sábado, 30 de maio de 2015

DRE - Curso Optativo: “Pensando as Relações de Gênero e a Diversidade Sexual através da Linguagem Cinematográfica"

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 30/05/2015 – PÁGINA 60
COMUNICADO Nº 18, DE 20 DE MAIO DE 2015.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação BUTANTÃ, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora de Programas Especiais, COMUNICA: a realização do Curso Optativo: “Pensando as Relações de Gênero e a Diversidade Sexual através da Linguagem Cinematográfica – GÊNERO E DIVERSIDADE”.

JUSTIFICATIVA: Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, o curso discutirá as questões relativas a gênero, orientação/condição sexual, identidade de gênero, identidade sexual e sexualidade no terreno da ética e dos direitos humanos, tendo como mediação a linguagem cinematográfica, entendendo o cinema como um dos meios expressivos de grande importância, capaz não só de reproduzir cenas cotidianas, mas de comunicar sentido e significado, provocando a discussão acerca de conceitos enraizados na busca da construção de novos sentidos.

OBJETIVOS: - Ampliar a reflexão de gênero e diversidade sexual; - Estimular a produção do conhecimento na perspectiva curricular; - Desnaturalizar as relações de dominação e poder com base nas relações de gênero historicamente constituídas; - Refletir as múltiplas possibilidades de constituição das masculinidades e feminilidades; - Compreender o cinema como possibilidade de formação; - Fomentar as discussões no cotidiano escolar.

CONTEÚDOS 11/06/15 Filme: Histórias Cruzadas 19/06/15 filme: Hoje eu quero voltar sozinho 02/07/15 Filme: Além da Fronteira 24/07/15 Filme: O Clube da Felicidade e da Sorte 31/07/15 Filme: Tatuagem 07/08/15 Filme: Morrer como um Homem

METODOLOGIA: Apresentação de filmes seguidos de discussões, intermediadas por “Diversidade e Currículo”, um dos cadernos do MEC - “Indagações sobre Currículo”, bem como de textos produzidos sobre o tema e os filmes relacionados.

PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Assistente Técnico de Educação I e II (Equipes da DRE) .

LOCAL: Teatro Carlos Zara – CEU – BUTANTÃ Endereço: Av. Eng. Heitor Antônio Eiras García, 1870 - Jardim Esmeralda, São Paulo – SP. Telefone:(11) 3732-4530

CRONOGRAMA: Datas: 11/06; 19/06; 02/07; 24/07; 31/07 e 07/08

HORÁRIO: 19h00 às 22h30

REGÊNCIA: João Amauri de Paula Barbeto Junior – RF 747.042.8/2

CARGA HORÁRIA: Total de 23(vinte e três) horas, divididas em 6 (seis) encontros presenciais de 3 (três) horas e meia cada corresponde a 21 horas e mais 2 (duas) horas para produção textual e elaboração de um projeto.

TOTAL DE VAGAS 200 (duzentas) vagas

INSCRIÇÕES: Os interessados deverão se inscrever, até 08 de junho de 2015, via link: http://goo.gl/forms/tDIljmFFR1  informando nome completo; RF; vínculo; RG; CPF; padrão; horário de trabalho; cargo e função; unidade de exercício e unidade de lotação. A realização do curso está condicionada a um número mínimo de trinta por cento das vagas para inscrição e será considerada a ordem de chegadas das inscrições.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima de 80% (oitenta por cento) e produzirem o artigo/projeto ao final do curso.


ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação Butantã – Divisão de Programas Especiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário