terça-feira, 12 de maio de 2015

Curso Optativo: “Práticas Educacionais Inclusivas na Área da Deficiência Intelectual

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 12/05/2015 – PÁGINA 37
COMUNICADO Nº. 03, DE 04 DE MAIO DE 2015.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação - Pirituba/ Jaraguá, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou a Coordenadora do CEFAI - Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão desta Diretoria divulga a realização do Curso Optativo: “Práticas Educacionais Inclusivas na Área da Deficiência Intelectual, voltadas ao Ciclo de Alfabetização e Interdisciplinar da Rede Municipal de Ensino, na seguinte conformidade:

I - JUSTIFICATIVA: Devido ao grande número de crianças com deficiência matriculada nas classes regulares da Rede Municipal de Ensino, faz-se necessária a capacitação dos professores que atuam nessas classes para que identifiquem as reais Necessidades Educacionais Especiais apresentadas pelos educandos e assim subsidiar a ação pedagógica que favoreça a inclusão.

II - OBJETIVO: Intensificar ações de formação subsidiando os professores das Unidades Educacionais da DRE Pirituba para que possam planejar situações didáticas ajustadas às necessidades de aprendizagem, considerando as especificidades dos alunos com Deficiência Intelectual.

III - CONTEÚDO: Fundamentos da educação inclusiva, a escola inclusiva e o seu projeto pedagógico, avaliação e planejamento de práticas inclusivas, estratégias metodológicas e recursos de acessibilidade ao currículo na classe comum.

IV - METODOLOGIA: Práticas pedagógicas e a qualidade das situações didáticas que são oferecidas aos alunos, tendo em vista a diversidade em sala de aula. Priorizando as seguintes estratégias: análise das práticas desenvolvidas, planejamento de situações didáticas, estudos de caso, discussões em grupos, leituras e registros.

V - PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I considerando o ciclo de Alfabetização e Ciclo Interdisciplinar, preferencialmente que tenham em sua sala alunos com Deficiência Intelectual. Havendo vagas remanescentes poderão se inscrever Coordenador Pedagógico, Assistente de Diretor de Escola, Diretor de Escola, Supervisor Escolar e Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Fundamental I e Professor de Ensino Fundamental II e Médio designado como regente de SAAI, POIE, POSL e Assistente Técnico Educacional I da DOT, CEFAI e NAAPA da DRE PJ.

VI - CARGA HORÁRIA:12 horas.

VII - VAGAS: 50 vagas.

VIII - CRONOGRAMA: - MESES/DIAS: Junho: 10, 17 e 24     Julho: 01 –

HORÁRIO: 19h00 às 22h00. –

LOCAL: DRE/PJ - Rua Aurélia, 996 - Vila Romana - São Paulo/SP.

IX - INSCRIÇÕES: Os interessados deverão realizar a inscrição até às 18h00 do dia 05/06/2015 diretamente no CEFAI da DRE PJ - sala 01, através de memorando com os seguintes dados: nome completo, RF com vínculo, CPF, RG, Cargo, Função, QPE, horário de trabalho, unidade de lotação e exercício, telefone/celular, e-mail de contato. Obedeceremos rigorosamente a data e horário de entrega do memorando para o preenchimento das vagas.

X - REGENTE: Ednalva de Souza Moraes Servilha - R.F. 736.910.7/3

XI - AVALIAÇÃO: Será contínua baseada na participação, frequência exigida e execução das tarefas e nos registros propostos.

XII - CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem 100% de frequência e aproveitamento Satisfatório (“S”).

XIII - ÁREA PROMOTORA: DRE-PJ/DOT-P/CEFAI.




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário