sexta-feira, 29 de maio de 2015

DRE CL - CURSO OPTATIVO “LITERATURA E TRADIÇÕES ORAIS BRASILEIRAS”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 29/05/2015 – PÁGINA 42
COMUNICADO Nº 24, 26 DE MAIO DE 2015.

O Diretor Regional de Educação - Campo Limpo, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica, COMUNICA O CURSO OPTATIVO “LITERATURA E TRADIÇÕES ORAIS BRASILEIRAS”.

JUSTIFICATIVA: A literatura oral brasileira é composta por textos de gênero estritamente orais, transmitidos de geração para geração. No entanto, poucas são as oportunidades de entrar em contato com esses gêneros, mas as crianças podem e devem, desde cedo, conhecer a cultura de seu país, reconhecer seu valor, como forma, até mesmo, de saber mais sobre o que se lê e o que se escreve, para além das cartilhas e dos livros infantilizados. Nesse curso os professores vão conhecer um pouco dos textos que circulam pelo nosso país e discutir formas de apresentá-los às crianças.

OBJETIVOS: Ampliar o conceito de letramento apresentando aos professores as possibilidades de trabalho a partir dos textos de tradição oral brasileira; valorização da tradição oral e seu papel na cultura escrita do Brasil; ampliar gradativamente as possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências e ouvir as de outras pessoas, que conheçam e valorizem as produções literárias do Brasil e ampliem seu repertório de histórias.

CONTEÚDOS: Respeito e valorização das manifestações culturais do Brasil, rodas de apreciação e discussão desses textos, relações entre os contos tradicionais do Brasil e contos de fadas, nas diferentes versões, importância e papel do trabalho com as versões das histórias infantis, conceito de cultura escrita (letramento).

METODOLOGIA: Roda de apreciação de livros e folhetos de cordel, roda de contos tradicionais coletados por Câmara Cascudo, discussão do trabalho com as versões dos contos e dos cordéis aproveitando momentos privilegiados para o trabalho com a oralidade e letramento: roda de conversa e roda de história, rodas de apreciação de outros textos sugeridos pelos professores.

PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (em exercício na Educação Infantil), Coordenador Pedagógico em exercício na Educação Infantil. Atuando na DRE Campo Limpo

CARGA HORÁRIA: 12 horas

CRONOGRAMA:
Turma 1: 15/06, 22/06 e 29/06
Turma 2: 04/08, 11/08; 18/08 e 25/08

HORÁRIO: Turma 1 (18:30 às 22:30) e Turma 2 (19h às 22h00)

LOCAL DE REALIZAÇÃO: DRE Campo Limpo. Av. João Dias, 3763 - Jardim Santo Antônio.

FORMADOR: Fernando Brandão Correia Filho

INSCRIÇÕES:
Turma 1: Inscrições pelo Link:
https://docs.google.com/forms/d/1QZWShVKKoLr_TqjQHCcDK6FGA2DnQjWKV_ul-3FVf7QQ/viewform?usp=send_form    (a partir das 8h00 do dia 08/06/2015 até 12h do dia 12/06/2015 ou término das vagas)
Turma 2: Inscrições pelo Link:
https://docs.google.com/forms/d/1QZWShVKKoLr_TqjQHCcDK6FGA2DnQjWKV_ul-3FVf7QQ/viewform?usp=send_form   (a partir das 8h00 do dia 24/07/2015 até 12h00 do dia 31/07/2015 ou término das vagas)

VAGAS: 50 vagas por turma.

AVALIAÇÃO: 100 % de presença, produção nos encontros presenciais

CERTIFICAÇÃO: Terão direito ao certificado os participantes que obtiverem 100% de frequência e aproveitamento Satisfatório (conceito S). O curso será válido para a evolução funcional e promoção por merecimento.


ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação Campo Limpo/ DOT-P/ Grupo focal Infâncias e Ciclo de Alfabetização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário