quarta-feira, 3 de junho de 2015

DRE SANTO AMARO - CURSO DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO - “O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA GESTÃO DO CURRÍCULO E DA AVALIAÇÃO”

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 03/06/2015 – PÁGINA 52
COMUNICADO Nº 39, DE 27 DE MAIO DE 2015.

A Diretora da Diretoria Regional de Educação - Santo Amaro, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora de Orientação Técnico-Pedagógica, COMUNICA a realização do CURSO DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO, conforme a portaria 2551 de 11/04/2015: “O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA GESTÃO DO CURRÍCULO E DA AVALIAÇÃO”.

JUSTIFICATIVA: O Programa de Reorganização Curricular Mais Educação São Paulo, ao propor uma nova estrutura curricular para o Ensino Fundamental, pautada nos princípios da alfabetização na perspectiva do letramento, interdisciplinaridade e autoria, impõe um desafio à equipe gestora, quanto ao gerenciamento dessas mudanças no interior da unidade. Aliado a esse processo, temos a necessidade da promoção de novos olhares sobre o acompanhamento desse currículo, que tem como foco a avaliação para a aprendizagem, e a necessidade de gerir e articular avaliações externas com os processos pedagógicos. Nesse sentido, o presente curso se apresenta como possibilidade de ampliar a reflexão e repertoriar os gestores diante das mudanças propostas.

OBJETIVOS: - Problematizar conceitos centrais no debate sobre currículo escolar, plano de ensino e avaliação; - Ampliar o repertório teórico sobre a temática e favorecer o planejamento dos horários coletivos e reuniões pedagógicas; - Oferecer reflexões que possam favorecer a gestão do currículo e a avaliação em suas unidades; - Apresentar possibilidades de utilização das avaliações externas como complemento às outras formas de avaliação.

CONTEÚDOS: Aula 01 – Teorias do currículo e gestão escolar – novas possibilidades curriculares focadas na diversidade. Aula 02 – A gestão do currículo e as formas de organização curricular – estruturas operativas do plano de ensino. Aula 03 – Avaliação para a aprendizagem – conceitos e instrumentos. Aula 04 – A gestão das avaliações externas no interior das unidades. Aula 05 – Como gerir uma diversidade de currículos e avaliações no interior da escola? – Reflexões e possibilidades.

PÚBLICO ALVO: Coordenador Pedagógico, Assistente de Diretor de Escola, Diretor de Escola e Supervisor Escolar das EMEFs, EMEFM, EMEBS e CIEJA da DRE Santo Amaro.

REGÊNCIA: Bárbara Barbosa Born – RF 790.722-2.

VAGAS: 70 vagas.

LOCAL: Auditório da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro – Av. Abelardo Vergueiro César, 370 – Vila Alexandria.

CRONOGRAMA: Dias 08/06, 15/06, 22/06, 29/06 e 06/07, das 08h às 11h30

CARGA HORÁRIA: 17h30 horas presenciais.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 80% (oitenta por cento), participarem das discussões e conceito “S” (satisfatório).

AVALIAÇÃO: Participação nos encontros e frequência.

INSCRIÇÕES: Serão realizadas até o início do curso, exclusivamente no link: http://goo.gl/forms/vkk1HvX4Nq  

ÁREA PROMOTORA/COORDENAÇÃO: Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica da DRE Santo Amaro.

RESPONSÁVEL: Bárbara Born




OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário