sábado, 23 de maio de 2015

DRE ITAQUERA - Curso Optativo: “Os bebês e as crianças com deficiência no contexto educacional”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 23/05/2015 – PÁGINA 48
COMUNICADO Nº 50, DE 21 DE MAIO DE 2015.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação - Itaquera, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o CEFAI - Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão da Diretoria de Orientação Técnica Pedagógica de Itaquera, COMUNICA a realização do Curso Optativo: “Os bebês e as crianças com deficiência no contexto educacional”.

I - JUSTIFICATIVA: Considerando o Programa Mais Educação São Paulo, que destaca que a inclusão “se organiza em torno de tempos, ritmos e características de todas as crianças, (SME ANEXO I/SÃO PAULO, 2013, p, 29), e que no processo inclusivo “não é possível estabelecer mediação sem saber com quem se está falando (...)” (SME/SÃO PAULO, 2013, p.10). Faz-se necessária a formação continuada dos professores e professoras que atuam na Educação Infantil, de forma a contribuir com suas práticas diante dos desafios educacionais presentes no seu cotidiano, tendo em vista, a implementação do Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo - Mais Educação São Paulo”, a reflexão sobre suas práticas cotidianas nas unidades de educação infantil por intermédio da “ Orientação Normativa nº 01/2013 - Avaliação na educação infantil: aprimorando olhares” e a consonância com os princípios defendidos na construção de uma política pública da Educação Infantil para a cidade de São Paulo ( 2013-2016).

II - OBJETIVOS: - Promover o resgate histórico da Educação Especial; - Ampliar os conhecimentos sobre o direito e especificidades dos bebês e crianças com deficiência; - Pensar/Repensar os conceitos, concepções, planejamento, estratégias e recursos, que possibilitam práticas pedagógicas inclusivas; - Discutir estratégias formativas e refletir sobre as práticas cotidianas na educação infantil através da “Orientação Normativa nº 01/2013 - Avaliação na educação infantil: aprimorando olhares” e demais documentos municipais da área; - Assegurar o respeito à dignidade dos bebês e crianças como pessoa humana.

III - CONTEÚDOS: - Histórico da Educação Especial e a Política Pública do Município de São Paulo para os bebês e crianças com deficiência; - Aspectos relativos às deficiências: intelectual, transtorno do espectro autista, física, visual, auditiva e múltipla; - O bebê e a criança com deficiência na Perspectiva da Educação Inclusiva; - Planejamento, estratégias e recursos para práticas inclusivas.

IV - METODOLOGIA: Estratégias formativas: Leitura, utilização de recursos áudio visuais, exposição dialogada, atividade prática e reflexão de situações em que a criança enquanto protagonista do processo de aprendizado construído pela mediação com o professor.

V - PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil e Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, efetivos e designados, que atuam na Educação Infantil da Rede Direta, Indireta e Conveniada, jurisdicionados à DRE Itaquera.

VI - CARGA HORÁRIA: 12 horas.

VII - VAGAS: 80 vagas, sendo 40 vagas para a Turma 1 (Rede Direta) e 40 vagas para a Turma 2 (Rede Indireta e Conveniada).

VIII - CRONOGRAMA:
HORÁRIO: 19h00 às 22h00 –
Turma I (Rede Direta) Dias: 15, 17, 22 e 24/06/2015. –
Turma II (Rede Indireta e Conveniada) Dias: 16, 18, 23 e 25/06/2015.
LOCAL: CEFOR - Avenida Maria Luiza Americano, 2021 - Cidade Líder, São Paulo/SP.

IX - REGENTES: Alessandra Reis Nunes R.F: 737.231.1 Daniela Nassim Camargo da Fonseca R.F.: 794.196.0 Elaine Cristina F. da Conceição R.F.: 796.288.6

X - INSCRIÇÕES: As inscrições somente serão aceitas pelo e-mail: cursoscefaidreitaquera@gmail.com das 08h00 do dia 08/06/2015 às 19h00 do dia 09/06/2015, obedeceremos rigorosamente à data e horário dos e-mails para preenchimento das vagas. A ausência de algum dado invalidará a inscrição.  
REDE DIRETA: Deve constar no e-mail o nome completo, CPF, RG, RF com vínculo, QPE, Cargo, Exercício, Unidade de Lotação, Unidade de Exercício (de acordo com o último holerite) e telefone para contato;
REDE INDIRETA E CONVENIADA: Deve constar no e-mail o nome completo, CPF, RG, Cargo, Unidade de Exercício, e-mail e telefone para contato.


XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem 100% de frequência, com participação e aproveitamento Satisfatório (“S”) e que frequentarem o curso fora do horário de trabalho.

XII - ÁREA PROMOTORA: DRE-ITAQUERA/DOT-P/CEFAI.



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário