terça-feira, 9 de junho de 2015

DRE - curso optativo : “Educação, Cultura e Religiosidade – luta antirracista e intolerância religiosa em ambiente escolar”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 09/06/2015 – PÁGINA 37
COMUNICADO Nº 800 DE 08 DE JUNHO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor de Orientação Técnica/ Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com a DOT-P da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro, COMUNICA a realização do curso optativo : “Educação, Cultura e Religiosidade – luta antirracista e intolerância religiosa em ambiente escolar”.

I JUSTIFICATIVA: Dentro do contexto de implementação da Lei 10.639/03, intensificou-se a abordagem das religiões afrobrasileiras, como parte de um conjunto de práticas e valores de origem africana importante no desenvolvimento da população negra no Brasil. Esse tipo de abordagem não tem aparecido de maneira tranquila em ambiente escolar, muitas vezes acaba por suscitar tensões e conflitos entre visões de mundo e do senso comum (presente nos discursos e práticas de professores e alunos praticantes de diferentes denominações religiosas: como o catolicismo, pentecostalismo etc.) com o ensino e aprendizado de valores vistos simultaneamente como “religiosos” e “símbolos culturais étnicos” (a serem mobilizados na constituição de identidades diferenciais).

II. OBJETIVOS: - Explicitar e problematizar a questão da intolerância religiosa no ambiente escolar; - Discutir e refletir sobre a religião como sistema cultura e como trabalhar com isso dentro de um contexto de educação laica; - Discutir e refletir o papel das religiões afro-brasileiras na história da população negra no Brasil; - Promover práticas antirracistas e de combate à intolerância religiosa no ambiente escolar.

III - METODOLOGIA: As aulas organizar-se-ão com exposição dialogada dos conteúdos, leitura compartilhada de excertos dos textos da bibliografia básica, utilização de recursos audiovisuais, sobretudo filmes e canções, reflexão e análise de material didático e planejamento de práticas pedagógicas.

IV. PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Agente Escolar, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca. A distribuição das vagas dar-se-á da seguinte forma: 20 vagas para professores em exercício na Educação Infantil; 20 vagas para professores em exercício no Ensino Fundamental e Médio; 10 vagas para os demais cargos/funções, tendo como público prioritário os profissionais que atuem na DRE Santo Amaro. No caso de não preenchimento do total de vagas seguindo estes critérios, serão disponibilizadas vagas para os demais (todos os cargos e DREs) por ordem de chegada de inscrição.

V - VAGAS: 50 (cinquenta) vagas por turma.

VI - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO: DRE SANTO AMARO Dia da semana: Quarta-feira Datas: 17/06; 24/06; 01/07; 08/07/15 Horário: das 19h00 às 22h00 Local: Auditório da DRESA – R. Dr. Abelardo Vergueiro César, 370, 1º andar – Vila Alexandria – São Paulo – SP.

VII - INSCRIÇÕES: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário, a partir de 09/06/2015, com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Horário de trabalho; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, conforme informações abaixo: http://goo.gl/forms/EInAHj2jlc    

VIII - CARGA HORÁRIA: 12 horas presenciais e 01 hora para elaboração de plano de aula totalizando 13 horas.

IX – REGÊNCIA: Profª Dra. Rachel Rua Baptista

X - CONTEÚDOS: Aula 01: Apresentação do curso; Introdução à temática: Religião como Sistema cultural: possibilidades de abordagem da questão da religiosidade num ensino laico Aula 02: Religiosidades Afro-brasileiras: um panorama das expressões de religiosidade da população negra no Brasil Aula 03: Da África para o Brasil: contribuições das religiosidades afro-brasileiras para a construção da Identidade Nacional Aula 04: Apresentação da proposta de intervenção pedagógica pelos cursistas baseada nas questões levantadas pelo curso.

XI - CERTIFICAÇÃO: presença de 100% no curso e participação das atividades propostas durante as aulas.

XII - OBSERVAÇÃO: Não haverá dispensa de ponto.

XIII - ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico-racial e DOT-P das Diretorias Regionais de Educação.


OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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