quinta-feira, 14 de maio de 2015

DRE - Curso Optativo: “ÌRÈTÍ – A Tradição Oral, os Contos e Mitos Africanos”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 14/05/2015 – PÁGINA 44
COMUNICADO Nº 43, DE 28 DE ABRIL DE 2015.


COMUNICADO Nº 43, DE 28 DE ABRIL DE 2015. O Diretor Regional de Educação - Penha, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Programas Especiais COMUNICA a realização do Curso Optativo: “ÌRÈTÍ – A Tradição Oral, os Contos e Mitos Africanos”.

I. JUSTIFICATIVA: As discussões sobre a estrutura curricular do ensino no Brasil apontam, desde a implementação da lei 10.639/03, para a inclusão de um olhar que reconheça e valorize a participação afro-brasileira na construção da identidade nacional, em todos os níveis da educação básica que, embora represente um avanço nas políticas educacionais brasileiras, constitui também um desafio para sua efetiva execução. Formar profissionais para lidar com a temática é um dos passos para tornar a lei uma realidade. É o espírito de reconhecimento e inclusão da diversidade étnico-racial que justificam esta formação.

II. OBJETIVOS: - Fornecer ferramentas que contribuam para a implementação da lei nº 10.639/03, produzindo reflexões e ações que combatam práticas discriminatórias; - Instrumentalizar educadores para o uso das narrativas no contexto escolar; - Ampliar seu repertório histórico e cultural acerca da tradição oral dos mitos e contos africanos e afro-brasileiros 

III. METODOLOGIA: Os encontros iniciarão com a narração de uma história, que permitirá pensar os vários aspectos inerentes ao universo das narrações de histórias da tradição oral. Além disso, utilizaremos um método conhecido como “diário da viagem”, onde os participantes serão estimulados a fazer seus registros por meio da escrita e da imagem, a partir das vivências propostas.

IV. CONTEÚDO: 1º encontro: A Tradição oral - conceito e contextualização; Os contos e mitos da tradição oral africana e afro-brasileira; 2º encontro: A tradição oral e a literatura infanto-juvenil produzida no Brasil; 3º encontro: Códigos e contextos sociais apresentados pelos contos e mitos; 4º encontro: Os contos e mitos na sala de aula; O griot, o professor narrador – técnicas e estratégias de mediação e narração.

V. CRONOGRAMA DO CURSO: Quatro encontros às segundas: dias 01/06, 08/06, 15/06 e 22/06, das 19h às 22h.

VI. PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca e outros (público em geral).

VII. VAGAS: 30 vagas - 15 vagas (DRE Penha) - 15 vagas (Público em geral)

VIII. LOCAL: CEU Tiquatira - Endereço: Av. Condessa Elisabeth de Robiano, s/n - Penha

IX. HORÁRIO: Segundas das 19h às 22h.

X. REGÊNCIA: Giselda Pereira

XI. CARGA HORÁRIA: Doze (12) horas presenciais, divididas em quatro (4) encontros de três (3) horas.

XII. INSCRIÇÕES: Pelo endereço eletrônico: http://etnicorracial.blogspot.com.br , partir da data de publicação deste comunicado, até que se esgotem as vagas.

XIII. CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima de 100% (cem por cento) e produzirem reflexão escrita sobre prática pedagógica.

XIV. OBSERVAÇÃO: Os encontros ocorrerão fora do horário normal de trabalho.

XV. RESPONSÁVEL: André Luís Pereira dos Santos R.F. 725.853.4/2, Sandra Maria Fagundes Magraner R.F. 660.319.0/2

XVI. ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação Penha - Profº Marcos Mendonça. Divisão Técnica de Programas Especiais – Profª Eliana Barbosa Marchesini.

OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário