sexta-feira, 29 de maio de 2015

DRE CS - Curso Optativo: “Ampliando Experiências na Educação Infantil por meio de práticas inclusivas”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 29/05/2015 – PÁGINA 44
COMUNICADO Nº 07, DE 14 DE MAIO DE 2015.

A Diretora da Diretoria Regional de Educação - Capela do Socorro, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a DOT-P - Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica, divulga a realização do Curso Optativo: “Ampliando Experiências na Educação Infantil por meio de práticas inclusivas”, na perspectiva da implementação do Programa Mais Educação São Paulo.

I - JUSTITICATIVA: Considerando a necessidade de a equipe escolar conhecer mais sobre as deficiências e transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação para garantir às crianças de 0-5 anos, dos CEI e EMEI, um olhar e ações diferenciados, pautados na equidade, na oportunização de diferentes recursos metodológicos, na perspectiva da Inclusão à luz da Normativa 01/2013.

II - OBJETIVO GERAL: Aprofundar conhecimentos teóricos e relacioná-los à prática possibilitando a ação-reflexão-ação da prática pedagógica no processo de reorientação da mesma.

III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Ampliar conhecimentos sobre distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor para instrumentalizar a ação docente no desenvolvimento do potencial do educando; - Subsidiar o trabalho dos educadores para a intervenção precoce nos atrasos evolutivos dos educandos com deficiência; - Ampliar o repertório de vivências promovidas no espaço escolar por meio de experiências motoras, cognitivas, de linguagem, sócio emocionais com vistas à promoção da autonomia da criança; - Socializar as práticas de Educação inclusiva das Unidades Educacionais; - Refletir e encaminhar propostas que promovam a autonomia e multiplicidade de experiências aos educandos.

IV - CONTEÚDOS: - O papel do professor e demais adultos na qualidade das interações com as crianças pequenas; - Organização do cotidiano escolar - Ambientes educativos: espaços, tempos e materiais; - Atividades/vivências que favorecem experiências motoras, cognitivas, de linguagem, sócio emocionais e que promovam autonomia à criança.

V - METODOLOGIA: Respeitando o princípio da dialogicidade, o curso será desenvolvido por meio de reflexões sobre a teoria e a prática, com momentos para o planejamento e socialização das práticas desenvolvidas com as crianças.

VI - PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil em exercício nos CEIS das Redes Direta, Indireta e Conveniada e Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I em exercício nas EMEIS jurisdicionadas à DRE CS.

VII - NÚMERO DE VAGAS: 50 vagas.

VIII - CARGA HORÁRIA: 14 horas, sendo 02 horas destinadas à elaboração de Trabalho Pessoal referente à aplicação prática e registro dos conteúdos abordados no curso.

IX - CRONOGRAMA:
HORÁRIO: 19h00 às 22h00
MESES/DIAS: - Junho: 25 e 30 - Julho: 02 e 07
LOCAL: EMEF CEU Vila Rubi - R. Domingos Tarroso, 101 - Vila Rubi, São Paulo/SP.

X - INSCRIÇÕES: As inscrições serão realizadas no período de 08 à 15/06/2015 através do link: https://docs.google.com/forms/d/145I15pfYCCJ7kLMyxSnSWocPDgoeK8dp2O20zjA2y40/viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link   

XI - FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO: A frequência será registrada em instrumento utilizado pela DRE-CS/DOT-P/CEFAI. A avaliação será contínua, baseada na frequência e na entrega do Trabalho Pessoal.

XII - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima de 75% nos encontros de formação, entregarem o Trabalho Pessoal e obtiverem conceito satisfatório (“S”).

XIII - RECURSOS MATERIAIS: Datashow, tela de projeção, computador, aportes teóricos.

XIV - REGÊNCIA: Creusa Cândida dos Santos Silva R.F. 677.476.8/1 Daiene Cruz Mercado R.F. 792.822.0/1 Nilma Ferreira Andrade R.F. 744. 819.8/3

XV - ÁREA PROMOTORA: DRE - CS/DOT - P/CEFAI.



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário