terça-feira, 9 de junho de 2015

DREs - curso optativo “POVOS INDÍGENAS, EDUCAÇÃO ESCOLAR E A NECESSÁRIA DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 09/06/2015 – PÁGINA 38
COMUNICADO Nº 801 DE 08 DE JUNHO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor de Orientação Técnica/ Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com a DOT-P da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro, COMUNICA a realização do curso optativo “POVOS INDÍGENAS, EDUCAÇÃO ESCOLAR E A NECESSÁRIA DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS”.

I. JUSTIFICATIVA: O Brasil se configura como um país de grande diversidade étnico cultural. De acordo com o último censo do IBGE, ano 2010, mais de 890 mil pessoas se autodeclararam indígenas, pertencentes a 305 diferentes etnias, falantes de 274 diferentes idiomas. Desse conjunto de indivíduos, 12.977 residem na capital paulistana, o que caracteriza esta como o 4º maior município com população indígena do país (IBGE, 2010). A Lei nº 11.645/2008 foi criada com a finalidade, dentre outras, de auxiliar na difusão de informações como essas junto ao público escolar. O curso ora ofertado, como ação prevista na referida lei, visa apresentar dados sobre os povos indígenas brasileiros; uma reflexão crítica sobre a abordagem destinada aos mesmos ao longo da história; e promover uma análise sobre quem são os povos indígenas no Brasil do século XXI com a finalidade de desconstruir o estereótipo e imaginário senso comum sobre o que é ser ‘índio’.

II. OBJETIVOS: Capacitar educadores e demais profissionais da rede municipal de ensino com conteúdo histórico etnográfico sobre os povos indígenas brasileiros, no intuito de colaborar com a implementação da Lei nº 11.645/2008 e com a promoção da qualidade de ensino na rede pública de educação do município de São Paulo.

III - METODOLOGIA: As aulas organizar-se-ão com exposição dialogada dos conteúdos, leitura compartilhada de excertos dos textos da bibliografia básica, utilização de recursos audiovisuais, sobretudo filmes, reflexão e análise de material didático e planejamento de práticas pedagógicas. Durante o curso serão realizadas duas atividades em grupo a fim de proporcionar o diálogo, sistematização e reflexão conjunta sobre as informações apresentadas durante os encontros presenciais.

IV. PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Auxiliar Técnico de Educação, Agente Escolar, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Gestor de CEU, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação de Esportes e Lazer, Coordenador de Projetos, Coordenador de Biblioteca. A distribuição das vagas dar-se-á da seguinte forma: 20 vagas para professores em exercício na Educação Infantil; 20 vagas para professores em exercício no Ensino Fundamental e Médio; 10 vagas para os demais cargos/funções, tendo como público prioritário os profissionais que atuem na DRE Santo Amaro. No caso de não preenchimento do total de vagas seguindo estes critérios, serão disponibilizadas vagas para os demais (todos os cargos e DREs) por ordem de chegada de inscrição.

V - VAGAS: 50 (cinquenta) vagas por turma.

VI - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO: Dia da semana: Sábado Datas: 13/06; 20/06; 27/06; 04/07/15 Horário: 09h00 às 12h00 - 13h30 às 16h30 Local: Sala da UAB do CEU Alvarenga – Estrada do Alvarenga, 3752, Balneário São Francisco.

VII - INSCRIÇÕES: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário, com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Horário de trabalho; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir de 09/06/15, disponível no link: http://goo.gl/forms/jQNufvaH3b  

VIII - CARGA HORÁRIA: O curso contará com carga horária de 24 (vinte e quatro) horas, divididas 04 (quatro) encontros semanais com duração de 06 (seis) horas cada.

IX – REGÊNCIA: Profº Ms. Vanessa Alvarenga Caldeira

X - CONTEÚDOS: Aula 01: Apresentação e Levantamento de Expectativas e Experiências; Sobre o imaginário popular acerca dos povos indígenas e um sobrevoo pela história pré-cabralina Aula 02: Os Povos Indígenas na História do Brasil Colonial e Imperial: entre o bom e mau selvagem, entre o genocídio e a escravidão; Aula 03: Povos Indígenas na História do Brasil Republicano: sob a égide de políticas assimilacionistas, o protagonismo indígena e a conquista de direitos; Aula 04: Povos Indígenas no Brasil Contemporâneo: quem e como vivem os povos indígenas; Etnografias em diálogo; Aula 05: Cara de Índio? Identidades negadas, diversidade invisibilizada; Aula 06: Os Povos Indígenas e a Educação Escolar: é possível discurso e práticas pedagógicas contribuírem para superação do racismo no Brasil?; Aula 07: Discussão, Reflexão e Produção: reflexões sobre possíveis ações pedagógicas sobre a temática indígena; Aula 08: Discussão sobre as propostas elaboradas e avaliação do curso;

XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 87,5% e que cumprirem as atividades propostas no curso.

XII - OBSERVAÇÃO: Não haverá dispensa de ponto.

XIII - ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico-racial e DOT-P das Diretorias Regionais de Educação.


OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário