sábado, 16 de maio de 2015

DREs - CURSO OPTATIVO ONDAS DO VÍDEO.

 DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 16/05/2015 – PÁGINA 48
COMUNICADO Nº 702 DE 15 DE MAIO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor da Diretoria de Orientação Técnica (DOT), COMUNICA aos educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo a realização do CURSO OPTATIVO ONDAS DO VÍDEO.

Justificativa: A educação escolar é responsável por ações sistemáticas de ensino, que promovem aprendizagens dos alunos na direção da apropriação de conhecimentos fundamentais para a cidadania. Cumprir essa função social hoje, envolve também o desafio de trazer para o currículo a discussão sobre o papel das ferramentas sociais de comunicação, na gestão dos conhecimentos que são veiculados na escola. A escola da sociedade do conhecimento, busca nas linguagens midiáticas, a ampliação de acesso à informação e ao tratamento destas informações. Incorporá-las ao dia a dia, como estratégia para o ensino aprendizagem, permite a produção colaborativa, estimula o desenvolvimento das competências comunicativas, promove a autonomia, a criatividade e o estímulo na produção de conhecimento significativo na comunidade escolar. Neste sentido, a proposta do Curso Ondas do Vídeo visa formar educadores para atuarem junto aos alunos para produção de vídeo na escola.

Objetivos: Formar professores para orientar na mediação da comunicação nas U.E, tendo como finalidade contribuir para o desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos e da competência leitora e escritora e promover o protagonismo infanto – juvenil por meio do trabalho com a linguagem audiovisual através da produção de vídeo escolar.
Metodologia:
I. DIDÁTICO-PARTICIPATIVAS - Discussões, debates mediados e produção coletiva de textos reflexivos de forma presencial e à distância, dentro da temática desenvolvida. - Aprendizagem vivencial visando o domínio de recursos tecnológicos analógico-digitais, referentes à produção midiática em todas as linguagens (texto, rádio, vídeo, etc.). - Produção midiática coletiva, explorando todos os gêneros e formatos usuais de comunicação: ficcional, documental, jornalístico, publicitário e outros.
II. DIDÁTICO-EXPOSITIVAS - Leituras e comentários de textos ligados à temática desenvolvida. - Apresentação de conceitos ilustrados por áudio, vídeos, imagens estáticas e animadas, hipertexto ou qualquer outra ferramenta que se faça necessária para dinamizar o processo e despertar questões ligadas a multisensorialidade humana.
III. AUTOFORMATIVAS - Planejamento de ações, registro e avaliação de produtos e resultados de projetos em contextos pertinentes à realidade específica de cada cursista. - Leitura crítica (com fichamento) de textos e obras essenciais para a compreensão dos temas tratados. - Demais atividades de pesquisa voltadas à preparação de seminários e trabalhos em grupo

Conteúdo: I. Concepção e Projetos em Vídeo Objetivo: promover o protagonismo infanto-juvenil por meio da TICs; Linguagem: Linguagem impressa e digital Suporte: Jornal Mural e site da escola (Portal SME) II. Narratividade e Roteirização Objetivo: ampliar redes sociais de aprendizagens Linguagem Digital Suporte: Site da escola (Portal SME), Blog, Redes Sociais III. Fotografia e movimento: planos, decupagens e iluminação Objetivo: promover a cultura da paz; Linguagem Audiovisual Suporte: Blog/Podcast e Rádio/Vídeo IV. Planejamento e Produção: Mapa de Produção, Divisão de Trabalho, Viabilização Objetivo: ampliar a base de conhecimento, visando o aumento da efetividade das ações promovidas no ambiente escolar; Linguagem Audiovisual Suporte: Podcast, Rádio /Vídeo V. Gravação: Práticas em ambientes internos e externos Objetivo: possibilitar o desenvolvimento da expressão comunicativa na consolidação do ecossistema educomunicativo; Linguagem Audiovisual Suporte: Rádio/Vídeo VI. Edição: Conceito e Prática VII. Edição: Finalização de trabalhos

Público Alvo: Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Supervisor Escolar com proposta para desenvolver produção de vídeo na escola.

Carga Horária: 24 (vinte e quatro) horas presenciais

Cronograma – Horário:

DRE – Butantã ( Turma 1) Quintas-feiras: 19:00 às 22:00 h
Datas: 21/05, 28/05, 11/06, 18/06, 25/06, 02/07, 24/07 e 31/07/15
Local: Laboratório de informática DRE Butantã - Rua Azem Abdala Azem, 564 / 574 - Jardim Bonfiglioli
Regência: Diogo Noventa Fonseca

DRE Campo Limpo – ( Turma 2) Quintas: 14:00 às 17:00 h
Datas: 21/05, 28/05, 11/06, 18/06, 25/06, 02/07, 24/07 e 31/07/15
Local: Laboratório de informática DRE Campo Limpo - Avenida João Dias, 3763 - Terminal João Dias
Regência: Diogo Noventa Fonseca

DRE – Penha ( Turma 3) Quintas-feiras: 19:00 às 22:00h
Datas 03/09, 10/09, 17/09, 24/09, 01/10, 08/10, 22/10 e 29/10/15
Local: EMEF Pres. João Pinheiro - R. Dr. Edgar Garcia Vieira, 140 - Vila Matilde
Regência: Mariza de Almeida Pinto

DRE – São Miguel ( Turma 4) Quartas-feiras: 19:00 às 22:00h
Datas: 20/05, 27/05, 10/06, 17/06, 24/06, 01/07, 22/07 e 29/07/15
Local: Laboratório de informática da DRE São Miguel - Av. Nordestina, 747 - São Miguel Regência: Mariza de Almeida Pinto

Recursos: Materiais: equipamentos de projeção de imagem (Data show), computadores, máquina fotográfica e filmadora digital.

Avaliação: Desenvolvimento de uma produção coletiva em vídeo, para entrega no final do curso.

Certificados: Haverá certificado para os professores que obtiverem conceito “S” (satisfatório) ou “P” (plenamente satisfatório), frequência igual a 75% e produção de material ao final do curso.


Número de vagas: 25 vagas por turma, sendo no máximo duas inscrições por unidade educacional, salvo quando não completarem o número mínimo de vagas. O cancelamento de participação e regras no site de inscrição.

Área Promotora: DOT - Programa Nas Ondas do Rádio.



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário