sábado, 9 de maio de 2015

Seminário: “Garantia do direito à Educação: dos movimentos populares ao currículo emancipatório da EJA”

 DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 09/05/2015 – PÁGINA 33
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE JAÇANÃ / TREMEMBÉ
COMUNICADO Nº 13, DE 24 DE ABRIL DE 2015

O Diretor da Diretoria Regional de Educação - Jaçanã/ Tremembé, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor de Divisão de Orientação TécnicoPedagógica - DOT–P, comunica a realização do Seminário: “Garantia do direito à Educação: dos movimentos populares ao currículo emancipatório da EJA”.

JUSTIFICATIVA: Respaldados nas diretrizes da SME, em consonância com a Nota Técnica nº 8 do Programa Mais Educa- ção São Paulo e o documento “Educação de Jovens e Adultos: Princípios e Práticas Pedagógicas – 2015”, visando discutir o direito à Educação pública de qualidade para a EJA, que promova a possibilidade de emancipação de jovens e adultos numa perspectiva de cidadania ativa, recuperando historicamente os princípios fundantes do movimento da Educação de Jovens e Adultos.

OBJETIVO: Contribuir para a formação específica dos educadores que atuam na EJA, oferecendo subsídios para o professor refletir sobre a sua prática, bem como para o planejamento de intervenções teórico-metodológicas mais adequadas às necessidades de aprendizagem dos alunos desta modalidade de ensino.

CONTEÚDOS: - Tematização de práticas escolares da EJA: - A educação de jovens e adultos como direito; - Currículo crítico e emancipatório; - A dialogicidade na educação de jovens e adultos; - Histórico dos movimentos populares e sua constituição na EJA.

METODOLOGIA: A metodologia visa favorecer a permanente reflexão sobre os conteúdos a serem trabalhados e a prática docente. Neste sentido serão priorizadas as seguintes estratégias: apresentação teórica, tematização de práticas, debate, conferência e exposição de materiais.

PÚBLICO ALVO: Coordenador Geral, Assistente de Coordenador Geral e Assistente Pedagógico e Educacional dos CIEJAs, Monitores e Coordenadores do MOVA - SP, Supervisores Escolares, Diretores de Escola, Assistentes de Diretor de Escola, Coordenadores Pedagógicos, Professores, ATEs , Agentes de Apoio das Unidades Educacionais que atendam Educação de Jovens e Adultos – EJA na Diretoria Regional de Educação Jaçanã/ Tremembé, ATE I (atuantes na DOT-P DRE-JT), PAAIs, Professores readaptados (que atuam na DOT-P/CEFAI da DRE-JT).

CRONOGRAMA: Data: 29/05/2015 - Horário: 18h30 às 22h30 Local: Auditório do CEU Jaçanã: Av. Antonio César Neto, 105 - Jaçanã - Mesa de debates com as palestrantes: Prof. Drª Silmara de Campos - UNICAMP, Lívia Maria Antongiovanni – DOT- EJA e Kenya Paula Gonsalves da Silvia - DOT- EJA. Data: 06/11/2015 Horário: 18h30 às 22h30 Local: EMEF Prof. Máximo de Moura Santos - Apresentação de práticas das Unidades Escolares com EJA.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 08h, sendo 02 encontros de 04 horas.

REGENTES: 29/05/15: Kenya Paula Gonsalves da Silvia - RF 7224591 06/11/15: Cláudia Regina Dias Branco – RF 6204589 e Rosana Aparecida Silva Romero – RF 7226331

AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, baseada na frequência exigida para certificação e na participação.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que: A. Obtiverem conceito S – satisfatório. B. Frequência igual a 100%.

NÚMERO DE VAGAS: 400 vagas

INSCRIÇÕES: As inscrições serão feitas pelo link - http://goo.gl/forms/884KoZ3rGP   

ÁREA PROMOTORA: O seminário ficará sob responsabilidade de DOT-P da Diretoria Regional de Educação de Jaçanã/ Tremembé.

REALIZAÇÃO: Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé – UEs / Supervisão Escolar/DOT-P. Responsáveis: Cláudia Regina Dias Branco – RF 6204589 e Rosana Aparecida Silva Romero RF: 7226331.



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário