesdremp    - Enviar até o preenchimento das vagas.

AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, baseada no atendimento da frequência mínima, na participação das atividades e no desenvolvimento de situações de aprendizagem. O resultado será expresso pelos conceitos ‘’NS’’ para não satisfatórios e ‘’S’’ para satisfatório.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação para fins de evolução funcional, os participantes que obtiverem o conceito “S” para Satisfatório e frequência mínima de 75 %.

REGENTES: Adriana Jesus de Souza – RF6918883/V1 Fundação Tide Setubal

ÁREA PROMOTORA: Divisão Técnica - Programas Especiais – DRE São Miguel.

OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.


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