terça-feira, 2 de junho de 2015

DRE GUAIANASES - curso optativo “Os povos indígenas, as diversidades étnicas e a escola: repensando as práticas pedagógicas”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 02/06/2015 – PÁGINA 34
COMUNICADO Nº 771,DE 01 DE JUNHO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o diretor da Diretoria de Orientação Técnica/Núcleo de Educação Étnicoracial em parceria com as DOTs-P da Diretorias Regionais de Educação, COMUNICA: a realização do curso optativo “Os povos indígenas, as diversidades étnicas e a escola: repensando as práticas pedagógicas”.

I. JUSTIFICATIVA: Existem no Brasil, segundo os dados mais atualizados do IBGE (2010), 305 povos indígenas, falantes de aproximadamente 270 línguas, perfazendo um total de 890 mil pessoas. Os indígenas estão difundidos por todo o território nacional, habitando não só as 693 Terras Indígenas brasileiras (ISA, 2014), mas também as grandes cidades, que são a morada de 30% desse contingente. Entretanto, essa diversidade é pouco conhecida ou problematizada e valorizada na sociedade de maneira geral, reforçada por meio de concepções preconceituosas, estereotipadas e genéricas. Este trabalho pretende contribuir para que as escolas tenham subsídios para o cumprimento da Lei 11.645/08 que estabelece que as instituições de ensino incorporem em seus currículos os estudos sobre os povos indígenas do Brasil.

II. OBJETIVOS: Fomentar a discussão e apresentar conteúdos etnográficos, históricos e contemporâneos sobre os povos indígenas do Brasil, visando à formação de profissionais que valorizem e problematizem a diversidade sociocultural do país, estimulando-os a refletirem sobre a temática indígena em suas práticas pedagógicas por meio da ampliação dos repertórios conceituais no que se refere ao tema.

III - METODOLOGIA: As aulas serão organizadas a partir de reflexões conjuntas e debates, leituras compartilhadas de enxertos textuais, filmes, documentários, documentos, mapas, etc. sobre as temáticas indígenas, problematizando também os materiais didáticos e compartilhando experiências e práticas pedagógicas. No decorrer do curso, serão propostas atividades em grupo com o objetivo de propiciar a reflexão e sistematização dos conteúdos discutidos durante as aulas.

IV. PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca. A distribuição das vagas dar-se-á da seguinte forma: 15 vagas para professores em exercício na Educação Infantil; 20 vagas para professores em exercício no Ensino Fundamental e Médio; 15 vagas para os demais cargos/funções, tendo como público prioritário os profissionais que atuem na DRE Guaianases. No caso de não preenchimento do total de vagas seguindo estes critérios, serão disponibilizadas vagas para os demais por ordem de inscrição. 

V - VAGAS: 60 (sessenta) vagas por turma.

VI - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO: DRE Guaianases Dia da semana: Quinta-feira Horário: 19h00 às 22h00 Datas: 11/06; 18/06; 25/06; 02/07/15 Local: Auditório do DOT-P / DRE Guaianases, Rua João dos Reis, nº 4 – Vila Princesa Isabel – São Paulo – SP.

VII - INSCRIÇÕES: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Horário de trabalho; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir de 28/05/2015, disponível no link: http://goo.gl/forms/UObC8sydcD   

VIII - CARGA HORÁRIA: O curso contará com carga horária de 12 horas presenciais, divididas em 04 (quatro) encontros com duração de 03 (três) horas cada.

IX – REGÊNCIA: Profº Mestra Ana Luisa Brites Blaser.

X - CONTEÚDOS: Aula 01: Povos indígenas e uma primeira aproximação: apresentação do curso, expectativas e troca de experiências. Aula 02: Os direitos indígenas e a diversidade étnica contemporânea: quem são, como são e onde vivem os povos indígenas no Brasil? Aula 03: A lei 11.645/08, os currículos, a educação escolar e os povos indígenas: é possível pensar em práticas pedagógicas multiculturais? Aula 04: A temática indígena na escola: refletindo e construindo práticas pedagógicas. Apresentação das propostas, discussão e avaliação do curso.

XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima de 100% e que cumprirem as atividades propostas no curso.

XII - ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnicoracial e DOT-P das Diretorias Regionais de Educação.




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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