quinta-feira, 9 de julho de 2015

DRE FREGUESIA/BRASILÂNDIA - Curso: “Práticas Pedagógicas nas SAAIs - Módulo II”.

DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO – CIDADE - 09/07/2015 – PÁGINA 64
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - FREGUESIA/ BRASILÂNDIA
COMUNICADO Nº 70, DE 02 DE JULHO DE 2015.

A Diretora da Diretoria Regional de Educação - Freguesia/ Brasilândia no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica - DOT-P, DIVULGA o Curso: “Práticas Pedagógicas nas SAAIs - Módulo II”.

I - JUSTIFICATIVA: As Unidades Escolares gradativamente vem ampliando seu olhar sobre os desafios encontrados com a inclusão escolar, com isso o número de instalação de SAAIs (Salas de apoio e acompanhamento à inclusão) aumentou consideravelmente na Diretoria Regional de Educação Freguesia/ Brasilândia. O CEFAI (Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão), conforme Portaria nº 2.496, de 02 de abril de 2012 tem como uma das suas atribuições desenvolver ações formativas para os professores regentes das SAAIs (Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão) e equipe gestora das unidades educacionais. As ações formativas sobre as práticas pedagógicas resultam em melhores aprendizagens dos alunos deficientes, com TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento) e altas Habilidades/Superdotação. Em consonância ao Programa Mais Educação São Paulo que prevê ações formativas na área da inclusão é que proposto o referido curso. Diante disso, propomos esta formação, que tem como base os princípios do Programa Mais Educação São Paulo e CEU-FOR.

II - OBJETIVO: Compreender que as práticas pedagógicas podem ter um papel decisivo nas ações desenvolvidas pelas UEs, Aperfeiçoar os PDIs (Plano do Desenvolvimento Individual) na vida escolar dos alunos público alvo do AEE (Atendimento Educacional Especializado) e de seu compartilhamento com os professores das salas de aula comum, Refletir sobre as análises das avaliações e suas aplicações no cotidiano escolar e propor novas estratégias. Continuar promovendo espaços para discussões e estudos de casos que desafiam os educadores do cotidiano escolar.

III - CONTEÚDO: Conhecendo as especificidades do Público Alvo da Educação Especial, Planejamento decorrente da interação do professor com o aluno com deficiência, A inclusão como processo para legitimar a permanência dos alunos na escola, O Atendimento Educacional Especializado - AEE, viabilizando o processo de aprendizagem, Flexibilização Curricular e o Processo de Avaliação.

IV - METODOLOGIA: Discussão de casos, dinâmicas de grupo; aulas expositivas; rodas de conversa; uso de recursos audiovisuais (vídeos e músicas); atividades em grupos.

V - PÚBLICO ALVO: Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor de Ensino Fundamental II e Ensino Médio que atuem como regente de SAAI e PAAI, Assistente Técnico de Educação I que atue em DOT-P da DRE - Freguesia/Brasilândia.

VI - CARGA HORÁRIA: 16 horas

VII - NÚMERO DE VAGAS: 160 vagas, sendo 80 vagas por turma.

VIII - CRONOGRAMA:
Meses/Dias: - Agosto: 27 - Setembro: 29 - Outubro: 29 - Novembro: 26
HORÁRIO: - Turma A: 08h00 às 12h00 - Turma B: 13h30 às 17h30

IX - INSCRIÇÃO: Será realizada no primeiro dia do curso no setor de DOT-P. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das inscrições.

X - REGENTES: Flávia Aparecida Miranda R.F.: 675.698-1/2 Glaucia Cruz de Souza Santos R.F.: 772.163-3/1 Luana Natalia M. Montavani R.F.: 799.279-3/1 Sueli de Lima R.F.: 744.988-7/1

XI - AVALIAÇÃO: Será processual considerando a participação nas aulas e frequência.

XII - CERTIFICAÇÃO: Serão conferidos certificados aos participantes que obtiverem frequência de 75% e aproveitamento SATISFATÓRIO (“S”) de acordo com o processo de avaliação. OBS: por ser um curso optativo, a participação no curso não prevê a dispensa de ponto do funcionário.

XIII - ÁREA PROMOTORA: Divisão de Orientação Técnicopedagógica da Diretoria Regional de Educação da Freguesia/ Brasilândia.



OBS: os cursos são importantes para a evolução funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário