quarta-feira, 20 de maio de 2015

DRE Jaçanã/Tremembé - formação “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria”


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 20/05/2015 – PÁGINA 39
COMUNICADO Nº 14, DE 08 DE MAIO DE 2015.

O Diretor Regional de Educação - Jaçanã/Tremembé, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe apresentou o Diretor da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica (DOTP), COMUNICA a realização da Formação em Serviço com o curso: “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria”, conforme Portaria nº 2551, de 10 de abril de 2015, que dispõe sobre a instituição da formação “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria” dos docentes dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral do Ensino Fundamental.

JUSTIFICATIVA: Considerando a Portaria nº 2551, os princí- pios contidos no Programa Mais Educação São Paulo de direito ao acesso e à permanência com qualidade dos educandos; a meta nº 2 do Plano Nacional de Educação propomos os encontros regionais sobre os ciclos interdisciplinar e autoral visando à formação continuada dos professores, na perspectiva da construção de um currículo que contemple infâncias e juventudes, os direitos de aprendizagem tendo em vista a realidade territorial dos educadores e dos educandos da RMESP, promovendo a escuta de todos os segmentos envolvidos no processo educativo.

OBJETIVOS: - Possibilitar aos professores do Ciclo Interdisciplinar e Autoral a ressignificação de um currículo crítico, emancipatório para a garantia dos direitos e objetivos da aprendizagem; - Subsidiar as práticas didáticas e pedagógicas por meio de projetos interdisciplinares e de autoria e alinhadas às propostas dos ciclos interdisciplinar e autoral.

CONTEÚDOS: - Sujeitos da infância e juventudes; - Integração curricular entre as áreas do conhecimento; - Práticas de projetos interdisciplinares e a construção da autoria na perspectiva de direitos de e para aprendizagem.

METODOLOGIA: Dialogicidade e problematização da ação docente (ação-reflexão-ação) utilizando várias linguagens e referenciais teóricos para acionar saberes e práticas dos docentes.

PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I – regentes, em complementação de jornada e/ ou módulo que atuam no Ciclo Interdisciplinar ; Professor de Ensino Fundamental e Médio – regentes, em complementação de jornada e/ou módulo que atuam nos Ciclos Interdisciplinar e Autoral, nas EMEFs, EMEFMs, EMEBS da DRE Jaçanã/Tremembé.

CARGA HORÁRIA: 16 horas.

NÚMERO DE VAGAS: 50 vagas por turma.

CRONOGRAMA:
Turma manhã - 27/05, 03/06, 11/06, 18/06 - das 8h às 12h
Turma tarde - 27/05, 03/06, 11/06, 18/06 das 13h30 às 17h30

LOCAL: Avenida General Ataliba Leonel, 1021, Santana.

INSCRIÇÕES: As inscrições serão realizadas através dos links
Turma tarde – http://goo.gl/forms/gwzU2O4vfk  
Nesta segunda fase da proposta, estaremos recebendo dois professores de cada Unidade Educacional (EMEFs, EMEFMs e EMEBs). Havendo vagas remanescentes serão disponibilizadas para mais professores interessados da mesma UE.

AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua baseada no atendimento de no mínimo 75% da frequência, e o conceito S (Satisfatório) considerando os registros de participação, as devolutivas das tarefas propostas, o registro de ações desenvolvidas na escola.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem conceito S (Satisfatório), frequência mínima de 75% da carga horária presencial.

REGENTES: Turma Manhã: Eugênia Regina de Carvalho Rossatto – RF 550.888.6/6 Kleber William Alves da Silva – RF 774.698.9/1 Roberto Antonio Maciel – RF – 668.636.2/2 Turma Tarde: Claudia Regina Dias Branco – RF 620.458.9/1 Rosana Aparecida Silva Romero – RF 722.633/1 Sandra Regina Soares – RF 744.506.7/1

ÁREA PROMOTORA: DRE Jaçanã/Tremembé / DOT-P – Diretor Regional – Roselei Júlio Duarte – RF 660.795.1/1

RESPONSÁVEIS: Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica – DOT-P/ Equipe DOT-P Ensino Fundamental e Médio/ Diretor – Edson Azevedo Barboza – RF 660.662.8/1



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário