terça-feira, 30 de junho de 2015

DRE Guaianases - Curso: “LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - Módulo I do Básico”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 30/06/2015 – PÁGINA 74
COMUNICADO Nº 21, DE 12 DE JUNHO DE 2015.

O Diretor da Diretoria Regional de Educação - Guaianases, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou DOT-P e o CEFAI - Centro de Formação e Acompanhamento a Inclusão, COMUNICA a realização do Curso: “LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - Módulo I do Básico”.

I - JUSTIFICATIVA: Considerando a demanda de alunos surdos matriculados nas salas comuns e nas SAAI - Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão, a falta de acessibilidade linguística dos alunos surdos, é de suma relevância a oferta de formação sobre a Libras, Língua natural do surdo, pois por meio dela ele pode se expressar e compreender, fatos e sentimentos e acesso aos conteúdos curriculares com equiparação de oportunidade.

II - OBJETIVOS: Possibilitar acessibilidade linguística no contexto escolar inclusivo por meio de uma perspectiva bilíngue para alunos surdos; Instrumentalizar os profissionais de educação que atuam com alunos Surdos e deficientes auditivos no contexto escolar; Ampliar conhecimento da Libras e Cultura e Identidade Surda.

III - CONTEÚDO: Língua de Sinais (vocabulário, estruturação e gramática); Embasamento teórico acerca da Educação de Surdos; Noções de Linguística; Vivência prática para aprendizagem e conhecimento da Libras; Introdução ao estudo da metodologia e adaptação curricular para o atendimento ao aluno surdo.

IV - METODOLOGIA: Apresentação de filmes, explanação, e dinâmicas de sensibilização.

V - PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Agente Escolar, Auxiliar Técnico de Educação jurisdicionados à DRE Guaianases, prioritariamente que atuem com alunos surdos.

VI - VAGAS: 40 vagas.

VII - CARGA HORÁRIA: 60 horas.

VIII - CRONOGRAMA: Horário: 19h às 22h Meses/Dias: - Julho: 23 e 30 - Agosto: 03,10,17 e 24 - Setembro: 01, 10, 17, 24 e 29 - Outubro: 05, 08 e 22 - Novembro: 06, 09, 19 e 23 - Dezembro: 03 e 07 Local: Auditório do CEFAI, Rua Comandante Carlos Ruhl, 134 - Guaianases, São Paulo/SP.

IX - INSCRIÇÕES: As inscrições serão realizadas no CEFAI - Guaianases, Rua Comandante Carlos Ruhl, 134 - Guaianases, mediante entrega de ficha de inscrição, preenchida, cópia do último holerite e memorando da Unidade Educacional informando que o profissional indicado atua com aluno surdo. A inscrição será realizada apenas no dia 07/07/2015, das 8h00 às 17h00. Caso haja um número de interessados maior que o número de vagas, será realizado sorteio.

X - AVALIAÇÃO: Participação, aproveitamento, frequência e envolvimento.

XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 80% e conceito “S” (satisfatório).

XII - RECURSOS MATERIAIS: Impressos em geral, Projetor multimídia, vídeos e computador.

XIII - REGÊNCIA: Edna Sales - R.F. 573.285.9/2

XIV - ÁREA PROMOTORA: DRE-G/DOT-P/CEFAI 




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário