sábado, 16 de maio de 2015

curso optativo “Somos Todos Migrantes: educação e migrações na cidade de São Paulo”.


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 16/05/2015 – PÁGINA 48
COMUNICADO Nº 700, DE 15 DE MAIO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor da Diretoria de Orientação Técnica/Núcleo de Educação Étnico-Racial, em parceria com a Coordenação de Políticas para Migrantes da Secretaria COMUNICA a realização do curso optativo “Somos Todos Migrantes: educação e migrações na cidade de São Paulo”.

I – JUSTIFICATIVA: A abordagem do curso promoverá uma incursão na temática da imigração, tratando do direito ao acesso à educação, além de desconstruir o estereótipo e imaginário senso comum sobre o lugar dos imigrantes na cidade de São Paulo. Desse modo, o curso optativo “Somos Todos Migrantes: educação e migrações na cidade de São Paulo” é de extrema relevância para a formação dos(as) profissionais da Secretaria Municipal de Educação, pois os seus objetivos coadunam com a politica pública municipal de acolhimento as populações migrantes.

II – OBJETIVOS: - Oportunizar formação continuada aos servidores e servidoras do quadro administrativo das unidades escolares sobre a questão da migração em São Paulo, visando o combate a práticas de xenofobia no ambiente escolar; - Compreender a importância do acesso à educação para a inserção social do migrante, considerando as diferenças culturais como elementos de enriquecimento; - Discutir o acesso a direitos e serviços públicos de pessoas migrantes, local e nacionalmente, com especial enfoque no direito à educação.

III – METODOLOGIA: As aulas organizar-se-ão com exposição dialogada dos conteúdos, leitura compartilhada de excertos dos textos da bibliografia básica, utilização de recursos audiovisuais, sobretudo filmes, reflexão e análise de situações problema envolvendo o público imigrante.

IV – PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Secretário de Escola e Auxiliar Técnico de Educação que preste serviço na secretaria da unidade escolar ou DRE.

V – VAGAS: 50 (cinquenta), destinadas aos servidores em exercício na DRE Ipiranga. No caso de haverem vagas remanescentes, as mesmas serão distribuídas para profissionais das demais DREs, por ordem de chegada das inscrições.

VI – CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO:

Dia da semana: Quinta-feira
Horário: 19h00 às 22h00
Datas: 28/05; 11/06; 18/06; 25/06/15;
Local: Auditório da DRE Ipiranga.
Endereço: Rua Leandro Dupret, 525 - Vila Clementino, São Paulo – SP.

VII – CARGA HORÁRIA: 12 (doze) horas presenciais.

VIII – INSCRIÇÕES: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir de 15/05/15, disponível no link: http://goo.gl/forms/B9d3ZXCLPK

IX – AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, baseada na frequência e participação nas atividades e discussões. A frequência mínima será de 100%.

X – REGENTES: Adriana de Carvalho Alves, Cristiane Santana Silva, Camila Baraldi, Cláudio Marques da Silva, Cleyton Wenceslau Borges, Guilherme Arosa Prol Otero, Juliana Moreira de Souza Tubini, Marivalda Ramos e Paulo Illes.

XI – CONTEÚDOS:
Aula 01: Apresentação do curso. Conceitos básicos: migrantes e refugiados;
Aula 02: Migrações no Mundo, Brasil e São Paulo: História e Atualidade/Legislação e Marcos;
Aula 03: Quebrando Mitos sobre Migração. Migração, Educação e Interculturalidade;
Aula 04: Migração, Educação e Interculturalidade: estudos de caso referentes ao acesso e permanência de alunas/os imigrantes na escola.

XII - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 100% (cem por cento). Presença de 100% no curso e participação das atividades propostas durante as aulas.

XIII – OBSERVAÇÃO: Os encontros ocorrerão fora do horário normal de trabalho, sem dispensa de ponto.

XIV – RESPONSÁVEIS: Adriana de Carvalho Alves, RF: 723.847.9 – Assistente Técnico de Educação I; Cristiane Santana Silva, RF: 791.265.0, Assistente Técnico de Educação I; Guilherme Arosa Prol Otero, RF: 811.096.4 – Assessor Técnico II.

XV – ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação/Diretoria de Orientação Técnica/Núcleo de Educação Étnicoracial, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania/Coordenação para Políticas para Migrantes



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário