quarta-feira, 24 de junho de 2015

DRE Pirituba - Curso Arte em Questões 1 – “Arte e Educação”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 24/06/2015 – PÁGINA 22
COMUNICADO Nº 11, DE 19 DE JUNHO DE 2015.

O Diretor Regional de Educação - Pirituba, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Programas Especiais e, considerando a importância do trabalho com as diferentes linguagens artísticas, COMUNICA a realização do Curso Arte em Questões 1 – “Arte e Educação”.

JUSTIFICATIVA: Partimos do princípio de Paulo Freire de que “educar é impregnar de sentidos” e isto só é possível se nos tornarmos leitores críticos de mundo. Nesse sentido, entendemos a Arte como linguagem e conhecimento, e o ensino de Arte  como situações de ensino e aprendizagem que se volta para a ampliação e o aprofundamento dessas leituras de mundo. As diferentes linguagens artísticas, se ensinadas com esse propósito, trazem múltiplas “lentes de leitura” para compreensão, articulação e transformação das diversas situações sociais – as lentes do corpo, do movimento, das imagens, das sonoridades e das palavras.

OBJETIVO GERAL: Ampliar, aprofundar e clarear concepções de Arte de modo a transformar práticas de Arte nas escolas em seus múltiplos tempos e espaços.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Problematizar e desenvolver concepções e práticas de ensino de Arte voltadas para as redes de relações interpessoais, espaço-temporais e curriculares em suas diferentes linguagens: dança, poesia, música, artes visuais e teatro.

CONTEÚDO: Concepções e práticas sobre a Arte na escola enfocando na teoria e na prática as questões: Arte na escola? O que se espera da Arte? O que a Arte ensina? Arte para quê? Arte é processo ou produto? Após a abertura do curso enfocando estas questões de forma integrada, os encontros seguintes trabalharão cada uma das questões – na teoria e na prática (ateliês), a partir das diferentes linguagens artísticas: dança, artes visuais, teatro, música e poesia. O curso será encerrado em um encontro comum das 2 turmas, com fruição de espetáculo interativo de dança “Coreológicas Ludus”, do Caleidos Cia. De Dança.

METODOLOGIA: O princípio articulador é o tripé arte/ ensino/sociedade, tal qual desenvolvido com exclusividade por Isabel Marques e Fábio Brazil. Esse tripé propõe diálogos críticos entre os conteúdos específicos de cada linguagem artística (arte), os processos de aprendizagem singulares dos alunos (ensino) e as múltiplas questões sociais (sociedade). Esta Proposta metodológica da Arte no Contexto (Marques, 1999,2010) enfatiza o trabalho de construção de conhecimento em arte a partir de quatro norteadores: a problematização (como em Freire), a articulação, a crítica e a transformação de forma lúdica, vivencial e inter-relacionada.

PÚBLICO ALVO: Professores de Educação Infantil; Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I; Professores de Ensino Fundamental II e Médio que atuem nas EMEF, EMEFEM e EMEBS em todas as áreas de conhecimento, e especialmente professores da área de integração de projetos (Inglês, Artes, Educação Física, POIE, POSL); Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor de Escola, Diretores de Escola, que atuem nas Unidades Educacionais da DRE Pirituba; Coordenador do Núcleo de Ação Educacional e Coordenador de Projetos do Núcleo de Ação Educacional dos CEU; Supervisores de Ensino e Assistentes Técnicos Educacionais I da DRE Pirituba

CARGA HORÁRIA: Carga horária total: 30 horas, sendo 28 horas presenciais e 2 horas à distância para leituras e análise de textos.

NÚMERO DE VAGAS: Total: 70 vagas, sendo, 35 vagas por turma assim distribuídas: 10 vagas para Centros de Educação Infantil Diretos (sendo no máximo 2 (duas) inscrições por U.E) 10 vagas para EMEI (sendo no máximo 2 (duas) inscrições por U.E) 10 vagas EMEF/EMEFM/EMEBS (sendo no máximo 2 (duas) inscrições por U.E) 2 vagas para Supervisores de Ensino, Coordenador do Núcleo de Ação Educacional e Coordenador de Projetos do Núcleo de Ação Educacional 3 vagas para Assistente Técnico Educacional I Caso as vagas não sejam preenchidas para cada modalidade de ensino, incluiremos os demais interessados por ordem de inscrição, até preenchermos o número total de vagas por turma.

INSCRIÇÕES: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário no link que será encaminhado por e-mail para as Unidades Escolares e disponível no Portal da DRE PJ, no dia 02/07/15, com os seguintes dados: Nome completo, nº do R.F., Cargo / Função, Padrão, nº do CPF, nº do RG, Nome da Unidade de Lotação e exercício e e-mail. Não serão aceitas as inscrições de quem já realizou este Módulo 1 – “Arte e Educação”.

CRONOGRAMA:

TURMA I – DRE Pirituba Horário – 18h30 às 22h30 Datas – 05/08, 12/08, 19/08, 26/08, 02/09, 09/09 (Quartas feiras) Data – 12/09 (Sábado) 8hs às 12hs – CEU PERUS – Fruição do Espetáculo de Dança: “Coreológicas Ludus”,do Caleidos CIA de Dança.

TURMA II – CEU PERUS Horário – 8hs às 12hs Datas – 06/08, 13/08, 20/08, 27/08, 03/09, 10/09 (Quintasfeiras) Data – 12/09 (Sábado) 8hs às 12hs – CEU PERUS - Fruição do Espetáculo de Dança: “Coreológicas Ludus” ,do Caleidos CIA de Dança.

LOCAL DO CURSO:
TURMA I – DRE Pirituba - Rua Aurélia, 996 – Vila Romana, fone 3397-6875
TURMA II – CEU Perus –Rua Bernardo José de Lorena, s/ nº - Vila Malvina – Perus, fone 3915-8751

REGENTES: O curso será ministrado pela Profª Drª Isabel Marques RG:14.230.134-6 e Fábio Brazil RG 18.287.181-2

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO: Farão jus a certificação os participantes que obtiverem frequência igual ou superior a 87%, conceito S ou P e entregarem trabalho escrito final com relato crítico sobre os conteúdos desenvolvidos. Não será aceita falta no primeiro dia do curso; pois haverá entrega de material.

BIBLIOGRAFIA: Marques, Isabel e Brazil, Fábio. A Arte em Questões. São Paulo: Editora Digitexto,2012. Programa Mais Educação São Paulo (Subsídios para a Implantação), Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME/DOT, 2014.

ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação de Pirituba – Diretoria de Programas Especiais


CONTATO: Vera Tomasulo Bruno- RF:550.840.1/1 – Telefone: 3397-6875 

Nenhum comentário:

Postar um comentário