sábado, 18 de julho de 2015

DRE BUTANTÃ - Curso Optativo: “Visitando os Projetos Especiais de Ação: concepção, desenvolvimento e avaliação”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 18/07/2015 – PÁGINA 47
COMUNICADO Nº 12, DE 14 DE ABRIL DE 2015.

O Diretor Regional de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou DOT-P - Divisão de Orientação Técnico Pedagógica, divulga a realização do Curso Optativo: “Visitando os Projetos Especiais de Ação: concepção, desenvolvimento e avaliação”.

JUSTIFICATIVA: A melhoria da qualidade das práticas educativas e, portanto, a promoção de mudanças educacionais pode estar na compreensão da equipe gestora das Unidades Educacionais, de que desempenham um papel fundamental no desencadeamento e manutenção de processos formativos potentes no interior da escola. Realizar mudanças em práticas sempre exige um novo aprendizado, um árduo trabalho intelectual que vai além de reformulações no plano de ações cotidianas. Trata-se de um entendimento mais amplo de questões de caráter filosófico, político e social, administrativo e de princípios de prática pedagógica, mas abrangentes, tais como os que devem nortear as discussões de integração curricular. E é nesta perspectiva que se deve pensar o significado do Projeto Especial de Ação (PEA), previsto pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, como um projeto de formação contínua em serviço a ser concebido e desenvolvido no interior das Unidades Educacionais.

OBJETIVOS: - Discutir o significado do Projeto Especial de Ação no âmbito do Projeto Político Pedagógico da Unidade Educacional - Identificar, com o grupo dos gestores, os elementos constitutivos do Projeto Especial e Ação, revelando as intenções nele expressas, desde a escolha do tema até o delineamento de todo o processo formativo pretendido - Construir, com o grupo, marcos de referência para a composição de uma crítica sobre o que desenvolveram no PEA, em 2015, destacando os aspectos merecedores de foco nas elaborações futuras.

CONTEÚDO: - Projeto Especial e Ação - Projeto Político Pedagógico - Gramática Pedagógica da escola - Estatuto das fontes bibliográficas

METODOLOGIA: A partir da análise de PEAs cedidos por unidades de Educação Infantil, a discussão de quatro ordens de questões: 1. Situação-problema – algo se constitui realmente um problema para a equipe. Demanda externa e demanda interna – como a equipe se apropria de uma problematização. 2. Refletir a respeito da relação entre objetivos e metas. 3. Explicitação de uma gramática pedagógica. 4. A eleição do referencial teórico. Será proposto também a tematização a partir de um texto, para a reflexão e explicitação da escolha da bibliografia e a utilização de uma determinada gramática pedagógica. Outra proposta será a transformação dos registros do PEA em documentação pedagógica.

PÚBLICO ALVO: Coordenadores Pedagógicos e Diretores de Escola dos CEIs e das EMEIs da DRE-Butantã

LOCAL DO CURSO: Diretoria Regional de Educação
BUTANTÃ: Rua: Azem Abdala Azem, 564/574 – Jd. Bonfiglioli

PERIODO DE REALIZAÇÃO Turmas I e II: 13 e 27/08; 04 e 10/09; 01 e 29/10; 12 e 26/11

HORÁRIOS Turma I das 8:00h às 12:00h / Turma II: 13:00h às 17:00h

REGÊNCIA: Mônica Appezzato Pinazza RG. 8378837-9

CARGA HORÁRIA: 32 (trinta e duas) horas divididas em 8 (encontros) de 4 (quatro) horas

INSCRIÇÃO: Os interessados deverão se inscrever de 03 à 07 de agosto de 2015 pelo e-mail kmalves@prefeitura.sp.gov.br , informando: nome completo; RF; RG; CPF; padrão; cargo; função, unidade de exercício e unidade de lotação.

TOTAL DE VAGAS: 70 VAGAS

CERTIFICAÇÃO Farão jus os participantes que obtiverem conceito (S) e frequência mínima de 85% (oitenta e cinco por cento).


ÁREA PROMOTORA Diretoria Regional de Educação do Butantã – Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica.

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