quarta-feira, 20 de maio de 2015

DRE Santo Amaro - curso de formação: “DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA


DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 20/05/2015 – PÁGINA 39
COMUNICADO Nº 38, DE 18 DE MAIO DE 2015.

A Diretora da Diretoria Regional de Educação - Santo Amaro, no uso de suas atribuições legais, conforme lhe apresentou a Diretora de Orientação Técnico-Pedagógica, COMUNICA a realização do curso de formação: “DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA: A Sala de Leitura como promotora de autorias e fortalecimento de identidades”.

JUSTIFICATIVA: Considerando o contido no Programa Mais Educação São Paulo, que valoriza a justiça, a igualdade e o combate à discriminação, bem como o compromisso da escola quanto à promoção desses princípios; o papel do Professor Orientador de Sala de Leitura enquanto promotor de integra- ção curricular no interior das unidades, conforme Portaria nº 899/2014; as Portarias nº 4.289/2014, que institui o CEU-FOR e prevê a formação continuada dos docentes da RME-SP, e nº 2.551/2015, que estabelece a formação dos educadores em atuação no Ciclo Interdisciplinar e Autoral, o presente curso pretende promover formação que assegure a integração curricular e o fortalecimento das autorias dos educandos por meio do fortalecimento das diferentes identidades, a partir do acesso à literaturas africanas, afro-brasileiras, indígenas e latino-americanas.

OBJETIVOS: - Estimular a construção de identidades positivadas dos educandos por meio da promoção de literaturas que tragam representações de diferentes populações, particularmente africanas, afro-brasileiras, indígenas e latino-americanas; favorecer a promoção das autorias estudantis por meio do fortalecimento de suas identidades; refletir sobre como a literatura pode atuar como instrumento de integração curricular e promoção da interdisciplinaridade.

CONTEÚDOS: Aula 01 – Culturas indígenas e literatura – olhares interdisciplinares sobre as literaturas indígenas. Aula 02 – Culturas imigrantes e literatura – outras formas de ler o mundo. Aula 03 – O racismo presente nos suportes leitores e sua superação. Aula 04 – Literaturas, Educação para as Relações ÉtnicoRaciais e construção de identidades. Aula 05 – Literatura marginal e a promoção das autorias estudantis.

PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio em atuação na Sala de Leitura das EMEFs, EMEFM, EMEBS e CIEJA da DRE Santo Amaro.

REGÊNCIA: Adriana de Carvalho Alves; Aline de Alcântara Valentini; Bárbara Barbosa Born, Christian Fernando dos Santos Moura, Cristiane Santana Silva; Vinebaldo Aleixo de Souza Filho.

VAGAS: 35 vagas por turma, devendo ser preenchidas pelos POSLs das unidades em seu turno de trabalho.

LOCAL: Auditório da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro – Av. Abelardo Vergueiro César, 370 – Vila Alexandria.

CRONOGRAMA:
TURMA A - 20/05, 16/06, 19/08, 15/09 e 16/11/2015, das 08h às 12h.
TURMA B - 20/05, 16/06, 19/08, 15/09 e 16/11/2015, das 13h30 às 17h30.

CARGA HORÁRIA: 20 horas presenciais.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 80% (oitenta por cento), participarem das discussões e obtiverem conceito “S” (satisfatório).

AVALIAÇÃO: Participação nos encontros e frequência.

INSCRIÇÕES: Serão realizadas até o início do curso, exclusivamente no link: http://goo.gl/forms/EkDcAOJtJ6  

ÁREA PROMOTORA/COORDENAÇÃO: Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica da DRE Santo Amaro.

RESPONSÁVEL: Bárbara Born




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário