terça-feira, 12 de maio de 2015

Curso Optativo: “O Debate da Inclusão através do Cinema”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 12/05/2015 – PÁGINA 38
COMUNICADO Nº16, DE 28 DE ABRIL DE 2015.


O Diretor da Diretoria Regional de Educação - Butantã, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a DOT-P e CEFAI, DIVULGA a realização do Curso Optativo: “O Debate da Inclusão através do Cinema”.

 I - JUSTIFICATIVA: Os serviços de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino atendem crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência visual, física, auditiva, intelectual e múltipla, transtornos do espectro autista e Altas Habilidades/ Superdotação. O Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão - CEFAI, por meio deste curso, pretende realizar o debate sobre a inclusão de alunos com deficiência e/ou com transtorno do espectro autista e apontar a importância da intervenção pedagógica. Os filmes escolhidos, ao tratarem da escola e da pessoa com deficiência e/ou com transtorno do espectro autista ampliarão a reflexão sobre os tempos e espaços da escola e serão analisados, discutidos e contemplados pelos participantes estimulando práticas pedagógicas inclusivas. Interessará saber o que sentiram, viram e pensaram a partir da assistência.

II - OBJETIVOS: - Ampliar o debate sobre a inclusão dos alunos com deficiência e/ ou transtorno do espectro autista e o papel do professor e do gestor na difusão de práticas pedagógicas inclusivas; - Sensibilizar os participantes para a importância de incentivar experiências estéticas junto aos profissionais da educação; - Discutir, a partir da produção fílmica, as vertentes pedagógicas que influenciam a escola contemporânea.

III - CONTEÚDOS: - A função da escola e seus reflexos na inclusão de alunos com deficiência e/ ou com transtorno do espectro autista; - O papel do professor como mediador no processo de inclusão; - Os tempos e espaços da escola para a intervenção pedagógica com alunos com deficiência e/ ou com transtorno do espectro autista; - Os efeitos da inclusão na constituição dos sujeitos da educação.

IV - METODOLOGIA: Serão assistidos filmes e ao término de cada sessão haverá um debate sobre o tema. - Uma viagem inesperada; - Meu pé esquerdo; - O milagre de Anne Sullivan; - Meu nome é Rádio; - Hoje eu não quero voltar sozinho (curta-metragem).

V - PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, efetivos e designados, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Supervisor Escolar, Auxiliar Técnico de Educação, preferencialmente que atuem nas U.E.: EMEF Dr José Dias da Silveira, EMEF Profª Maria Antonieta D´Álkimin Basto, EMEF José de Alcântara Machado Filho, EMEI Prof. Olavo Pezzotti, EMEI Tide Setubal, EMEI Isabel Colombo, EMEI Antonio Branco Lefèvre, EMEI Profª Zilda de Franceschi, EMEI Pedroso de Moraes, CEI Pinheiros. Havendo vagas remanescentes poderão se inscrever os demais profissionais em exercício da DRE Butantã.

VI - CARGA HORÁRIA: 12 horas

VII - VAGAS: 70 vagas.

VIII - CRONOGRAMA: MESES/DIAS: - Junho: 19 e 26 - Julho: 24 e 31 HORÁRIO: 19h00 às 22h00 LOCAL: Auditório da EMEF Dr José Dias da Silveira - Rua Roque Petrella, 1054 - Vila Cordeiro - São Paulo/SP.

IX - INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser realizadas no período de 08 à 12/06/2015 por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/1XOLR5YQwdwQOcpeWBcPyPaNNAT8pjmZ_CgKR6Ph48L8/viewform?usp=send_form   
Será obedecida a ordem de chegada das inscrições. A lista com os contemplados será encaminhada por e-mail às U.E. no dia 16/06/2015.

X - FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO: Avaliação contínua, com base na frequência exigida, na participação, no desenvolvimento dos trabalhos e na realização das atividades propostas.

XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem conceito “S” (satisfatório) e 100% de frequência.

XII - RECURSOS: - Materiais: Textos, data show, DVD. - Físicos: Sala de reuniões.

XIII - REGENTES: Lucia Chitko R.F. 780.410.5/1 Piter Madureira Bersani R.F. 780.187.4/1

XIV - ÁREA PROMOTORA: DRE-BT/DOT-P/CEFAI.



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário