sábado, 13 de junho de 2015

DRE Santo Amaro - Curso Optativo: Grêmio Estudantil

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 13/06/2015 – PÁGINA 40
COMUNICADO Nº 41 DE 10 DE JUNHO DE 2015.

A Diretora Regional de Educação - Santo Amaro, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica, DIVULGA o Curso Optativo: Grêmio Estudantil: Protagonismo e participação na promoção da Qualidade Social da Educação.

JUSTIFICATIVA: Considerando a necessidade premente da criação de espaços de participação, pois segundo Bobbio (2000), “quando se quer saber se houve um desenvolvimento da democracia num dado país, o certo é procurar saber se aumentou não o número dos que têm direito de participar das decisões que lhes dizem respeito, mas os espaços nos quais podem exercer esse direito”. Assim, o Grêmio Estudantil se constitui num desses espaços, entre tantos outros possíveis.

OBJETIVO GERAL: Fortalecer a Gestão Democrática nas escolas da Diretoria Regional de Santo Amaro.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Propiciar aos educadores a reflexão e vivência de temáticas relacionadas ao protagonismo dos educandos com vistas à constituição e fortalecimento das ações para a efetivação dos grêmios nas escolas.

CONTEÚDO: - Exercícios de Cidadania Participativa na Cidade de São Paulo; - Pensando e re-pensando: pertencimento, território e sujeito de direitos como constitutivos de identidade; - Possibilidades de atuação do Grêmio Estudantil: Metodologia de assembleias como ferramenta de participação na tomada de decisões coletivas em espaços democráticos; - Orientações para organização e articulação das etapas de um seminário protagonizado por educadores e educandos da DRE SA.

METODOLOGIA: Dinâmicas de grupo; Aulas expositivas; Rodas de conversa; Uso de recursos audiovisuais e atividades em grupos.

PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar; Diretor de Escola; Assistente de Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico; Assistente Técnico de Educação I jurisdicionados à Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro. Para os cargos de professor (Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Educação Infantil) um por escola, sendo o que acompanhou os alunos no Encontro: Conversando sobre o Grêmio Estudantil da DRE S.A., conforme lista abaixo:

CARGA HORÁRIA: 16 horas.

NÚMERO DE VAGAS: Mínimo 20 e máximo 40.

CRONOGRAMA: Dias 29/07/205, 12/08/2015, 27/08/2015 e 16/09/2015 - Horário: das 19h às 23h LOCAL: Auditório da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro Rua Dr. Abelardo Vergueiro César, 370 – Vila Alexandria.

INSCRIÇÃO: O diretor de cada Unidade Escolar deve encaminhar via memorando (A/C de Aparecida Maria Sonvesso DOTP), entre 23/06/2015 e 30/06/2015 o nome do (a) professor(a) responsável pelas ações de apoio e acompanhamento dos estudantes para a constituição dos Grêmios Estudantis de cada escola, bem como, Assistentes de Direção e Coordenadores Pedagógicos. Os supervisores escolares que acompanharão essa formação podem encaminhar seus dados para o e-mail: asonvesso@prefeitura.sp.gov.br  Dados: NOME,RF,VÍNCULO,CPF,UNIDADE DE LOTAÇÃO, UNIDADE DE EXERCÍCIO,PADRÃO,CATEGORIA FUNCIONAL, CARGO E FUNÇÃO.

REGENTES: Aparecida Maria Sonvesso - RF 690.955.8 José Soares da Silva – RF 691.651-1 Juliana Aparecida Martins de Oliveira – RF 709.369.1 Tanija Mara Ribeiro de Souza Maria – 797.586-4

AVALIAÇÃO: Será processual considerando a participação nas aulas e frequência.


CERTIFICAÇÃO: Serão conferidos certificados aos participantes que obtiverem frequência de 100% e aproveitamento SATISFATÓRIO (“S”) de acordo com o processo de avaliação. OBS: por ser um curso optativo, a participação no curso não prevê a dispensa de ponto do funcionário.

ÁREA PROMOTORA: Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro.

RESPONSÁVEIS: Aparecida Maria Sonvesso - RF 690.955.8-1 José Soares da Silva – RF 691.651-1



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário