quinta-feira, 14 de maio de 2015

DRE - Curso O Impacto da Gestão da Escola no Desenvolvimento da Criança na perspectiva da implementação do Programa Mais Educação São Paulo.


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 14/05/2015 – PÁGINA 44
COMUNICADO Nº 04, DE 23 DE ABRIL DE 2015.

A Diretora Regional de Educação - Capela do Socorro, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a DOT-P - Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica, divulga a realização do Curso O Impacto da Gestão da Escola no Desenvolvimento da Criança na perspectiva da implementação do Programa Mais Educação São Paulo.

JUSTITICATIVA: A necessidade de subsidiar a Equipe Gestora das Unidades de Educação Infantil no fortalecimento de ações propositivas para a qualificação das práticas docentes, na garantia de um currículo que considere as Culturas da Infância na organização dos ambientes educativos.

OBJETIVOS: - Aprofundar conhecimentos teóricos e relacioná-los à prática possibilitando a ação-reflexão-ação da prática pedagógica no processo de reorientação da mesma, inclusive na aplicação das verbas; - Refletir sobre o planejamento de ações que garantam um trabalho integrado da Equipe Escolar com vistas ao desenvolvimento individual e social dos bebês e das crianças; - Reconhecer a ação gestora como viabilizadora da ação pedagógica a partir das demandas apresentadas pelas crian- ças na ação cotidiana, refletida conjuntamente com a Equipe Docente.

CONTEÚDOS: - Liderança no ambiente educacional: O papel da gestão na organização do ambiente educativo; - Fortalecimento da Identidade dos Profissionais da Educação infantil, na perspectiva da ação gestora; - O brincar como principal fonte de aprendizado de todas as linguagens na infância; - A organização do ambiente como ação pedagógica; - A qualidade das ações na condução da rotina pedagógica considerando o ritmo das crianças; - O cuidar educando como base para o desenvolvimento infantil.

METODOLOGIA: Respeitando o princípio da dialogicidade e da ação-reflexão-ação, o curso será organizado por meio de fundamentação teórica, vivências lúdicas, atividades artísticas, socialização e reflexão de registros das práticas dos cursistas.

PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola e Coordenador Pedagógico em exercício nas EMEIS e nos CEIS da Rede Direta da DRE CS e ATE I em exercício na DOT-P/DRE CS.

RECURSOS MATERIAIS: Datashow, tela de projeção, computador, aportes teóricos.

NÚMERO DE VAGAS: 60 vagas

NÚMERO DE TURMAS: 01 (uma) - Turma única

LOCAL: Sala de Reunião da DRE CS - Rua Deputado Adib Chammas, nº 105, Veleiros.

CRONOGRAMA 13/06/2015, 20/06/2015, 27/06/2015 e 04/07/2015.

HORÁRIO: Das 8h00 às 13h00

CARGA HORÁRIA: 20 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 13/06/2015 a 04/07/2015

INSCRIÇÕES: As inscrições serão realizadas no período de 18/05/15 a 22/05/2015 através do link https://docs.google.com/forms/d/1L39p3xZSFh-2ID2c5hPSbdNgiduXk1TcaOZsJjw7oVw/viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link    constante do e-mail que será encaminhado às Unidades Escolares pela DRE CS/ DOT – P.

FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO: A frequência será registrada em instrumento utilizado pela SME/DRE CS. A avaliação será contínua, baseada na frequência, na execução das tarefas e nos registros e instrumentos propostos.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência igual a 75% nos encontros de formação, participarem dos trabalhos acordados e obtiverem conceito satisfatório (S).

REGÊNCIA: Instituto Olinto Marques de Paulo: Marielza de Bona; Lúcia Antonialli; Lucilene Silva e Silvia Cavalcanti.

RESPONSÁVEL: Creusa Cândida dos Santos Silva, RF: 677.476.8/1. Fernanda Santos de Andrade Albuquerque, RF: 744.810.4/1.

ÁREA PROMOTORA: DRE CS / DOT P TELEFONE: 5521-2190 / 5524-1339




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário