sexta-feira, 19 de junho de 2015

DRE CL - CURSO OPTATIVO – GRUPO DE ESTUDOS PARA COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 19/06/2015 – PÁGINA 42
COMUNICADO Nº 35, 17 DE MAIO DE 2015.

O Diretor Regional de Educação – Campo Limpo, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica, COMUNICA O CURSO OPTATIVO – GRUPO DE ESTUDOS PARA COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. Proposta de validação: 230/2015

JUSTIFICATIVA: Considerando que seja necessário a construção e consolidação de um currículo integrador, que busque romper com a cisão entre CEI/EMEI/EMEF, posto que considera que a infância também está presente no Ensino Fundamental e que essas são plurais, se faz necessário conhecer os bebês, as crianças, jovens e adultos que vivem no nosso território e para tanto torna-se essencial a criação de espaços de diálogos e reflexão onde as coordenadoras (es) pedagógicas (os) possam qualificar, ampliar e refletir sobre as dimensões filosóficas, cientificas e ideológicas presente no seu fazer pedagógico e sobre as questões ligadas ao currículo para a infância.

OBJETIVOS: refletir e problematizar a função do Coordenador Pedagógico no acompanhamento da rotina escolar; promover reflexões com os Coordenadores Pedagógicos sobre o currículo para a infância para que possamos conhecer as qualidades do movimento de reorientação curricular que seja coerente com as concepções de criança/infância, educação infantil e princípios da pedagogia da infância que defendemos qualificar os registros e projetos da Unidade.

CONTEÚDOS: percurso histórico da educação; princípios valorativos nas escolhas curriculares, acerca da infância; criança, aluno e currículo, a experiência no âmbito da escola; a produção de outra sensibilidade no educador, o olhar, o registro e o texto; a produção e sistematização do pensar na escola, acompanhamento e intervenção na ação gestora; a qualificação do fluxo formativo, análise sobre as práticas e identificação dos limites, necessidades e possibilidades de construção de um trabalho pedagógico; reflexão e busca de novos sentidos para a função de ensinar.

METODOLOGIA: O curso está organizado em torno de um conjunto de diálogos reflexivos por meio de análise e reflexões, encaminhadas por meio de leituras teóricas, sobre as questões relativas ao acompanhamento das rotinas, organização dos agrupamentos, qualificação dos registros e projetos da Unidade. Os participantes terão uma carga de leitura a ser feita fora dos encontros.

PÚBLICO ALVO: Coordenadores Pedagógicos da DRE Campo Limpo em exercício na Educação Infantil (CEIs/CEMEI/EMEIs) e os que acompanham o Ciclo de Alfabetização no Ensino Fundamental I que já participavam do “grupo de estudos para Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização” em 2014 e em 2015.

CARGA HORÁRIA: 33 horas

CRONOGRAMA: 23/06, 04/08, 18/08, 01/09, 15/09, 29/09, 20/10, 27/10, 10/11, 24/11 e 08/12

HORÁRIO: 8h30 às11h30

LOCAL DE REALIZAÇÃO: DRE Campo Limpo. Av. João Dias, 3763 - Jardim Santo Antônio. 

FORMADORA: Maria de Fátima Ayres Arruda de Camargo 

INSCRIÇÕES: serão realizadas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1EMD-xyf8UDD9ENA1VgaVBWbCEqEHc_QJ6be0iPvOywk/viewform?usp=send_form   . A partir das 12h do dia 20/06/2015 até 12h do dia 22/06/2015.

VAGAS: 60 vagas

AVALIAÇÃO: 80 % de presença e produção nos encontros presenciais.

ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação Campo Limpo/ DOT-P/ Grupo focal Infâncias e Ciclo de Alfabetização.

CERTIFICAÇÃO: Terão direito ao certificado os participantes que obtiverem 80% de frequência e aproveitamento Satisfatório (conceito S).


CONTATO: Flávia ou Fabiana (DOT-P). Telefone: 3396-1543

Nenhum comentário:

Postar um comentário