sábado, 23 de maio de 2015

DRE ITAQUERA - evento formativo “Semana de Educação - Educação Integral: qualidade sócio cultural ao longo da vida”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 23/05/2015 – PÁGINA 48
COMUNICADO Nº 49, DE 18 DE MAIO DE 2015.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação - Itaquera, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnica Pedagógica, Comunica e CONVIDA para a participação no evento formativo “Semana de Educação - Educação Integral: qualidade sócio cultural ao longo da vida”.

JUSTIFICATIVA: Tendo em vista que as Unidades Educacionais são espaços de formação para a cidadania com a possibilidade de construção de relações democráticas, de respeito à pluralidade, à diversidade, na perspectiva da Educação Integral, e considerando as diretrizes do Programa Mais Educação São Paulo instituído pelo Decreto nº 54.452, de 10 de outubro de 2013, a Diretoria Regional de Educação de Itaquera propõe a Semana de Educação. Pretende-se com essa ação contribuir com a formação dos educadores fortalecendo a atuação dos profissionais no que tange à estruturação dos sistemas educativos e à construção de práticas com maior embasamento teórico. Visamos por intermédio da reflexão sobre, políticas  públicas, currículo, pesquisas e relatos de prática, aprofundar o conhecimento sobre as relações entre inclusão e educação, igualdade e diferença e Educação Integral na sua complexidade e multidimensionalidade. Trata-se de um evento que busca trazer à discussão temas de grande relevância para a educação, bem como relembrar, aprofundar conhecimentos e ampliar a troca de experiências entre os participantes.

OBJETIVOS: - Fomentar o debate e a socialização de pesquisas, estudos e práticas pedagógicas, que contribuam para a produção de conhecimentos, o protagonismo dos diferentes atores na unidade educacional e a reflexão sobre a perspectiva da Educação Integral; - Enfatizar a importância de se estabelecer diálogos entre as diferentes modalidades de Ensino. – na perspectiva de socializar novas possibilidades à ação educativa.

CONTEÚDOS: Educação Integral; Corpo, movimento e esporte como prática sociocultural; Rede de Proteção; Gestão do conhecimento; Educação inclusiva; Plano Municipal de Educação; Infâncias e protagonismo infanto-juvenil; Educação de Jovens e Adultos.

METODOLOGIA: Palestras, debates, relatos de prática e apresentações culturais 

PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Auxiliar Técnico de Educação, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Supervisor Escolar, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Gestor de CEU, Coordenadores Pedagógicos e Professores que atuem nas modalidades EJA noturna e CIEJA, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca; Professor , Diretor e Coordenador Pedagógico da Educação Infantil da rede indireta e conveniada que atuam na DRE Itaquera.

CARGA HORÁRIA: 9 (nove) encontros com 04 (quatro) horas.

CRONOGRAMA:
Dia 26/05 – 13h30 às 17h30 - Educação Integral
Dia 26/05 – 19h às 23h - Corpo, movimento e esporte como prática sociocultural
Dia 27/05 – 8h às 12h - Rede de Proteção
Dia 27/05 – 13h30 às 17h30 - Novas possibilidades na organização da gestão do conhecimento
Dia 28/05 – 8h às 12h - Educação Inclusiva
Dia 28/05 – 19h às 23h - Avanços e perspectivas do Plano Municipal de Educação
Dia 29/05 – 8h às 12h - Protagonismo, reconhecimento na e da infância ao longo da vida
Dia 29/05 – 13h30 às 17h30 - Práticas de democracia participativa no Universo da Unidade Educacional
Dia 29/05 – 19h às 23h - Juventudes, protagonismo, educação ao longo da vida

LOCAL DE REALIZAÇÃO DOS ENCONTROS: CEU ARICANDUVA - Av. Olga Fadel Abarca s/n - Jardim Santa Terezinha

REGENTES: Palestrantes convidados pela Diretoria Regional de Educação de Itaquera

CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem a frequência e participação mínima em três encontros totalizando 12 (doze) horas.

INSCRIÇÕES: Serão realizadas pelo endereço eletrônico: https://goo.gl/t6GYoQ

TOTAL DE VAGAS: 300 vagas por tema.

ÁREA PROMOTORA / COORDENAÇÃO: DRE ITAQUERA/ DOT-P RESPONSÁVEL: Mônica Maria Chaves de Souza R.F:580.873.1


OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário