sábado, 4 de julho de 2015

CURSO OPTATIVO IMPRENSA JOVEM – CRIANDO UMA AGÊNCIA DE NOTÍCIA.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 04/07/2015 – PÁGINA 72
COMUNICADO Nº 946, DE 03 DE JULHO DE 2015.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica (DOT), COMUNICA aos educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo a realização do CURSO OPTATIVO IMPRENSA JOVEM – CRIANDO UMA AGÊNCIA DE NOTÍCIA.

Justificativa: A escola é um espaço de convivência social, circulação do conhecimento, da informação, de iniciativas pedagógicas, sociais, e culturais que são promovidas e desenvolvidas por alunos, professores e comunidade. Estes elementos têm como elo a Comunicação. A criação de uma rede social de comunicação na comunidade escolar, tal como é entendida a Agência de Notícias, neste curso, possibilita o acesso, a expressão comunicativa e o intercâmbio de conhecimento, favorecendo a gestão da comunicação. O curso Imprensa Jovem - Criando Agência de Notícia visa formar educadores para produzir e divulgar conteúdo jornalístico pedagógico e informativo juntamente com os alunos e veiculá-lo nos meios de comunicação já incorporados na escola, tais como Blog, Jornal Mural e Rádio Escolar. A participação da criança e do adolescente na construção das notícias garante uma comunicação mais democrática aumentando também a visibilidade nas iniciativas da instituição escolar. Enquanto base da metodologia, a Educomunicação consolida a visão democrática na produção e divulgação do conhecimento. Os conteúdos serão produzidos colaborativamente utilizando os recursos tecnológicos disponíveis nas unidades escolares, tais como: computador, internet, equipamento audiovisual e dispositivos móveis de comunicação.

Objetivos: Promover o protagonismo infanto-juvenil através da comunicação e das tecnologias da informação e da comunicação. Promover a Gestão da Comunicação e do Conhecimento visando a articulação de toda a comunidade escolar. Aproximar a comunidade e escola.

Metodologia: I. ATIVIDADES DIDÁTICO-PARTICIPATIVAS - Discussões, debates mediados e produção coletiva de textos reflexivos de forma presencial e a distância, dentro da temática desenvolvida. - Aprendizagem vivencial visando o domínio de recursos tecnológicos analógico-digitais referentes à produção midiática em todas as linguagens (texto, rádio, vídeo, etc). - Produção midiática coletiva, explorando todos os formatos usuais dentro do gênero jornalístico. II. ATIVIDADES DIDÁTICO-EXPOSITIVAS - Leituras e comentários de textos ligados à temática desenvolvida. - Apresentação de conceitos ilustrada por áudio, vídeos, imagens estáticas e animadas, hipertexto ou qualquer outra ferramenta que se faça necessária. III. ATIVIDADES AUTOFORMATIVAS - Planejamento de ações, registro e avaliação de produtos e resultados de projetos em contextos pertinentes à realidade específica de cada cursista.- Leitura crítica de textos essenciais para a compreensão dos temas tratados. - Demais atividades de pesquisa voltadas à preparação de trabalhos em grupo.

Conteúdo: Princípios de cobertura jornalística, formatos de textos jornalísticos e Webwriting, fotojornalismo, radiojornalismo, telejornalismo e criação de agências de noticias Imprensa Jovem.

Público Alvo: Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Auxiliar Técnico de Educação, Coordenador Pedagógico, Diretor Escolar e Supervisor Escolar.

Carga Horária: 12 horas presenciais, sendo 2 encontros de 6 horas, com uma hora de intervalo. Programação: DRE – Penha (Turma 1) Quintas e sextas-feiras: 09:00 às 16:00h Datas: 16/07/15 e 17/07/15 Local: EMEF Fábio da Silva Prado, nº 459 – Mooca Regência: Rose Mara Pinheiro Recursos: Laboratório de Informática, equipamentos de imagem e som (Data show) computadores.

Avaliação: A avaliação em relação ao aproveitamento do curso - com os cursistas - será feita no andamento das atividades, pois o processo de produção é avaliativo, mediante acompanhamento e revisão dos exercícios de produção.

Certificados: Haverá certificado para os professores que obtiverem conceito “S” (satisfatório) ou “P” (plenamente satisfatório), frequência igual a 100% e produção de material ao final do curso. Inscrições: As inscrições serão realizadas a partir do dia 03 de julho, enquanto durarem as vagas, através do site do Programa Nas Ondas do Rádio http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/inscricoes


 Número de vagas: 25 vagas, sendo no máximo 2 inscrições por unidade educacional, salvo quando não completarem o número mínimo de vagas. Cancelamento de participação, regras no site de inscrição. Área Promotora: DOT - Programa Nas Ondas do Rádio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário