quinta-feira, 14 de maio de 2015

DRE - Curso Optativo: “ÌRÈTÍ – Danças Brasileiras”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 14/05/2015 – PÁGINA 44
COMUNICADO Nº 42, DE 28 DE ABRIL DE 2015.

O Diretor Regional de Educação - Penha, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Programas Especiais COMUNICA a realização do Curso Optativo: “ÌRÈTÍ – Danças Brasileiras”.

I. JUSTIFICATIVA: Em cada corpo brasileiro se expressa uma gestualidade africana. O módulo tem essa vivência e experimentação. É um convite ao público para o reconhecimento dessa afro brasilidade que se imprime em movimentos, na perspectiva da implementação da lei. nº 10.639/03.

II. OBJETIVOS: - Promover a valorização e o reconhecimento da matriz africana como força civilizatória do Brasil bem como a compreensão da diversidade étnico-racial do país; - Fornecer ferramentas que possam contribuir para a implementação da lei nº 10.639/03, produzindo reflexões e ações que combatam práticas discriminatórias.

III. METODOLOGIA: Aulas práticas e expositivas, relacionadas aos movimentos característicos de cada manifestação da cultura popular afro-brasileira

IV. CONTEÚDO: O módulo alimenta-se das narrativas fruto das pesquisas de campo na cidade de Salvador, na região do Recôncavo Baiano (Santo Amaro da Purificação, São Brás, Acupe, São Félix, Cachoeira) e região rural de Jaguaquara. Tais pesquisas abordam temas relacionados à religiosidade popular e afro-brasileira, percussão, capoeira, samba de roda, maculelê e dança afro.

V. CRONOGRAMA DO CURSO: Quatro encontros aos sábados: dias 23/05, 30/05, 06/06 e 13/06, das 10h às 13h.

VI. PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca e outros (público em geral).

VII. VAGAS: 30 vagas - 15 vagas (DRE Penha) - 15 vagas (Público em geral)

VIII. LOCAL: CEU Tiquatira - Endereço: Av. Condessa Elisabeth de Robiano, s/n - Penha

IX. HORÁRIO: Segundas das 19h às 22h.

X. REGÊNCIA: Luiz Antonio Nascimento Cardoso (contramestre Pinguim)

XI. CARGA HORÁRIA: Doze (12) horas presenciais, divididas em quatro (4) encontros de três (3) horas.

XII. INSCRIÇÕES: Pelo endereço eletrônico: http://etnicorracial.blogspot.com.br , a partir da data de publicação deste comunicado, até que esgotem as vagas.

XIII. CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima de 100% (cem por cento) e produzirem reflexão escrita sobre prática pedagógica.

XIV. OBSERVAÇÃO: Os encontros ocorrerão fora do horário normal de trabalho.

XV. RESPONSÁVEL: André Luís Pereira dos Santos R.F. 725.853.4/2, Sandra Maria Fagundes Magraner R.F. 660.319.0/2

XVI. ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação Penha - Profº Marcos Mendonça. Divisão Técnica de Programas Especiais – Profª Eliana Barbosa Marchesini





OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário