terça-feira, 9 de junho de 2015

DREs - curso optativo “Somos Todos Migrantes: educação e migrações na cidade de São Paulo”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 09/06/2015 – PÁGINA 37
COMUNICADO Nº 799 DE 08 DE JUNHO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou o Diretor da Diretoria de Orientação Técnica/Núcleo de Educação Étnico-Racial, em parceria com a Coordenação de Políticas para Migrantes da Secretaria COMUNICA a realização do curso optativo “Somos Todos Migrantes: educação e migrações na cidade de São Paulo”.

I – JUSTIFICATIVA: A abordagem do curso promoverá uma incursão na temática da imigração, tratando do direito ao acesso à educação, além de desconstruir o estereótipo e imaginário senso comum sobre o lugar dos imigrantes na cidade de São Paulo. Deste modo, o curso optativo “Somos Todos Migrantes: educação e migrações na cidade de São Paulo” é de extrema relevância para a formação dos(as) profissionais da Secretaria Municipal de Educação, pois os seus objetivos coadunam com a politica pública municipal de acolhimento as populações migrantes.

II – OBJETIVOS: - Oportunizar formação continuada aos servidores e servidoras do quadro administrativo das unidades escolares sobre a questão da migração em São Paulo, visando o combate a práticas de xenofobia no ambiente escolar; - Compreender a importância do acesso à educação para a inserção social do migrante, considerando as diferenças culturais como elementos de enriquecimento; - Discutir o acesso a direitos e serviços públicos de pessoas migrantes local e nacionalmente, com especial enfoque no direito à educação.

III – METODOLOGIA: As aulas organizar-se-ão com exposição dialogada dos conteúdos, leitura compartilhada de excertos dos textos da bibliografia básica, utilização de recursos audiovisuais, sobretudo filmes, reflexão e análise de situações problema envolvendo o público imigrante.

IV – PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Coordenador Pedagógico, Secretário de Escola e Auxiliar Técnico de Educação que preste serviço na secretaria da unidade escolar ou DRE.

V – VAGAS: 50 (cinquenta) assim distribuídas: 30 vagas destinadas aos servidores em exercício na DRE Freguesia/ Brasilândia e 20 vagas destinadas aos servidores em exercício na DRE Pirituba. No caso de haverem vagas remanescentes, as mesmas serão distribuídas para profissionais das demais DREs, por ordem de chegada das inscrições.

VI – CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO: Dia da semana: Segunda-feira Horário: 19h00 às 23h00 Datas: 15/06; 22/06; 29/06/15; Local: Auditório da DRE Freguesia/Brasilândia. Endereço: Rua Léo Ribeiro de Moraes, 66 - Freguesia do Ó, São Paulo, SP.

VII – CARGA HORÁRIA: 12 (doze) horas presenciais.

VIII – INSCRIÇÕES: Os interessados em inscrever-se no curso deverão preencher o formulário com os seguintes dados: Nome completo; RF; Vínculo; RG; CPF; Padrão; Cargo e função; Unidade de exercício e Unidade de lotação, a partir de 03/06/15, disponível no link: http://goo.gl/forms/wde4zDVc4G  .

IX – AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, baseada na frequência e participação nas atividades e discussões. A frequência mínima será de 100%.

X – REGENTES: Adriana de Carvalho Alves, Andreza dos Santos Maciel, Cristiane Santana Silva, Cleyton Wenceslau Borges, Iara Alves do Nascimento Frodl, Juliana Moreira de Souza Tubini, Kamila da Silva Gomes, Marivalda Ramos e Paulo Illes.

XI – CONTEÚDOS:  Aula 01: Apresentação do curso. Conceitos básicos: migrantes e refugiados; Migrações no Mundo, Brasil e São Paulo: História e Atualidade/Legislação e Marcos; Aula 02: Quebrando Mitos sobre Migração. Migração, Educação e Interculturalidade; Aula 03: Migração, Educação e Interculturalidade: estudos de caso referentes ao acesso e permanência de alunas/os imigrantes na escola. Relato de experiência.

XII - CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência de 100% (cem por cento). Presença de 100% no curso e participação das atividades propostas durante as aulas.

XIII – OBSERVAÇÃO: Os encontros ocorrerão fora do horário normal de trabalho, sem dispensa de ponto.

XIV – RESPONSÁVEIS: Adriana de Carvalho Alves, RF: 723.847.9 – Assistente Técnico de Educação I; Cristiane Santana Silva, RF: 791.265.0, Assistente Técnico de Educação I; Guilherme Arosa Prol Otero, RF: 811.096.4 – Assessor Técnico II.

XV – ÁREA PROMOTORA: Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico-racial, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Coordenação para Políticas para Migrantes.





OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário