sábado, 4 de julho de 2015

CURSO OPTATIVO CINEMA NA ESCOLA: ESCREVENDO ROTEIROS

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 04/07/2015 – PÁGINA 73
COMUNICADO Nº 948, DE 03 DE JULHO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica - Núcleo Nas Ondas do Rádio, COMUNICA aos educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo a realização do CURSO OPTATIVO CINEMA NA ESCOLA: ESCREVENDO ROTEIROS

JUSTIFICATIVA: O roteiro para vídeo/cinema/TV é um aspecto da linguagem audiovisual de extrema importância para a compreensão da mesma. O exercício de escrever imagens contribui para a leitura crítica dos meios de comunicação assim como para a compreensão do fazer vídeo.O roteiro também se caracteriza como um gênero literário, que hoje ainda é pouco difundido nas escolas, contribuir com o saber desse tipo de escritura amplia as possibilidades de aprendizado de escrita e leitura.Por fim, escrever roteiros é um exercício de criatividade interdisciplinar.

OBJETIVOS: - Objetivo Geral: Incentivar práticas educomunicativas nas escolas através da elaboração de roteiros para vídeo. - Objetivos Específicos: a) Apresentar e refletir sobre as diferentes formas de se escrever roteiros; b)Debater sobre a importância do roteiro para o desenvolvimento da linguagem audiovisual; c) Ler e debater trechos de roteiros filmados; d) Escrever roteiros de curta metragens.

METODOLOGIA: O curso tem o formato de oficina que pretende ser um espaço de exercício para que os educadores se aproximem do universo do audiovisual através da escritura de roteiros. O curso será um espaço para a escrita compartilhada, onde a cada etapa de escrita do roteiro vai ser compartilhada e analisada por todos e todas.Como embasamento serão analisados roteiros já filmados, com o intuito de ampliar a compreesão da linguagem e de incentivar a prática de leitura de roteiros na sala de aula. Ao final do curso cada educador/educadora vai escrever um roteiro de curta metragem de ficção.

CONTEÚDO: Tema 1: O Roteiro a) O que é um roteiro? b) A função do roteiro na produção audiovisual; c) O roteiro como gênero literário; Tema 2: Análise de roteiro a) Leitura de trechos dos roteiros “O Bicho de Sete Cabeças” e “Central do Brasil”. b) Análise do trecho dos filmes em que foram lidos os roteiros. c) Definição do conceito de “cena”. / Desenvolvimento de conflito dramático. d) Escritura do argumento do roteiro que cada aluno vai desenvolver. Tema 3: A escrita do roteiro. a) Início da escrita do roteiro. b) Finalização do argumento e leitura coletiva dos argumentos. c) Desenvolvimento da escaleta (separação da história por cenas e descrição das cenas) Tema 4: Leitura dos roteiros a) Leitura coletiva dos roteiros b) Análise dos roteiros. c) Indicação de reescrita do roteiro para entrega final.

PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Auxiliar Técnico de Educação, Coordenador Pedagógico, Diretor Escolar, Supervisor Escolar e Gestor de Centro Educacional Unificado

CARGA HORÁRIA: 12 horas presenciais, sendo 2 encontros de 6 horas, com uma hora de intervalo.

CRONOGRAMA: DRE Butantã – ( Turma 1) Terças e quintas-feiras: 09:00 às 16:00 h Datas: 14/07/15 e 16/07/15 Local: Laboratório de informática DRE Butantã, Rua Azem Abdala Azem, nº 564/574 – Jd. Bonfiglioli Regência: Mariza de Almeida Pinto e Diogo Noventa Fonseca

VIII - RECURSOS Papel, caneta, internet, computador, data-show e café.

IX – INSCRIÇÕES:As inscrições serão realizadas a partir do dia 03 de julho, enquanto durarem as vagas, através do site do Programa Nas Ondas do Rádio

NÚMERO DE VAGAS: 20 vagas por turma, sendo no máximo duas inscrições por unidade educacional, salvo quando não completarem o número mínimo de vagas. Cancelamento de participação, regras no site de inscrição.

X - AVALIAÇÃO: A avaliação em relação ao aproveitamento do curso - com os cursistas - será feita no andamento das atividades, pois o processo de produção é avaliativo, mediante acompanhamento e revisão dos exercícios de produção.

XI - CERTIFICADOS: Haverá certificado para os professores que obtiverem conceito “S” (satisfatório) ou “P” (plenamente satisfatório), frequência igual a 100% e produção de material ao final do curso.

XI – ÁREA PROMOTORA: SME/DOT - Programa Nas Ondas do Rádio


OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

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