sábado, 18 de julho de 2015

CIEJA - abertura do Processo Seletivo para Professores

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 18/07/2015 – PÁGINA 44
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – IPIRANGA
COMUNICADO Nº 06 DE 15 DE JULHO DE 2015.

O Diretor Regional de Educação – Ipiranga, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnica Pedagógica COMUNICA a abertura do Processo Seletivo para Professores da Rede Municipal de Ensino, interessados em desenvolver atividade de docência no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Cambuci a partir segundo semestre do ano de 2015.

I – JUSTIFICATIVA: O processo seletivo para Professores da Rede Municipal de Ensino, interessados em desenvolver atividade de docência nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos – CIEJAs, em 2015, justifica-se pela necessidade de dar continuidade à política municipal para a Educação de Jovens e Adultos, pela necessidade de contemplar o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos com o quadro docente necessário para composição de sua equipe, de acordo com o Anexo Único do Decreto Nº 54.453/13 que trata das atribuições dos Profissionais de Educação Integrantes das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, em seu capítulo I, § 2º, que indica que os CIEJAs e CMCTs serão supridos com recursos humanos na conformidade da pertinente legislação, como também, o Decreto Nº 53.676/12 e Decreto Nº 54.531/13 que regulamentam a Lei Nº 15.648/12, que estabelece diretrizes para o funcionamento dos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos - CIEJAs na Rede Municipal de Ensino do Município de São Paulo e, em seu Art. 8º, que dispõe sobre a designação de professores por ato do Secretário Municipal de Educação, dentre os integrantes da carreira do Magistério Municipal, após processo seletivo específico.

II – OBJETIVOS: - Suprir a necessidade de professores para regência de aulas; - Compor banco de docentes para suprir futuras necessidades.

III – INSCRIÇÕES: Estarão abertas as inscrições no período de 21, 22 e 23 de julho de 2015. Horário: das 10h00 às 20h00 horas. Local: CIEJA Cambuci

IV - PÚBLICO ALVO: Professores da Rede Municipal de Ensino, interessados em desenvolver atividade docente nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos – CIEJAs, para o ano de 2015.
1. Poderão inscrever-se Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I efetivos e Professores de Ensino Fundamental II e Médio, efetivos, habilitados em Matemática, História, Geografia, Ciências, para desenvolver atividades nas áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e Matemática (Ciências e Matemática); Ciências Humanas (História e Geografia).
2. Os interessados deverão: a) Atender ao funcionamento dos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos - CIEJA nas jornadas JEIF e JBD. b) Participar do trabalho coletivo com duração de 8 (oito) horas-aula nos próprios Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA. d) Inscrever-se para um único cargo.
3. A inscrição deverá ser feita pessoalmente pelo interessado no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Cambuci. Rua Cesário Ramalho, 111. Fone: 3208-7820 / 3339-4213
4. O candidato será informado no ato da inscrição sobre o local de prova, as vagas existentes ou composição de banco de dados para necessidades posteriores, no ano letivo de 2015.
5. Os professores inscritos serão submetidos à: a) Prova escrita que se constituirá em questões dissertativas, que versarão sobre a modalidade EJA, sobre o Mundo do Trabalho e Cultura e Diversidade. b) Entrevista com a Comissão instituída sob a responsabilidade do Diretor Regional de Educação para o gerenciamento do processo seletivo. c) Entrega de projeto e/ou proposta de trabalho que exemplifique sua prática docente até o dia 27/07/2015. Somente os candidatos classificados na prova escrita terão seus projetos analisados pela comissão.
6. O processo seletivo dos candidatos será feito com base nas seguintes fases: a) Prova escrita de caráter eliminatório (10 pontos) – excluindo aqueles que obtiverem menos de 5 pontos; b) Entrevista com base no perfil constante no Anexo I deste Comunicado e análise de projeto e/ou proposta de trabalho entregue (10 pontos). c) Tempo de efetivo exercício no magistério da Rede Municipal de Ensino da PMSP (1,0 ponto por ano – até 10 pontos).
7. O candidato que não comparecer nas datas determinadas para qualquer uma das fases estará automaticamente eliminado.
8. Para fins de gerenciamento do Processo Seletivo será instituída a Comissão do Processo Seletivo sob a responsabilidade do Diretor Regional de Educação, composta de pelo menos um supervisor escolar, e dois representantes do CIEJA, que participará de todo processo seletivo e utilizará formulários padronizados para o respectivo processo.
9. O CIEJA Cambuci deverá divulgar; afixar em local visível e de fácil acesso:

a) Sobre a realização da Prova Escrita:
Local: DRE Ipiranga: Rua Leandro Dupret, 525 Vila Clementino.
Data: 27 de julho de 2015.
Horário: das 10h00 às 13h00.
b) O resultado final da Prova escrita no dia 29 de julho de 2015, com a classificação dos candidatos em ordem decrescente.
c) O local de realização da entrevista, que ocorrerá no dia 03 de agosto de 2015.
d) A divulgação da Classificação Final do Processo Seletivo no dia 05 de agosto de 2015.
10. O candidato deverá apresentar a documentação relativa ao tempo de efetivo exercício no magistério da PMSP, conforme alínea “c” do item 6, no dia da entrevista.
11. O candidato interessado em interpor recurso referente à prova escrita deverá apresentá-lo até o dia 10 de agosto de 2015, das 09h00 às 17h00, no local de divulgação do resultado. Os professores serão designados pelas respectivas Diretorias Regionais de Educação de acordo com a Classificação Final, considerando-se as necessidades do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Cambuci.
12. Os casos omissos ou situações não previstas neste documento serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo, instituída nos termos do item 8.

ÁREA PROMOTORA: Diretoria Regional de Educação Ipiranga.
Responsável: Braz Rodrigues Nogueira
CONTATO: 3397-2851

ANEXO I - PERFIL DO PROFESSOR PARA O PROJETO CIEJA O CIEJA necessita de um professor que: * Reconheça a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como política pública, norteada pelo princípio da gestão democrática, contemplando a diversidade de sujeitos aprendizes e como instrumento para a educação ao longo da vida, destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental. * Reconheça a educação como direito humano fundamental para a formação de jovens e adultos evidenciando as práticas de ensino, que visam desconstruir preconceitos, promover o aperfeiçoamento institucional e romper o ciclo de reprodução da violência no qual também a escola se insere. * Reconheça que a EJA tem como princípio o acesso e a permanência destes educandos, visando oportunizar o prosseguimento dos estudos por meio de programas especialmente dirigidos a essa população, com ênfase na preparação para o mundo o trabalho e da valorização da cultura. * Entenda que esta população apresenta especificidades próprias por sua história de vida, pelo fato de estar inserida no mundo do trabalho e da cultura e que a Educação de Jovens e Adultos necessita de um modelo Pedagógico próprio. * Conheça a legislação pertinente à Educação de Jovens e Adultos e aos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos: Lei Federal nº 9.394/96; Resolução nº 3 de 15/06/2010; Resolução 04 de 13/07/2010; Resolução nº 7 de 14/12/2010; Decreto 43.052 de 04/03/2003; Lei nº 15.648 de 14/11/2012; Decreto 53.676 de 28/12/2012; Decreto nº 54.531/13 de 29/11/2013; Parecer CME nº 10/02 de 07/11/02; Parecer CME nº 340/13 de 22/08/2013. * Conheça e utilize da metodologia dialógica em sua formação e na formação de seus educandos. Proponha situações de aprendizagem nas quais os conteúdos, sejam trabalhados de forma contextualizada e significativa, através de projetos interdisciplinares, considerando os saberes dos educandos, suas especificidades e estimulando a pesquisa, a descoberta e a construção de conhecimentos. * Realize trabalhos coletivos, integrando as áreas de conhecimento, na proposição de atividades e realização de projetos com os educandos. * Desenvolva avaliações, integradas ao processo de ensino e aprendizagem dos educandos, para favorecer o acompanhamento e intervenções necessárias para o avanço dos educandos. * Mantenha uma postura democrática, participativa, colaborativa e crítica em face de colegas e educandos. * Tenha disposição para utilização de múltiplas linguagens e de recursos tecnológicos, numa perspectiva inclusiva

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