terça-feira, 26 de maio de 2015

Curso Optativo “Pintando o esporte..."

RETIFICAÇÃO DA PUBLICAÇÃO DO DOC DE 26/05/2015, PÁG.41
COMUNICADO Nº 734, DE 25 DE MAIO DE 2015, REFERENTE AO CURSO OPTATIVO “ PINTANDO O ESPORTE: ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS SOBRE O TÊNIS E O FLAG FOOTBALL NA ESCOLA PÚBLICA.

Leia-se como segue e não como constou:
IV- ORGANIZAÇÃO GERAL

5) INSCRIÇÕES: Zona Leste II – DREs Penha e Itaquera – inscrições até 01/09/2015.


..................................................................................................................


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 26/05/2015 – PÁGINA 41
COMUNICADO, Nº 734 DE 25 DE MAIO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Coordenação de Programas Especiais e CEUs e, considerando a necessidade de incentivar as diferentes modalidades esportivas e possibilitar a formação do Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Educação Física, Especialistas em Informações Técnicas e Culturais – Educação Física e Coordenadores de Núcleo e Projetos de Esportes com profissionais gabaritados, promovendo a melhoria da qualidade de vida e a necessidade de assegurar um trabalho de constante aprimoramento na iniciação das práticas esportivas, COMUNICA a realização do Curso Optativo “Pintando o esporte: orientações didáticas sobre o Tênis e o Flag Football na escola pública, conforme especificações a seguir:

I-JUSTIFICATIVA: O esporte tem a capacidade de integrar as pessoas, independentemente das diferenças de condição socioeconômica, opção religiosa ou origem étnica. Aliado à educação, promove o desenvolvimento integral do indivíduo de forma saudável e harmoniosa na medida em que contempla aspectos de sua formação, como: a pontualidade e assiduidade, o saber ouvir, conhecer seus próprios limites, a consciência corporal, o reconhecimento da necessidade e possibilidade de melhorias, a alteridade (cultura da diversidade) e o trabalho em grupo. A escolha do esporte tênis, considerado um esporte completo, e do flag football vem criar possibilidades para que todos os beneficiários participem e experimentem atividades que vêm ao encontro das necessidades motoras, cognitivas e afetivas de desenvolvimento humano contribuindo para uma educação integral. Destinado aos profissionais da Educação, com formação em Educação Física, o curso propõe a ampliação na oferta das modalidades esportivas Tênis e Flag Football como possibilidade pedagógica.

II-OBJETIVO GERAL: O presente curso tem como objetivo a formação do Professor através da ampliação do universo de utilização do Tênis e do Flag Football como meio de prática esportiva para a construção de uma educação integral.

III-OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Capacitar professores para desenvolver atividades de Tênis e do Flag Football nos equipamentos educacionais do Município; - Ampliar o conhecimento sobre a prática do Tênis e do Flag Football e suas possibilidades de aplicação pedagógica;

IV-ORGANIZAÇÃO GERAL:

1) Público Alvo: Especialista em Informações Técnicas, Culturais e Desportivas – Educação Física e; Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Educação Física.

2) Carga horária: 16 (dezesseis) horas.

3) Conteúdos:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – TÊNIS AULAS TEÓRICAS Aspectos da História do Tênis; Importância do Ensino da modalidade; Evolução do material; Características do Tênis moderno; As empunhaduras: de Maria Esther Bueno a Guga; Regras básicas da modalidade; O papel do professor de Educação Física no ensino do tênis; Apresentação de vídeos.

AULAS PRÁTICAS Ensino dos golpes; Utilização de espaços e materiais adaptados; Como ensinar sem saber jogar; Atividades para grandes grupos; Exercícios e jogos com bola, raquete e rede; Jogos com a parede; Jogos individuais, em duplas, grupos; Jogos e atividades de cooperação e oposição; Diferentes modelos para competição nas Escolas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – FLAG FOOTBAL AULAS TEÓRICAS Histórico da Modalidade; Origem do Futebol Americano e do flag; O desenvolvimento do Futebol Americano e do Flag no Brasil - Do sonho à prática; Fundamentos Teóricos: O Jogo; Conceito; Campo e adaptações; Equipamentos e adaptações; Posições; Pontuação; Fundamentos do jogo; Formações de ataque; Formações de defesa; Regras. Aplicação da Teoria: O Flag na Educação Física Escolar; Visão esportivo-educacional; Vantagens da prática; Planejamento de aulas (Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio); Turmas de Treinamentos e Competições.

AULAS PRÁTICAS Formas de Aquecimento; Empunhadura; SNAP (inicio do jogo); Passe; Recepção; Entregas de Bola; Rotas; Corrida com Bola; Retirada de Flag (marcação); Jogos pré-desportivos; Jogo propriamente dito; Formas de Ataque: Jogadas de corrida, Passe e Fake; Posicionamento Defensivo: Marcação Individual e Zona.

4) Locais, Período de Realização, Horários e Número de vagas: Pólo I – Zona Leste I (DREs Guaianazes, São Miguel e São Mateus) Local: CEU Jambeiro - José Pinheiro Borges, 60 Datas: 13 e 20/06/2015 Horário: das 9h00 às 12h00 e das13h00 às 18h00 Nº de vagas: 30 vagas. Pólo II – Zona Leste II (DREs Penha e Itaquera) Local: CEU Aricanduva – Olga Fadel Abarca, s/n Datas: 05 e 26/09/2015 Horário: das 9h00 às 12h00 e das13h00 às 18h00 Nº de vagas: 30 vagas.

5) Inscrições: As inscrições deverão ser realizadas pelo setor de Programas Especiais das Diretorias Regionais de Educação da Zona Leste (São Miguel, São Mateus, Guaianazes, Penha e Itaquera). Cada DRE selecionará 2 professores de 6 EMEFs para participar da formação. O responsável pelo setor de Programas Especiais das DREs deverá encaminhar memorando contendo os nomes, RF, Vínculo, CPF, QPE e Unidade Educacional dos interessados para a Coordenadoria de Programas Especiais e CEUs de SME. Zona Leste I – DREs Guaianazes, São Miguel e São Mateus– inscrições até 10/06/2015 e; Zona Leste II – DREs Penha e Itaquera – inscrições até 15/09/2015.

7) AVALIAÇÃO Questionário ao final do curso para avaliação da aprendizagem do conteúdo.

8) Certificados: Farão jus ao certificado os inscritos que obtiverem frequência de 100% e conceito S (satisfatório) ao final do curso.

9) Área Promotora: Coordenação e Execução - SME/G – Coordenadoria de Programas Especiais e CEUs e Instituto Patrícia Medrado




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário